Comemorado neste domingo, 19 de Novembro, em 144 países, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data tem como objetivo, inspirar, evidenciar, valorizar e celebrar a mulher empreendedora e o impacto que o protagonismo feminino gera no campo econômico.
Nesse texto, vamos desvendar a vivência empresarial e os segredos de mulheres empreendedoras. Sabendo que cada uma possui particularidades e perfis de liderança próprios, quais os diferenciais para serem tão bem-sucedidas?
APOIE MULHERES EM ASCENSÃO
Antes de alcançar o sucesso do empreendedorismo no Brasil, as mulheres enfrentam, ao longo do percurso, diversos desafios sociais e pessoais que influenciam diretamente nessa jornada. O machismo estrutural e a desigualdade do mercado são questões que impactam esse grupo minoritário. A ausência de suporte familiar e a necessidade de liderar altos cargos torna a rotina feminina mais cansativa e mais desafiadora. A conciliação entre vida pessoal e vida profissional demanda, das mulheres, uma dupla jornada de responsabilidades associadas à casa, à família e ao trabalho.
A fim de promover mudanças no atual cenário, é necessário a valorização e o reconhecimento da liderança feminina, para que características socioemocionais, como autoconfiança, assertividade, persuasão e comunicação em público sobressaiam na jornada individual de cada uma.
Para entender mais sobre os desafios da inserção e da atuação de mulheres em diferentes setores do mercado de trabalho, escute o episódio 35 do nosso Podcast, PodeCria, que retrata essas situações femininas inseridas na área da comunicação.
A abordagem correta que empreendedores buscam executar em todas as atividades é a chave determinante do sucesso na carreira. Agora, chegou o momento de conferir os segredos das brasileiras e de responder a pergunta que não quer calar: o que é necessário para se tornar uma mulher empreendedora?
ANITTA, UM EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO NACIONAL E INTERNACIONAL
1- Público alvo
Ícone no empreendedorismo musical, Anitta, destaca a importância de se ter um público-alvo estudado e bem definido. O empreendedor precisa reconhecer que a segmentação específica do público é fundamental para o negócio, pois, a partir dela, será possível transformar uma ideia em ação. Dessa forma, conquistar potenciais clientes por meio de uma estratégia de marketing bem definida, junto de um estruturado planejamento pessoal, poupa a necessidade de gastar energia e recursos com um grupo que não quer comprar o que a marca oferece. Se não souber como e nem onde essa segmentação deve ser feita, na Cria, realizamos o serviço de “Consultoria de marca com a pesquisa de público e mercado” e damos todo o amparo que a marca precisa.
VIRGÍNIA FONSECA, O FENÔMENO DA INTERNET
2- Planejamento, consistência e persistência
A influencer que acumula 44,5 milhões de seguidores, apenas no Instagram, destaca que o sucesso se deve, principalmente, à consistência do trabalho e ao empenho para aprender coisas novas diariamente. É necessário persistir, ter uma definição clara e organizada de objetivos e de metas, estudar o mercado, compreender as tendências e se esforçar ao máximo para alcançar o objetivo. É importante manter um ritmo constante e sempre analisar a melhor forma de lograr êxito, mas, se preciso, ajustar a estratégia para oferecer o melhor ao público.
ADRIANA MACHADO, CEO DA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA “TOM COMUNICAÇÃO”
3- Iniciativa e Coragem
Presidente da Tom Comunicação e da Primeira Câmara do Conselho Superior do CONAR , Adriana Machado, conversou sobre empreendedorismo com alguns membros da Cria. A publicitária disse que, quando se empreende, uma parte do tempo é convertida em tarefas do tema do próprio negócio. A outra metade, é gasta com administração de empresa e questões que não se relacionam diretamente com o assunto principal, como, gestão financeira e resolução de conflitos. Para Adriana, o segredo de um empreendedorismo bem sucedido se pauta na constante busca por desenvolvimento técnico e por especialização em diferentes âmbitos. Há, ainda, a necessidade de ter coragem e habilidade para conduzir uma equipe e postura para tomar as iniciativas que julgar necessárias.
DJAMILA RIBEIRO, A FILÓSOFA POP
4- Capacidade de comunicação
Djamila é uma das principais vozes dos movimentos negro e feminista. A filósofa, escritora e ativista tem como propósito propagar a mensagem formulada para o maior número de pessoas possível. Se assim como Djamila, você deseja expandir o seu negócio, mude o tom do discurso, mude a direção de atuação e mude os ouvidos que te escutam. Uma empreendedora, com capacitação e conhecimento, capaz de desenvolver habilidades de comunicação e tomadas de decisão e de liderança, sem dúvida alguma, chegará mais longe.
BIANCA ANDRADE, UMA DAS MAIORES EMPRESÁRIAS DO BRASIL
5- Corra riscos e aposte na criatividade
Mais conhecida como Boca Rosa, essa empreendedora teve um caminho desafiador. Ao longo dos anos, o maior desenvolvimento, como a mulher do próprio negócio, foi focar na criatividade e na capacidade de improviso para inovar com poucos recursos. Afinal, nem sempre é preciso ter tudo ou esperar o momento certo, aproveite o que se tem hoje para poder começar. É necessário ter coragem e atitude empreendedora, por isso, corra riscos, aprenda, crie e evolua ao invés de apenas viver estagnado. Confira neste post do Instagram, um pouco mais sobre o planejamento estratégico utilizado por essa grande empresária.
Ser empreendedora requer atuação como agente de mudança e de inovação. É necessário ter determinação para impulsionar iniciativas sociais e ser capaz de inspirar outras mulheres a seguirem os próprios caminhos. É nesse cenário de inspiração, conquistas e desafios, que o empreendedorismo feminino ganha força. Portanto, se você tem um sonho, faça como essas mulheres e não tenha medo de arriscar e de se aventurar fora do padrão esperado. Busque inspirações, corra atrás do sucesso, realize e faça acontecer! Além disso, saiba mais sobre 5 diferenciais das lideranças femininas nas empresas, clicando aqui.