Vivemos em uma sociedade repleta de estratégias de marketing que procuram de diversas maneiras atingir seu público. No entanto, como existem milhares de marcas procurando consumidores para seu produtos e serviços, é difícil conseguir se destacar.
Nesse contexto, marcas que conseguem se conectar de forma profunda com seu público se tornam muito mais produtivas e criam táticas eficazes. Para isso, a maneira com a qual você conversa com seus possíveis consumidores se torna uma ferramenta potencializadora de suas vendas.
A linguagem que sua marca utiliza ao se comunicar com seu público é um dos fatores determinantes na criação desse vínculo. Algo que pode parecer simples, como a escolha de palavras de um título de artigo, pode ser o ponto chave para cliques a mais em um link, e consequentemente aumento de suas vendas.
Veja só esse exemplo:
Se você quer que seu lead baixe seu e-book, falar para ele a frase: “Não-conformidades ao se relacionar com seu cliente são prejudiciais para sua empresa” possivelmente não gerará o resultado esperado. A linguagem é genérica, não cria conexões com seu público e é consequentemente ineficaz.
Por outro lado, escrever assim: “Sua empresa tem problemas em se relacionar com seus clientes de forma autêntica e profunda? Saiba algumas estratégias para resolver esse problema.” é mais assertivo no tom e na escolha de palavras, reconhecendo os públicos que deseja atingir com o headline e como conversar com estes.
Existem algumas maneiras de adequar seu tom ao seu público e fidelizá-lo ao seu conteúdo personalizado. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de maneiras eficazes para alavancar seu conteúdo e adequar sua comunicação ao seu público preferencial:
Entenda seu público, seus problemas e desejos
O primeiro passo para acertar no tom de seu texto é entender com quem você está falando.
E como fazer isso?
Faça perguntas aos seus consumidores, entenda como sua rotina é construída e a partir disso personifique suas dificuldades. Entender seu cliente não é simplesmente categorizá-lo, mas sim pesquisar seu contexto histórico-social e como suas referências, seu modo de conversar irão afetá-lo.
Personifique seu modo de se comunicar
Agora é o momento de adequar sua comunicação ao que você já conhece de seus consumidores. Fazendo isso, você estará direcionando sua conversa a uma parcela do seu público. Com essa tática, é mais simples captar a atenção deles para o que você está falando, dando relevância para seu conteúdo. Para isso é importante:
- Especificar minuciosamente os problemas de seus clientes que você pretende resolver.
- Utilizar referências condizentes ao contexto do seu público.
- Apresentar ao seu público uma linguagem condizente com seu perfil, seja ela formal ou informal, recheada de gírias ou sem nenhuma, entre outros. Vale tudo, desde que seja relevante e adaptada para o receptor da mensagem.
- Empregar pronomes pessoais para gerar engajamento e identificação.
Saiba conversar, e não só informar
É extremamente importante que seu público sinta-se confortável ao receber sua mensagem.
Por isso, é importante se desprender de antigas estratégias de marketing que focavam em uma relação de dominância entre o produtor e o consumidor.
Conseguir ter uma conversa informal e descontraída cria vínculos importantes com os clientes e os faz dar mais valor ao que você está transmitindo, por exemplo, nas redes sociais.
Fiscalize a todo momento
Tudo que é falado por sua marca é entendido por seu público de alguma maneira. Por isso é imprescindível analisar se as estratégias que deliberamos nesse texto estão sendo seguidas e quais estão sendo eficazes para o seu negócio.
Essa é mais uma das formas para fomentar o sucesso da sua empresa e o relacionamento da mesma com seus consumidores.
Mas então, já implementou alguma dessas estratégias? Não esquece de comentar com a gente!
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