Por ter chegado a este link, provavelmente você já sabe a importância de se ter um blog para a sua empresa. Porém, se caiu de paraquedas nessa postagem, posso citar alguns motivos para utilizar essa incrível ferramenta de marketing.
Além de conferir autoridade e credibilidade à empresa sobre os assuntos discorridos na ferramenta, um blog, a longo prazo, pode se tornar um diferencial para sua marca.
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6 motivos para investir em um blog para sua empresa.
Como um título bom pode fazer a diferença para o sucesso do seu blog?
Para que o blog seja um sucesso, você precisará de mais do que posts bem feitos. Nós, da equipe da Cria UFMG, listamos algumas dicas que definitivamente te ajudarão na missão de criar um blog de sucesso!
1. Defina um objetivo para o Blog
Apesar de parecer uma dica genérica, criar um objetivo é extremamente necessário para definir as metas e as estratégias que serão utilizadas para alcançá-las. Sem objetivo, seu blog correrá o risco de ser apenas mais um endereço aleatório perdido na web. Comece fazendo perguntas como: qual a temática principal do blog? Onde você pretende chegar com ele? Sua empresa pretende utilizá-lo nas estratégias de marketing?
Depois de definido o tema, você pode pesquisar blogs parecidos e concorrentes, a fim de perceber como esse conteúdo é abordado e qual a linguagem utilizada.
2. Crie sua Persona
Estabelecer uma persona a quem o blog será direcionado é fundamental para criar publicações assertivas e conteúdos relevantes. A partir da criação da persona você também saberá o tom e a voz certas para serem utilizadas nos posts. Com esse conhecimento, você também poderá definir temas, editoriais e palavras-chave que guiarão a produção de conteúdo. Vale lembrar também que você pode criar mais de uma persona.
3. Escreva sobre assuntos que são destaque no momento.
Assuntos que estão sendo muito debatidos ou discutidos alcançam o topo nas buscas do Google. Por isso, trazer esses debates para dentro do seu blog é uma estratégia interessante para alcançar novos leads e fidelizá-los. Entretanto, é necessário saber contextualizar esses assuntos na temática do seu blog para não parecer algo genérico.
4. Otimize seu Blog
SEO, sigla para Search Enginee Optimization, representa um conjunto de técnicas necessárias para tornar o seu site melhor rankeado nos sistemas de busca. O uso de palavras-chave, link building – ligação com outros posts e sites externos – são algumas técnicas que podem elevar o número de acesso dos seu blog e te colocar na página inicial das buscas.
Veja também:
SEO – 4 passos para estar no topo de buscas no Google
Algumas técnicas de SEO que você precisa conhecer.
5. Crie espaços de interação
Uma métrica importante que ajuda os sistemas de buscas a rankearem os sites é o tempo de permanência dos usuários nos links. Uma forma provocar a permanência dos leitores nos seus posts é criando espaços de interação como caixas de comentários, enquetes, entre outros. Além disso, é importante responder a todos para aumentar o engajamento e criar um diálogo.
6. Pense no Título
O título da publicação será o primeiro contato que seus leitores terão com o post. Para que exista mais chance do link ser aberto, é importante criar um título que seja interessante e que chame a atenção. Também é necessário otimiza-lo para ser encontrado mais facilmente pelos sistemas de busca.
7. Defina metas e utilize de métricas
Para garantir o sucesso do blog, é importante se cercar de metas que te motivarão a criar conteúdo e promover a melhoria constante de tudo que existe ali. Porém, seja realista, não crie metas inalcançáveis que te desmotivarão.
A análise de métricas te ajuda a perceber o que está sendo assertivo e o que está falhando no seu canal online. Você pode usar como métrica o número de visitantes diários, o número de comentários e o engajamento dos seguidores neles, quais conteúdos possuem mais acesso, entre outros.
8. Utilize todas as ferramentas possíveis
Houve um tempo em que a velocidade da banda larga era tão baixa e os sites tão limitados e por isso não era possível colocar mais do que palavras nos posts. Porém, atualmente, além de velocidades altíssimas, as pessoas procuram e esperam conteúdos multimídia. Por isso, não tenha medo de utilizar imagens, infográficos, linkar vídeos do Youtube e outras redes para enriquecer o seu conteúdo.
9. Use as redes sociais para divulgar seu Blog
As redes sociais, atualmente, são onde usuários mais passam tempo online e seria um erro não utilizá-las para divulgar o seu conteúdo. É importante adequar o formato do seu conteúdo para elas, e sempre fazer o link para o seu site. Não se esqueça que as possibilidades de engajamento nas redes é gigantesca e você pode utilizar isso para elevar o tráfego de pessoas para o seu site.
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