A Cria tem os mascotes como um dos nossos serviços preferidos, afinal, criar um ser para representar uma marca é algo extremamente cativante e um exercício de (Cria)atividade. Por isso, o blog da Cria decidiu mostrar para vocês os benefícios de um mascote para criação de uma marca, vamos lá?
Valores
Seja um mascote amigável como o Zé Gotinha, energético como o tigre dos Sucrilhos, cômico como o Ronald. A escolha de qual perfil de personalidade será usado depende muito de algo essencial para as empresas, seus valores.
Os valores são definidos pelas características, filosofias e ideias que a empresa quer transmitir, como jovialidade, família, agir com ética, respeito e foco no cliente. Independente de quais valores as marcas escolham, eles serão essenciais na criação de propósito, pilares, alcance à missão, resolução de dificuldades e conflitos. Logo, quando o design de um mascote é bem feito e alinhado, o sucesso está no caminho certo.
Vamos explorar, dois exemplos de mascote, um bem-feito e um mal-feito de acordo com os valores que uma empresa deve ter:
Quik Bunny Nesquik
O design do coelho da Nesquik reflete com êxito os valores da marca, a imagem do coelho exibe inocência e velocidade(saúde), e a expressão alegre, energética e infantil concretiza os valores da marca em seu mascote.
Goleo
O mascote da copa de 2006 de Berlim falha muito em uma expressão facial tristonha, já que seus olhos são tão expressivos quanto uma pedra de jardim. A escolha de um leão é duvidosa para transparecer o valor de orgulho, afinal o leão não é um símbolo alemão, sendo mais utilizado pelos rivais britânicos. E ainda por cima, foi alvo de polêmicas pela falta de uso de calças.
Mirar no Público alvo
O design de um mascote tem de ser pensado visando a qual grupo você quer ganhar simpatia, a partir de traços que o tornem próximo ao seu público ou ideias que ele procura. Um mascote direcionado ao público-alvo é muitas vezes essencial para o sucesso de uma marca, pois a impulsiona a partir de um sucesso com os consumidores.
Mascotes do BTS
Os mascotes da boyband coreana de K-pop são ligados a cada membro, sendo fofos, coloridos, amigáveis e identificáveis, já que você pode escolher o seu favorito. São ótimos para o público jovem feminino, o qual compõe predominantemente a fanbase, mas encantam qualquer ouvinte independente do gênero!
Lu do Magalu
A influencer digital da Magazine Luiza representa tecnologia, inovação, humanização, interatividade. É um sucesso com o público e apresentando um novo nível de interação entre o mascote e o público.
Marcante
É do interesse de qualquer marca ser marcante, afinal é difícil crescer sendo insosso. É aí que os mascotes podem ser muito úteis. Eles são difíceis de esquecer, e até os piores mascotes conseguem ser memoráveis pela aparência, jeito de agir e falar.
M&M`s
Os mascotes da M&M`s são um grupo de doces das diferentes cores e formatos do chocolate, cada um com uma personalidade distinta, que vai desde o medroso laranja até o confiante vermelho. Eles já eram marcantes por si mesmos, mas atualmente estão ainda mais lembrados no exterior depois de um jornalista da Fox, Tucker Carlson, se revoltar pela revitalização de design dos mascotes tornar a verde e a marrom menos sensuais.
Dollynho
O mascote da Dolly tem um design realmente… desagradável, mas ainda sim é muito lembrado. O aspecto chinfrim do personagem divulgado em comerciais de televisão foi fácil de virar meme, tornando-o memorável e aumentando o sucesso do refrigerante. E com certeza foi uma campanha publicitária que marcou uma geração! Clique aqui para olhar um texto da cria sobre outras campanhas marcantes:
É, gente, deu para perceber que o mascote tem que ser bem pensado, e a Cria está preparada para te ajudar com o seu. Entre em contato conosco para ter um símbolo que pode alavancar sua empresa a outro nível.
E para terminar, vamos homenagear o maior mascote do mundo da comunicação: o responsável e amigável, Clayton, o mascote capivara, que é um símbolo de orgulho de ser Cria.
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