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Você precisa saber se sua equipe se identifica com os valores da sua marca!

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Você já parou para pensar se sua empresa possui valores definidos?

E também em como isso pode fazer total diferença no engajamento de seus membros?

Neste artigo vou explicar o papel dos valores e o quanto eles são importantes para seu negócio.

Para entender o que são os valores de uma empresa e sua importância, é necessário já ter em mente a definição de missão e visão. Para isso, explicarei brevemente e darei exemplos de cada uma delas.

O que é missão?

É a primeira coisa a ser determinada por uma empresa. Trata-se do detalhamento da razão dela existir, o seu propósito e papel no mundo.

Por exemplo, a missão da Cria é: “Ser um espaço de aprendizado e desenvolvimento profissional na Comunicação, de forma que, por meio da vivência empresarial, os membros troquem experiências entre si, com a Universidade e com o mercado de trabalho.”

O que é visão?

Já a visão é o destino a ser alcançado pelo negócio, ou seja, as aspirações da empresa a respeito de seu futuro. É ela que norteia todo o desenvolvimento de uma empresa e a faz caminhar para frente, sempre em busca de melhorias.

Seguindo o mesmo exemplo, a visão da Cria é: “Promover o reconhecimento da importância da Comunicação no MEJ, promover o reconhecimento geral da Cria perante o corpo docente e discente da UFMG, passar uma imagem positiva da Cria para os clientes e garantir sua satisfação.”

O que são valores?

Por último, mas não menos importante, temos os valores. Tratam-se de princípios que guiam a vida da organização e que podem fazer total diferença para sua equipe e seu posicionamento no mercado.

Os valores são um grande diferencial e para isso tê-los muito bem definidos e difundidos na cultura empresarial é de suma importância.

Entenda melhor o que são valores

Os valores são essenciais para uma organização, sendo a expressão íntima da identidade e singularidade da marca. Eles são tipo uma crença que orienta as ações de um grupo em prol de algo, ou melhor, o coração da cultura organizacional.

“Criatividade, empreendedorismo, profissionalismo, excelência e trabalho em equipe” são, por exemplo, os valores da Cria.

Como definir meus valores?

Primeiro você deve traçar o que é importante para sua organização e o que deve ser considerado como guia para o comportamento no dia a dia dela. Para auxiliá-los nesse momento, algumas perguntas podem ser feitas:

Como os membros da organização devem se comportar, individualmente? Como eles se relacionam entre si? Como se dá a interação entre eles e os clientes? Como a empresa trata os clientes? Como ela se relaciona com a comunidade? Qual a responsabilidade da sua empresa frente à sociedade?

Feito isso, você terá insights sobre quais atitudes sua empresa deve ser conhecida, lembrada e admirada, podendo então, formular seus valores de forma bem singular.

Uma coisa muito comum é empreendedores definirem valores óbvios ou genéricos, como por exemplo, qualidade no serviço. Certamente é um quesito importante, mas muito simples, geral e incaracterístico.

Por que os valores podem ser um diferencial?

Quando um grupo trabalha alinhado e com objetivos em comum, os resultados são bem mais significativos. E os valores existem para mediar isso. Ao se internalizar os valores de sua empresa, os membros passam a se identificar e ver-se refletidos naquela missão e visão.

Isto possibilita que seus membros trabalhem com mais vigor e se sintam estimulados. Quanto maior for a empatia deles com a empresa, mais eles se tornarão evangelizadores da marca.

Os valores contribuem para a manutenção da imagem da empresa, uma vez que seus funcionários estão satisfeitos com o são e com o que fazem, eles propagarão uma imagem positiva para o mercado, clientes, amigos e familiares.

Tenha uma equipe de alto desenvolvimento

Ao se determinar os valores da sua empresa, você consegue uma equipe muito mais eficiente. Isso se dá devido ao aumento da conexão entre as pessoas e a empresa, consequentemente seus membros ficam mais motivados.

Além disso, a retenção de talentos se torna muito maior, devido a seleção que os valores fazem quando os membros entram na empresa, intensificando, assim, o orgulho que eles sentem pelo que fazem.

Portanto, os valores são o estofo moral e ético da empresa. E o alinhamento deles com os membros da empresa, sintonizam todos em uma única frequência, gerando assim, um grande impacto da marca no mercado.

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