Um cheiro que te faz lembrar de alguém ou a comida incrível que só tal pessoa consegue fazer são características que as destacam das demais. Assim como nós, as empresas também possuem atribuições únicas que fazem com que sejam notadas e lembradas. E é aqui que entra a identidade visual.
O QUE É UMA IDENTIDADE VISUAL?
É muito comum que se confunda este conceito com o de branding e mesmo com o de logotipo (que muitos conhecem por logomarca). Por isso, para saber como diferenciá-los e quais suas definições, é só prosseguir a leitura!
A Identidade Visual é a união de símbolos gráficos, cores, estampas, tipografias e logos que constroem a personalidade de uma marca. Será por meio dela que seus clientes irão identificar sua empresa e, consequentemente, recordar-se dela.
Já o branding é a estratégia de gestão que a empresa pode aplicar, a fim de atingir melhores resultados. É por meio dele que será pensada a forma como a marca se posiciona, quem ela é em sua essência e como pretende se comunicar com seu público.
Por fim, o logotipo traduz a forma como a empresa quer ser vista no mercado. Por isso, ele pode ir do estilo clássico – tradicional e conservador -, ao moderno – inovador e ousado. Ele é a representação visual da marca e, acredite, tem muito a dizer sobre ela – inclusive, compõe a identidade visual.
Uma coisa importante: ao analisar a etimologia das palavras “logo” e “marca”, vê-se que são similares, e uni-las em “logomarca” se torna um tipo de repetição (algo como significado do significado). Embora seja constantemente utilizada, até por profissionais da área, alguns criticam seu uso, o que torna difícil definir qual o termo correto a se aplicar.
E QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS?
1 – FORMATO INCOMPATÍVEL
Depois da Identidade estar pronta, é só jogá-la nas redes de mídia e bum! Todos terão acesso a sua marca e irão conhecê-la, certo? Nem tanto.
Um dos maiores problemas que envolvem a construção visual das marcas está na sua capacidade de se adaptar a formatos diferentes nos meios de recepção. Isto é, do tamanho de tela dos diferentes dispositivos, da plataforma que seus usuários utilizam para acessá-lo e da qualidade dos meios – off e online.
Quando a Identidade aparece distorcida ou não se adapta bem ao contexto, sua marca pode ter a visibilidade afetada, além de a estética não se tornar confortável aos olhos dos consumidores.
No meio digital, um bom exemplo disso está nos formatos de redes sociais e newsletters. A imagem que aparece no seu ícone do perfil, a foto da capa e a estrutura dos e-mails têm grande diferença no que se refere a posicionamento e afins. Logo, utilizar a mesma referência, em tamanho e dimensão única pode interferir na percepção do público.
2 – DESALINHAMENTO ENTRE ESTRATÉGIA E A IDENTIDADE VISUAL
Outro ponto importante a se mencionar é a correspondência que sua Identidade Visual precisa ter com seus objetivos no mercado. Você concorda que, quando a imagem que determinado empreendimento oferta não condiz com suas diretrizes, há uma confusão, dentro de públicos diferentes, a respeito de qual seu posicionamento final?
Por esse motivo, é de grande relevância alinhar as expectativas dos usuários de sua marca com sua missão, visão, valores e demais perspectivas de negócio.
Ao contratar um profissional para desenvolver estes serviços, é extremamente importante repassar os conceitos que deseja aplicar. Uma vez que, baseado em estudos mercadológicos, é possível estabelecer a coexistência dessas práticas, estipulando a melhor projeção para sua empresa.
3 – CORES E ESTÉTICA INADEQUADAS
O uso incorreto ou mau aplicado de cores e tons na elaboração de sua Identidade é mais um fator que afeta sua credibilidade no mercado.
A partir de estudos a respeito e com base nas interpretações de usuários, foi possível perceber que as cores têm interferência direta na recepção e na percepção dos indivíduos.
Por exemplo: se sua marca deseja transpassar força e impetuosidade, tons sutis e pastéis não irão corresponder. O contrário também se aplica, já que tonalidades mais claras e leves não são capazes de refletir autoridade e frenesi.
Você pode ler mais sobre no post “Como o uso das cores erradas pode prejudicar sua marca”.
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