Só quem trabalha em casa sabe como é difícil ter um home office organizado. Em meio ao dia a dia e às inúmeras reuniões (que parecem ter duplicado de tamanho de repente) é normal que a gente fique desmotivado e se perca nas atividades que precisamos fazer.
Com o tempo, o estresse só aumenta e, de repente, temos um grande acúmulo de atividades e percebemos que não conseguimos mais render para fazer nenhuma delas.
Se identificou com a descrição? Imagino que não tenha sido o único, apesar de às vezes pensarmos que todos em situação de home office estão lidando bem com a rotina menos a gente.
De qualquer forma, foi pensando em você que fizemos essa matéria. Trouxemos algumas dicas básicas, mas infalíveis e que realmente irão contribuir para tornar os seus dias os mais leves e fáceis possível. Confira abaixo:
Tenha uma rotina
Antes de tudo, é importante criar uma rotina. Por estarmos em casa, é comum que a gente acabe se perdendo em horários para comer, dormir e fazer as outras atividades importantes.
Dias desorganizados são desmotivantes e, inclusive, não fazem bem para o nosso corpo que lida melhor com horários separados e fixos para cada coisa.
Além disso, quando você já tem atividades separadas e já sabe como vão acontecer as coisas no seu dia, é mais estimulante levantar da cama. Comece com o básico aos poucos e, com o tempo, vai estar seguindo a rotina naturalmente.
Faça pausas
Com o Home Office, é normal que a gente se envolva em um trabalho e não perceba o tempo passando. Muitas vezes, percebemos isso como produtividade, já que conseguimos render no nosso serviço, mas nem sempre isso é algo realmente positivo. Um dia ou outro o nosso corpo até consegue lidar com isso, mas depois o cansaço virá à tona.
Lembre-se de se alongar
Continuando a dica acima, é importante que a gente se alongue também e essas pausas podem ser aproveitadas para isso. Ficar na mesma posição muitas vezes é desgastante e pode, inclusive, nos deixar com várias dores depois. Por isso, lembre-se de levantar, esticar os braços, fazer alongamentos e garantir que você não ficará na mesma posição por muito tempo.
Liste suas tarefas e ordene por prioridade
Antes de começar a trabalhar, é interessante listar o que você vai fazer no dia, essa é uma forma de garantir que você não irá se esquecer de nada.
Quanto a ordenar por prioridade, às vezes acontece de não sobrar tempo para uma tarefa ou outra, por isso ordenar ajuda a garantir que aquilo que é mais importante vai ser realizado.
Algumas pessoas gostam, inclusive, de separar os horários para cada uma dessas tarefas, mas nem todos gostam. Caso esse seja o seu caso, não tem problema, mas lembre-se de buscar formas de garantir que elas serão realizadas.
Descubra o que potencializa sua produtividade
Da mesma forma que sabemos o que tira a nossa concentração, todos temos também meios de potencializar a nossa produtividade e o nosso foco. Seja colocando música, um ambiente específico ou até o horário de trabalho, é interessante descobrir o que vai te ajudar nos momentos em que é mais necessário aproveitar o seu tempo.
Separe seu tempo livre
Isso entra dentro da parte de criar uma rotina. Ter seus horários não se trata apenas de atividades como arrumar a casa ou fazer alguma obrigação do home office, mas também se encaixa em saber o momento de se divertir e distrair.
Isso pode parecer um pouco surpreendente, afinal, é realmente necessário saber o momento de ter lazer? Mas a realidade é que sim. É muito fácil se esquecer de parar para assistir um filme ou de fazer uma chamada de vídeo com os amigos.
Além disso, caso você separe esse horário lembre-se que ele também é importante e, por isso, você não deve cedê-lo para o trabalho.
Troque de roupa para trabalhar
Essa é uma dica básica, mas que faz muita diferença. Não só trocar de roupa para trabalhar, como se arrumar também, são coisas muito importantes.
Isso ajuda não só a entrar no “modo de trabalho”, quanto a não associar a roupa confortável e de dormir à produtividade. Inclusive, se possível é bom até mesmo colocar roupas que não sejam muito do seu conforto para não incentivar a acomodação.
Home office não é sinônimo de trabalho na cama
Na verdade, se possível, nem trabalhe no seu quarto. Associar o seu espaço de descanso ao espaço em que você produz não é nada positivo, uma vez que na hora de dormir o seu cérebro não vai conseguir se desligar do trabalho.
Caso não seja possível trabalhar em outro ambiente (seja por causa do trabalho ou pela disponibilidade de espaço mesmo), pelo menos garanta que você não irá trabalhar da cama pois essa questão do corpo confundir o espaço de descanso fica ainda mais acentuada.
Gostou das dicas de trabalho? Que tal compartilhá-las com aquele amigo ou familiar que ultimamente está um pouco perdido durante o Home Office?
Afinal, a realidade é que a grande maioria das pessoas está tendo dificuldade para se organizar ou, pelo menos, passa por um período de desorganização também e, às vezes, precisa de uma ajudinha para entrar nos eixos.