Você conhece a grandeza do marketing esportivo?
Nos últimos anos, percebemos que o esporte tem ganhado um espaço importante na mídia, seja pelos benefícios para a saúde humana ou pelo entretenimento. Nesse sentido, tal valorização está relacionada às estratégias por trás de uma simples ação esportiva e mostra a dimensão desse mercado pelo mundo.
Além da questão mercadológica, o esporte também influencia os sentimentos das pessoas. Isso faz com que um evento esportivo mundial, como a Copa do Mundo FIFA, transforme a rotina dos indivíduos, das empresas e de toda a sociedade.
Mas como o marketing esportivo consegue unir as marcas envolvidas com a paixão dos espectadores? Continue lendo para saber mais sobre esse assunto!
O QUE É O MARKETING ESPORTIVO?
Quando falamos de marketing, nos referimos às diversas ferramentas que transformam a comunicação. Em geral, esse processo necessita de atuações dinâmicas, por meio de estratégias assertivas que potencializam o engajamento do público com determinado conteúdo.
Na esfera esportiva, o marketing atua com o desenvolvimento de marcas inseridas nesse cenário, como por exemplo Adidas e Nike, mas não se restringe apenas a essas empresas de materiais esportivos. Nessa perspectiva, instituições de todos os segmentos, como financeiro, alimentício e turístico, utilizam do esporte como estratégia para impulsionar seus mercados.
Além disso, as ações de marketing envolvem diversas modalidades esportivas, inúmeros atletas e milhões de torcedores. Assim, esses são os pontos fundamentais desse processo comunicacional e que geram identificação com o público que é atingido.
COMO OCORRE A ATIVAÇÃO DAS MARCAS?
A ativação de marca está ligada diretamente à ação, ou seja, colocar em prática todas as estratégias elaboradas para impulsionar a visibilidade de determinada empresa. Dessa forma, existem infinitas possibilidades de implementação do marketing no meio esportivo e, hoje, a Cria te mostra três cases de sucesso desse uso!
- Patrocinadores
O patrocínio é fundamental para o marketing esportivo, uma vez que ele financia grande parte desses eventos. A partir disso, tal ativação pode ocorrer em materiais esportivos, como as camisas de times e, também, em anúncios durante as competições, seja em placas físicas ou nas transmissões televisivas.
- Campanhas de incentivo
As peças publicitárias que tratam o esporte como um benefício para a saúde agregam valor para esse mercado. Dessa maneira, as grandes empresas trazem esse ponto positivo da prática esportiva em suas campanhas, de forma que o público se identifica muito com essas ações e desejam aderir e acompanhar esse estilo de vida.
- Realidade Virtual
Ainda nessa estratégia de campanhas, o uso da realidade em comerciais e aberturas de competições desenvolve muito a conexão das marcas com as pessoas, privilegiando a interação dessa ferramenta. Um exemplo disso é a campanha da Nike para a Copa do Mundo 2022, que traz grandes nomes do futebol como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Mbappé e Cristiano Ronaldo e, assim como os jogadores, foi um fenômeno nas redes sociais!
PAIXÃO QUE VEM DE BERÇO
O esporte move o cotidiano de todos que o cercam. Sejam torcedores apaixonados pelo seu time do coração ou pessoas admiradas por atletas nas suas modalidades, tudo mexe com os sentimentos e as percepções do público.
Quem nunca deixou de fazer algo para poder assistir ao jogo do seu time? Quem nunca gritou na janela de sua casa a vitória do seu time em um campeonato? Assim, o marketing esportivo se beneficia, usufruindo dessa paixão em suas ativações de marca.
Quer saber mais sobre a influência de eventos esportivos no mundo da comunicação? Clique aqui.
Deu para perceber a grandeza do marketing esportivo no cenário atual, né?
Fique por dentro de diversas temáticas sobre marketing! Acesse o instagram da Cria UFMG e se atualize nesse mundo sem fronteiras.