Você sabe qual a origem do termo Slogan?
Slogan é uma palavra do inglês com origem etimológica do gaélico “sluagh-ghairm” que significa “grito de guerra” e servia para identificação de grupos. Dessa forma, no contexto moderno, ele seria o grito de guerra de uma marca na disputa por clientes no mercado.
É geralmente uma frase curta capaz de causar impacto, fixação de uma ideia e persuadir o público.
Ainda não está convencido de que investir em um slogan é uma boa ideia? Aqui vai mais alguns motivos:
1- Auxiliar no posicionamento da marca
Um slogan bem formulado é capaz de contribuir para que a marca ou negócio se posicione no mercado de forma competitiva com seus concorrentes. Além de trazer credibilidade, ele é capaz de ajudar na construção da identidade do negócio. No entanto, isso só é possível por meio de uma elaboração que leve em consideração os valores, conceitos e objetivos do negócio.
2- Fácil reconhecimento da marca
Ele contribui para o fortalecimento de um negócio; um bom slogan é capaz de fazer com que sua marca seja sempre lembrada como referência em um assunto ou produto. E é por esse motivo que, em sua elaboração, é preciso cuidado para que não seja criado algo que marque a empresa negativamente, pois um slogan ruim também pega.
Além disso, o ele contribui também para que fique mais claro qual o produto que está sendo vendido
3- Direcionamento de campanha
É parte essencial na construção de uma campanha. Isso porque, quando é planejada uma campanha, seja ela qual for, é pensado um slogan que seja condizente com os objetivos específicos que as peças querem atingir.
Além disso, ele contribui para identificação da campanha já que geralmente vem escrito nas peças.
4- Simplificação dos processos
Quando se tem um “grito de guerra” que representa a empresa, seus ideais e objetivos, os processos empresariais se tornam muito mais fáceis. Além de facilitar o direcionamento de campanhas, contribui também para a comunicação entre empresa e cliente, já que um slogan efetivo é aquele comunica bem com o seu público e por isso deve ser tido como referência para outros processos comunicacionais da marca.
Agora que você já sabe a importância deste atributo para a sua marca, que tal conferir 6 dicas que nós separamos para você definir o slogan perfeito para seu negócio? A gente te conta mais aqui.