A internet está, cada vez mais, permeada por conteúdos variados. As organizações vêm valorizando crescentemente a comunicação e as implicações de produzir conteúdos de relevância. Nesse cenário, torna-se extremamente necessário o uso de boas técnicas de rankeamento.
Nesse mundo de conteúdos no mundo digital, a utilização de uma análise SEO pode ser fundamental na hora de ter relevância na principal ferramenta de busca, o Google. Você conhece essa estratégia? Sabe como utilizá-la?
Nesse post, você pode conferir os quatro passos necessários para ter um conteúdo de relevância. Bora conferir?
O que é SEO?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Consiste em uma estratégia de marketing digital que tem como finalidade o melhor posicionamento de sites e blogs nos mecanismos de busca a partir do tráfego orgânico.
É importante destacar que, quanto melhor a posição de sua página no Google, a visibilidade aumenta e, a partir disso, o número de leads – e, consequentemente, o de clientes -, aumenta. Em outras palavras, SEO é uma grande oportunidade de a empresa crescer.
Para entender o SEO, é importante entender antes como o mecanismo de busca do Google funciona. Aqui, quando um usuário faz uma pesquisa, surgem dois tipos de resultado: os pagos, que aparecem primeiro, e os resultados orgânicos, que aparecem logo em seguida.
O posicionamento dos resultados orgânicos são definidos pelo sistema baseado na autoridade e relevância do conteúdo. É aí que a estratégia de SEO deve entrar. Vamos te mostrar agora como ser melhor rankeado com quatro passos principais.
1. Conteúdo
Qualidade
O Google, atualmente, apresenta mecanismos que conseguem identificar conteúdos de qualidade, visando a otimização para o público. Desta maneira, é necessário ter em mente que um texto pouco estruturado e incompleto, além de não gerar autoridade para o seu site, irá interferir no rankeamento.
Quando falamos de produção de conteúdo, existem cursos de alta qualidade gratuitos na rede e, além disto, pessoas que trabalham diretamente na área.
Tamanho
É necessário pensar em tudo, inclusive no tamanho do seu texto. O Google sempre irá buscar por conteúdos completos para os usuários. Isso é bem exemplificado com o fato de que os textos mais bem posicionados tem em torno de 2500 palavras.
Seu público deve ser levado em consideração. Por vezes, a persona a quem seu conteúdo é direcionado prefere textos mais concisos. Por esse motivo, o importante é solucionar todas as dúvidas, para que esta não procure outra página na web.
Palavras Chave
Não é necessário que o seu texto tenha apenas uma palavra chave. O essencial é que ela apareça no início do conteúdo e que não seja algo forçado.
O intuito do uso destas palavras é de que o Google identifique o assunto que está sendo tratado. Logo, sinônimos são bem vindos.
2. Autoridade
Backlinks
A linkagem é algo muito importante na estratégia de SEO. Os backlinks são links colocados no texto que vão direcionar o leitor a outros conteúdos da sua página ou de outros sites da web que estão relacionados com o que ele está lendo. Isso ajuda o leitor a passar mais tempo na sua página e, além disto, o Google rankeia melhor sites que apresentam backlinks de qualidade.
Guest Post
Guest Post é quando você realiza um post para outro site ou blog. Nessa estratégia você faz um link para o seu blog, aumentando o tráfego. Além disto, gera autoridade, no sentido de que você foi convidado por outra empresa para passar um posicionamento.
Aqui, é importante se adaptar ao público a quem você está escrevendo, ter cautela para o conteúdo não ser uma propaganda do seu negócio e usar links para seu site com cuidado.
3. Experiência
Tempo no site
Um dos principais pontos que o Google considera é o tempo que o usuário fica na sua página. Isto está ligado diretamente à qualidade. Boas introduções, intertítulos e frases de conexão podem te ajudar.
Tempo de Carregamento
Atualmente, as conexões de internet são muito rápidas. Sites que demoram muito a carregar não são bem vistos pelo Google, já que muitos usuários desistem de acessá-los e saem dessas sessões.
4. Técnica
Crawlabilty
Um crawler é basicamente um algoritmo que busca informações nos sites, gerando insights e classificando dados. A Crawlability diz respeito às possibilidades do Google encontrar o seu site. Diversas vezes os crawlers estão bloqueados, não permitindo que o Google ache a sua página e consequentemente não aparecendo nas buscas.
Fatores que se relacionam são: localização de palavras chaves e linkagem interna. Conhecer as técnicas e entender como esses crawlers funcionam é essencial para um bom ranqueamento.
Técnicas de SEO são essenciais para o crescimento da visibilidade da sua empresa. Gostou desse tema? O que acha conferir nossos textos 7 Dicas para produzir um bom marketing de conteúdo e Branded Content x Marketing de Conteúdo? Depois conta para gente o que você achou!