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Trabalho Remoto: Como garantir sua produtividade e da sua empresa?

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Sabemos que o trabalho remoto é a realidade de milhares de trabalhadores no Brasil. Entretanto, com o isolamento social gerado pela crise do Covid-19 em 2020, trabalhar remotamente se tornou a única opção de quase todos os brasileiros.

Mas o que significa trabalhar remotamente? Quais as implicações e dificuldades que esse modelo pode gerar para você, sua equipe e sua empresa? Pensando em como te ajudar a enfrentar esse desafio, dá uma olhada no conteúdo que a Cria fez!

Trabalho Remoto x Home Office: qual a diferença?

Por trabalho remoto, entende-se toda relação trabalhista que não acontece presencialmente. Isso pode acontecer em lanchonetes, estabelecimentos de coworking, praças públicas, entre outros. Para isso, basta que alguém esteja trabalhando, juntamente a outras pessoas ou instituições, sem estar em contato presencial com elas. 

Já o Home Office é um tipo específico de trabalho remoto, porque diz respeito às atividades trabalhistas realizadas na casa do profissional. Em tempos de isolamento social, esse é o desafio de grande parte do país.

Para passar por isso sem perder o potencial dos seus resultados, confira abaixo 5 dicas para manter a produtividade durante o trabalho remoto!

5 dicas para manter a produtividade durante o trabalho remoto!

1- Escolha um lugar específico e adequado para trabalhar.

É importante ter definido um local na casa que será seu espaço de trabalho. Assim, é possível programar a mente para, sempre que você chegar nesse local, seu cérebro entenda que o momento é de produtividade. 

Caso contrário, optando por trabalhar no seu quarto, por exemplo, é menos provável que sua mente fique em estado de alerta e produção, e entenda que o ambiente ao redor é de lazer e descanso. Além disso, caso você consiga realmente ser produtivo no seu quarto, é possível que aconteça o efeito contrário. Isto é, que seus momentos de relaxamento, e até mesmo seu sono, acabem prejudicados, pois sua mente entenderá o ambiente ao redor como um espaço de alerta, produtividade e estresse.

Por isso, o ideal é escolher uma varanda, um escritório, o quarto de outra pessoa, a cozinha ou uma outra sala para poder trabalhar. Entretanto, evite cômodos que tem muito fluxo de pessoas, cheiros ou barulhos fortes, porque eles podem tirar sua concentração.

2- Organize o espaço antes de começar o horário de trabalho.

Antes de começar a trabalhar, tire do local tudo aquilo que possa servir como distração, desde um porta retrato até um espelhos pendurado na parede. Utensílios pessoais ou referentes a atividades extraprofissionais podem desviar sua atenção do trabalho e, por isso, devem ser guardados antes que isso aconteça. O ideal é estar em um lugar com pouca informação, para que seu trabalho não tenha que concorrer com mais nada pelo seu foco.

É essencial ter conforto. Pensando nisso, evite, por exemplo, apoiar notebooks, cadernos, pranchetas ou quaisquer materiais nas suas pernas, opte por uma mesa ou bancada que faça isso por você. Uma cadeira confortável também é essencial para o seu bem estar durante o trabalho.

Outro ponto importante é a iluminação do ambiente. Um local bem iluminado permite que o profissional fique em maior estado de alerta, ânimo e concentração. Uma dica interessante é ter uma luz direcionada diretamente ao seu material de trabalho, como uma luminária em cima da mesa, por exemplo.

Por fim, é necessário deixar a sua disposição tudo aquilo que você precisará ao longo do trabalho, desde uma lista de contatos até uma garrafa de água. Isso porque, no trabalho presencial, o profissional precisa levar consigo todos os materiais que utilizará. Em contrapartida, isso muitas vezes é negligenciado no Home Office, porque o trabalhador sabe que, caso necessário, poderá pausar suas atividades para pegar o que precisa. Entretanto, cada pausa no trabalho para procurar ou buscar algo, é uma quebra na concentração do profissional. Isso faz com que ele perca tempo, não só para buscar o que precisa, mas para retomar sua atenção ao que estava fazendo antes. 

3- Faça uma boa gestão de tempo.

Para gerir seu tempo adequadamente, é preciso, primeiramente, definir limites temporais. Isto é, decida a melhor hora para começar e terminar de trabalhar, e siga esse horário o máximo possível. Caso contrário, fica difícil separar o que é tempo de trabalho e o que não é. Assim, a tendência é que o profissional sinta que está sempre trabalhando. Afinal, não existe o limite geográfico que o trabalho presencial permite.

Além disso, use ferramentas de gestão de tempo, como agendas e planners (sejam eles físicos ou virtuais). Dessa forma, fica mais fácil visualizar seus compromissos do dia e da semana, se organizar melhor e saber o quão produtivo você está sendo com seu tempo.

Além disso, métodos como o Pomodoro podem ser úteis. Essa técnica consiste em dividir o trabalho em ciclos de aproximadamente 30 minutos, sendo 25 destinados a produzir, depois 5 a descansar; e assim sucessivamente. Essas pausas evitam que a mente fique saturada e exaurida com o trabalho.

4- Saiba balancear a liberdade consequente do home office.

O trabalho remoto permite ao profissional uma maior liberdade para definir suas próprias regras. Assim, o tempo de trabalho, a roupa que será usada, os intervalos, as tarefas que serão executadas ficam a critério do trabalhador. Por isso, é preciso tomar cuidado com a autossabotagem.

Escolher uma roupa confortável é essencial, mas ficar de pijama, por exemplo, pode ser prejudicial. Isso porque atrapalha que a mente do profissional diferencie o momento de descanso do momento de trabalho; se mantendo no estado de relaxamento, associado ao pijama, durante o horário produtivo.

Outro exemplo de autossabotagem comum é a realização de duas tarefas ao mesmo tempo. Por se deparar com uma maior liberdade, o profissional em Home Office pode optar por ouvir música, brincar com um animal de estimação ou fazer refeições enquanto trabalha, por exemplo. É importante se policiar para entender até que ponto essas ações são benéficas ou inofensivas, e até que ponto elas não estão reduzindo sua produtividade. Caso esse seja seu caso, experimente testar alguns dias onde você não realizará quaisquer tarefas paralelas, e observe se sua produtividade e concentração serão maiores.

5- Priorize suas tarefas.

No trabalho remoto, a responsabilidade de definir o que será feito e quando será feito é inteiramente sua. Sendo assim, podem haver dificuldades para priorizar tarefas e saber o que deve ser resolvido em cada dia. Isso pode atrapalhar a organização do profissional e gerar nele a sensação de que as coisas não estão sendo resolvidas. 

Por isso, é essencial elencar suas tarefas por ordem de prioridade. Nesse contexto, caso você tenha dificuldade de saber o que é mais importante, existem ferramentas que podem ajudar. Exemplo dessas é a Matriz GUT, a qual é construída a partir da classificação da gravidade, urgência e tendência de cada tarefa. 

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Para saber mais sobre o trabalho remoto e como lidar com ele de maneira mais produtiva, que tal dar uma conferida no nosso texto As principais ferramentas para utilizar no regime Home Office?

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