Já é um fato conhecido, no meio da comunicação, que o marketing digital é essencial para a construção de uma marca. Por meio de estratégias efetivas, uma marca pode aumentar suas vendas ou um influenciador digital pode construir seu império na internet por meio do BBB.
Durante as últimas quatro edições do Big Brother Brasil, diversos participantes conseguiram usar o marketing digital para benefício próprio. No texto de hoje vamos conversar sobre quatro participantes que fizeram história no reality e são sucessos fora da casa mais vigiada do Brasil. Quem sabe seu favorito não aparece nessa lista?!
Antes de começarmos, é claro que devemos falar sobre a visibilidade gerada pelo programa, já que sua audiência subiu consideravelmente a partir da dinâmica camarote/pipoca, segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT). Além disso, as marcas patrocinadoras também influenciam na relevância do reality e, no ano de 2022, de acordo com o Observatório da TV, a Rede Globo vendeu 11 das 12 opções de patrocínio logo no início do programa.
Mas agora vamos ao que interessa e falar dos nomes que ganharam o Brasil nos últimos anos!
1. Manu Gavassi
Não tinha pessoa melhor para começar a nossa lista! A atriz e cantora Manu Gavassi revolucionou a forma de fazer conteúdo para as redes sociais antes de entrar no programa. No ano de 2020, ela produziu diversos vídeos icônicos com a narrativa de que estava em um “retiro espiritual” e a coesão entre suas mídias e suas ações dentro da casa gerou uma forte conexão com grande parte do público. Ela ganhou quase 9 milhões de seguidores no Instagram e seu clipe “Áudio de Desculpas” foi indicado a dois prêmios, sendo um deles na Califórnia. Depois dela, vários participantes adotaram essa estratégia, já que foi um sucesso, né?
2. Bianca Andrade
Obviamente, a rainha do marketing brasileiro não poderia ficar de fora! Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa (ou Pink Mouth), entrou no BBB com dois objetivos claros: mudar sua imagem de influencer para empresária e divulgar a sua marca. Não preciso nem dizer que ela cumpriu as suas metas, né? Durante o reality, Bianca sempre usava seus produtos da Boca Rosa Beauty e a qualidade da sua linha de maquiagem sempre era assunto nas redes sociais. Com isso, a sua marca se consolidou, triplicou as vendas em 2020 e hoje tem o faturamento anual de mais de R$150 milhões.
3. Juliette Freire
Nossa terceira integrante da lista é o primeiro lugar de muitos brasileiros! Juliette Freire, diferente de Manu e Boca Rosa, entrou no grupo pipoca, em 2021, e hoje é uma das personalidades mais marcantes da história do reality. Ela entrou com menos de 3 mil seguidores e saiu com mais de 31 milhões, alcançando, na época, uma taxa de 7,6% de engajamento – o que era maior do que a da Anitta, por exemplo, com 1,7%. Esse sucesso todo se deu devido a constância de postagens, o dinamismo de formato e conteúdo, a informatividade dos posts – principalmente, sobre a cultura nordestina – a coerência entre suas atitudes e suas redes sociais e uma excelente identidade visual e branding. Não é à toa que ela é a rainha dos cactos!
4. Gil do Vigor
Para encerrar nossa lista, precisamos falar do mais vigorado de todos: Gil do Vigor! Ele foi outro integrante do grupo pipoca de 2021 e a equipe de Gil soube usar muito bem o marketing digital para fazer as redes dele escalonarem enquanto estava no programa. Contudo, o sucesso de verdade foi alcançado após o BBB, por meio da comunicação coesa que uniu sua trajetória dentro da casa com a sua vida fora dela. Por exemplo, hoje ele é o rosto da marca de iogurtes Vigor e essa ação combina com seus bordões “vigora” ou “vigorado” e ele segue entregando os memes, seu humor e mostrando sua vida como estudante nos EUA. Vale informar que o faturamento de Gil, em 2022, passou dos R$15 milhões, vigorou demais!
Gostou da leitura? Então, continue acompanhando o nosso blog e leia o mais um texto sobre BBB. Ah, também não perca nossos vídeos no Youtube! Saiu um recentemente falando sobre 5 fatos inacreditáveis sobre BBB.