O Facebook vem se mostrando há alguns anos como a mídia social mais utilizada no mundo (atualmente possui mais de 3 bilhões de usuários, valor superior ao número de usuários do Whatsapp e do Instagram, por exemplo).
Por ser tão popular, ele se tornou também a melhor plataforma de anúncios, tanto para marcas consolidadas quanto para microempreendedores.
Você provavelmente já sabe que o Facebook possui um algoritmo que limita o alcance das suas publicações a aproximadamente 5% dos seguidores de sua página, certo? E que para burlar isso existem maneiras de investir dinheiro nos posts e transformá-los em anúncios?
O que você pode não saber ainda é que existem muito mais possibilidades do que apenas apertar o botão “impulsionar anúncio”.
Conheça as plataformas
Anunciar diretamente pelo Facebook parece a maneira mais fácil, já que provavelmente você já impulsionou algum post e ele teve um alcance enorme em pouco tempo.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que de todas as pessoas que receberam seu anúncio, menos de 15% realmente virão a consumir ou promover sua marca.
Isso acontece porque, ao impulsionar uma publicação, o algoritmo do Facebook oferece poucas opções de segmentação. Ou seja, não é possível direcionar precisamente a publicação para seu público de fato ideal.
No entanto, há várias outras formas de despertar a necessidade de compra no internauta e obter resultados estratégicos para o seu negócio.
Para criar anúncios otimizados são utilizadas duas plataformas: o Facebook Ads e o Power Editor.
Entenda as funcionalidades do Facebook Ads e o quanto ele pode ajudar sua empresa
O Facebook Ads é nada mais nada menos do que o Facebook para empresas. Para começar a anunciar por ele você só precisa acessar o site e clicar em criar anúncios. Ele possui vantagens como:
Segmentação detalhada:
Além de escolher a localização, o sexo e a idade, você pode aparecer para o seu público por meio de filtros de interesse, de hábitos e outros.
Por exemplo: Carlos tem uma imobiliária e precisa aumentar as vendas de apartamentos duplex. Ele resolveu anunciar no Facebook, no entanto, descobriu que seus maiores clientes são casais que estão prestes a se casar. Carlos então acessa o Facebook Ads, cria um anúncio chamativo e pelos filtros de interesse segmenta-o apenas para casais que atualizaram o status como noivos.
Resultado: Carlos atinge estrategicamente seu maior público gastando muito pouco.
Investimento reduzido:
Comparado a outras mídias pagas, o Ads pode ser a melhor opção tanto para grandes empresários quanto para microempreendedores.
Na hora de estipular o seu orçamento você pode ainda escolher como ele será gasto durante o período em que o anúncio estiver no ar.
Além disso, entre as opções disponíveis existe uma em que a entrega é otimizada de acordo com os horários de pico de acesso do público preferencial.
Relatórios de audiência:
Você pode ainda acompanhar o desempenho do seu anúncio em tempo real. A partir dos relatórios, é possível medir a eficiência da sua estratégia e até traçar as próximas.
Abuse dos formatos de anúncios
Qual é o seu principal objetivo ao anunciar? Quase sempre a resposta que damos a essa pergunta não é muito clara e a ideia passa a ser “conseguir mais clientes”.
É preciso acertar na hora de divulgar seus produtos, eventos e até mesmo o site da sua empresa.
Entenda seu objetivo:
O Ads oferece uma lista de objetivos que pode ajudar sua empresa a bater as metas por etapas. Para isso, entenda em que seu negócio está falhando e use os anúncios para otimizar.
Aprenda as regras:
O Facebook possui algumas políticas que você deve respeitar para não ter seu investimento perdido. Acesse o site e fique por dentro de tudo. É importante também não se esquecer que nas imagens dos anúncios só pode existir 20% de texto.
Abuse dos formatos para sair na frente:
A plataforma permite que você faça anúncios de diversos formatos. É sempre bom abusar da criatividade para instigar a curiosidade do público. Os formatos mais bem utilizados pelas marcas são o canvas, o carrossel e o anúncio de canto de página.
Marcas que souberam utilizar bem os anúncios
Coca-Cola
A marca investiu no formato canvas para criar interatividade e melhorar a relação do consumidor com a marca.
Italiano Lancheria:
A marca soube ressaltar a melhor característica do seu produto com o anúncio em carrossel e ainda convida o internauta para comprar na hora pelo delivery.
Não entendo muito de design. Como posso começar?
É muito comum anúncios de empresas recém criadas no Facebook. O que não pode acontecer é usar do investimento feito para criar imagens extremamente poluídas ou sem contexto. Para que haja um controle disso, temos a ferramenta Power Editor.
Ele é um site completamente intuitivo, parecido com o modelo do Powerpoint. A ideia é facilitar para que qualquer pessoa possa anunciar. É claro que ele não substitui trabalho de um bom profissional mas pode ser uma ótima alternativa temporária, até porque ele informa as dimensões das imagens e possui mini tutoriais de montagem de cada formato. Além disso, ele permite que você anuncie em mais de uma página e contempla todos os formatos já citados nesse texto.
Depois de tudo isso você não precisa mais cair na tentação do botão de impulsionar anúncio, não é mesmo? Que tal sair na frente?