A construção de uma marca muitas vezes está ligada ao nome e à identidade visual que ela apresenta. Mas, na realidade, ela vai muito além disso. Você sabe a importância de uma marca bem construída e como ela impacta no mercado e nos próprios membros da empresa? Entenda como no case de sucesso da escola técnica E-tec, em que a Cria fez a consultoria de marca.
O que é consultoria de marca?
A Consultoria de Marca é um documento realizado pelo núcleo de Planejamento com o intuito de solidificar a base de uma marca. Este serviço é a etapa inicial para que uma empresa tenha seus objetivos, valores, posicionamento e afins alinhados.
Nele, estão presentes pesquisas à respeito do público e mercado do cliente, as quais consistem em uma análise profunda de seus consumidores, das práticas do mercado onde a marca está inserida e de seus concorrentes. Estas pesquisas servem como base para guiar toda a construção da marca, dada ao longo do documento, por meio de mecanismos como: personas, golden circle, missão, valores, pilares de objetivo e análise SWOT.
Para que serve a consultoria de marca?
Como vimos, a consultoria de marca tem como objetivo guiar a empresa em sua presença no mercado. Grandes marcas como Apple, Coca-Cola e Disney perceberam que uma marca bem construída; com valores, objetivos e missão, inspiram as pessoas que estão dentro da empresa a darem seu melhor para alcançar aquilo que a marca almeja.
É por isso que a consultoria de marca se mostra tão importante: ela impacta tanto a sociedade quanto os membros daquele lugar e, assim, guia a marca como um todo.
Ela estrutura todas as ações da marca e, por consequência, sua comunicação com o seu consumidor. Isso permite que o negócio alcance melhores resultados de acordo com o objetivo da empresa.
Case de sucesso: E-tec
A E-tec, Escola Técnica de Ensino Médio, chegou para a Cria em 2019/2 apenas com o nome definido e sem ser inaugurada. O pedido inicial do cliente era para que o time ajudasse com a divulgação do negócio, porém nossos consultores perceberam que antes era preciso consolidar a marca.
Daí veio a consultoria de marca, na qual construímos a missão, visão e valores da escola; assim como seu tom e posicionamento, o golden circle do négocio, e suas principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Todos estes pontos foram alinhados aos desejos do cliente e às pesquisas que fizemos, com o intuito de gerar valor ao negócio e construir uma marca de sucesso.
Como a escola de situava em Itabira, foi desafiador realizar as pesquisas de mercado e de público. Mesmo assim, o cliente saiu bem satisfeito com a consultoria que foi feita, pois conseguiu unir com o seu objetivo de tornar a E-tec uma escola jovem e para todos, oferecendo oportunidades aos estudantes de Itabira.
O documento, no entanto, foi apenas a primeira etapa, visto que a Cria também realizou a identidade visual e o planejamento de campanha para a marca. Todos esse serviços seguiram a Consultoria de Marca, realizada pela então Coordenadora de Planejamento, Nathália.
Ficou interessado em nosso serviço de consultoria? Que tal conferir nosso texto Consultoria de Marca: entenda o que é e como ela pode te ajudar para saber um pouco mais do assunto? E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter, para receber todas as novidades sobre o mercado de comunicação!