Já ouviu falar sobre branding pessoal e sabe qual a importância dele para se destacar na sua vida profissional? Vem com a gente que nesse texto vamos te contar tudo sobre marca pessoal e como elaborar a sua!
O que é branding pessoal e qual sua importância?
O branding pessoal é um conjunto de táticas voltadas para construção de uma imagem com o objetivo de qualificá-la e destacá-la profissionalmente.
Essas estratégias são importantes para fortalecer a imagem pessoal, suas habilidades, competências, soft e hard skills relevantes para o mercado onde o profissional atual.
Não se engane, para possuir uma boa marca pessoal forte não é importante apenas a aparência, a postura, discursos, comportamentos e networking também são relevantes.
Tá, mas quais as vantagens de trabalhar um branding pessoal? continua com a gente que já vamos te contar!
Vantagens de um branding pessoal forte
Uma das vantagens de desenvolver uma marca pessoal forte e consistente é a possibilidade de criar conexões de networking favoráveis para a sua carreira que podem abrir portas no mercado de trabalho.
Em mercados competitivos e com excesso de profissionais em atuação, o marketing pessoal é uma excelente alternativa para se destacar e tornar público seus diferenciais. Através dele, você tem a oportunidade ainda de fortalecer a sua imagem profissional e aumentar a sua reputação no meio que atua.
Além disso, pode ser uma ótima tática de marketing associar o seu produto ao seu branding pessoal e alavancar as suas vendas a partir da sua competência e habilidades.
Agora que você viu as vantagem de ter um branding pessoal é hora de ajudarmos você a descobrir como pode trabalhar o seu!
5 dicas de como desenvolver o marketing pessoal
1 – Trabalhe e pratique sempre o autoconhecimento
Para estabelecer um bom branding pessoal é preciso que você se conheça bem. É importante entender quais são seus valores, suas habilidades, seus diferenciais, sua personalidade, para assim transmiti-los de uma maneira eficiente e corrente.
2 – Fique atento a sua comunicação
O modo como você se comunica com o seu público e se porta frente a ele é muito relevante para o seu branding pessoal. Por isso, tenha sempre
muita atenção ao conteúdo, a forma e a linguagem utilizadas por você.
3 – Use a técnica de storytelling
Contar uma história com uma narrativa consistente com você vai te ajudar a aumentar o engajamento do seu público com você e o seu negócio. Além disso, gera conexão com rede ao seu redor o que possibilita maior chance de vendas, promoção e chances de você conseguir um emprego, por exemplo. Se atente sempre para que a narrativa tenha consistência com os que você tem!!
4 – Tenha uma boa rede de conexão
Em um branding pessoal forte os seus relacionamentos são muito valiosos. Eles podem ser um caminho para que você consiga alcançar os seus objetivos. Por isso sempre pense na relevância da conexão, explore as oportunidades oferecidas por elas e procure sempre nutri-las de uma maneira estratégica de acordo com as suas metas.
5 – Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais são ótimos espaços para desenvolver o seu marketing pessoal. O Linkedin é uma rede social focada em networking profissional e serve para promover conexões relevantes de modo simples. No entanto muitos recrutadores visitam perfis de Instagram e Twitter também no momento de analisar um candidato. Então, se mantenha atento ao conteúdo produzido nessas redes, elas pode te ajudar a conquistar a sua tão sonhada vaga de emprego.
Um exemplo de como você pode promover sua marca pessoal através das mídias, como o LinkedIn, é esse post do Erick Martins, presidente da Cria na gestão de 2021/2, em que ele comemora junto com todo o time uma conquista da equipe, mostrando qualidades como responsabilidade, liderança e trabalho em grupo.
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