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User Experience: um guia rápido

A capa conta com 3 pessoas que possuem as cabeças substituídas por icons que representam os usuários no mundo digital.
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Entenda o que é e a importância do User Experience, mais conhecido como UX, e como aplicar no seu negócio!

O termo User Experience é um dos queridinhos do mundo corporativo, mas você sabe o que ele realmente significa? Vem com a Cria que a gente te explica! 

Experiência do Usuário é tudo aquilo que diz respeito ao jeito que os diferentes usuários interagem com uma empresa ou com um produto durante toda a sua jornada enquanto cliente, ou seja, desde o momento que conhece a marca até o pós-venda! Lembrando que esse conceito diz respeito principalmente ao mundo digital, no qual temos um usuário interagindo com uma plataforma.

Hoje em dia, não basta mais vender seu produto e proporcionar qualidade para o usuário, é preciso construir uma boa experiência e personalização, para se diferenciar dos seus concorrentes e conseguir atrair clientes! Inclusive, falando nisso, se você quer aprender mais sobre, confira aqui 5 dicas de como atrair mais clientes!

A sigla UX, que representa User Experience, na imagem é preenchida por vários icons que representam o mundo digital.

Fonte: Terra Lab

Agora vamos para o que interessa, vamos falar de UX! Confira abaixo nosso Guia Rápido! 

Diretrizes do UX!

Construir boas políticas de experiência do usuário é muito difícil, então foque nos principais pontos, que são: 

  • Sentimentos e emoções.

O que seu cliente sente durante todas as etapas do funil? Tem algum momento em que ele não se sente ouvido, entendido, cuidado? Se sim, é isso que você precisa mudar. Além disso, é importante ter, nos seus processos, momentos para perguntar a opinião do usuário! Não tem como saber como eles se sentem, se você não perguntar! 

  • Opiniões

É importante institucionalizar nos processos do seu negócio momentos voltados para perguntar a opinião do usuário sobre os canais de comunicação, sobre como ele está se sentindo em relação a marca, e principalmente, sobre seu produto e/ou serviço!

  • Marcar positivamente

Você precisa ter em mente a noção de que o cliente precisa sair melhor do que entrou, e que quanto mais no fundo do funil ele estiver, mais ele precisa gostar da sua marca. Portanto, é preciso existir estratégia para criar e manter afeição pelo seu produto e/ou serviço, tal como formas de remediar experiências negativas.

Checklist da Experiência do Usuário!

Para facilitar esse processo para você, organizamos esse Checklist de tudo aquilo que seu site precisa ser e/ou ter!

  • Ser útil, conseguindo resolver e atender as necessidades e expectativas do cliente;
  • Ter uma utilização fácil! Não adianta tentar complicar, o caminho é a simplicidade;
  • Ser acessível em todas as plataformas, sejam elas celular, computador, tablet, etc;
  • Ser fácil de encontrar ao buscá-lo. Não adianta que seu público deseje seu produto ou serviço, mas não ache seu site ou aplicativo;
  • Ser confiável, porque seu cliente não vai sair feliz se tiverem publicidades golpistas ou vírus no seu site;
  • Ser bonito esteticamente, e que essa estética seja funcional;
  • Ter uma boa hierarquização de informações, tudo aquilo que é importante, tem que vir primeiro e estar em maior destaque;
  • Ter um conteúdo relevante e objetivo, sem firulas que tiram o foco do que é relevante para o usuário.
  • Ter um carregamento rápido: ninguém merece um site que demora horas para carregar na correria do dia a dia, né?

Aplicando tudo isso listado aqui, com certeza você vai mandar muito bem em criar uma boa experiência para seu cliente. Se quiser, pode conferir também esse texto sobre o que não pode faltar na sua estratégia digital! 

E é óbvio, se precisar de uma ajudinha a mais, chama a gente da Cria!

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