Ir para o conteúdo
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
  • Fale Conosco
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Fale Conosco
Search

O que é Instagram Reels? Descubra segredos e dicas

Picture of Redator da Cria

Redator da Cria

  • 14/10/2020
Rate this post

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, 3 a cada 4 brasileiros são usuários de internet. As grandes redes sociais estão sempre se renovando e procurando possibilitar, cada vez mais, um serviço completo e divertido. E é pensando nisso que o Instagram lançou oficialmente a ferramenta Reels.

Lançada aqui no Brasil em junho de 2020, essa novidade já vem sendo testada desde 2019. Porém era conhecida como Cenas, que te permitia criar pequenos vídeos com cortes e músicas de fundo.

O que aconteceu foi que essa ferramenta foi aprimorada e chega agora para os usuários pelo nome de Reels.

Mas isso não é igual ao Tik Tok? 

Apesar de bem parecidas, engana-se quem pensa que essas duas ferramentas são exatamente a mesma coisa. Por conta disso, vamos listar algumas semelhanças e diferenças entre elas.

Tanto o Instagram Reels quanto o Tik Tok permitem edições de pequenos vídeos – 15 segundos no Instagram e até 60 segundos no Reels – com cortes entre as cenas, uma gama de opção de músicas e efeitos para serem utilizados, possibilitando a criação de vídeos de danças, desafios, brincadeiras e até pequenas atuações. Nas duas plataformas, basta você deslizar seu dedo para baixo para passar para o próximo vídeo, o que gera uma grande praticidade.

A diferença maior talvez resida no fato do Reels ter menos possibilidade de efeitos. Além disso, possui duração menor dos vídeos em comparação com o adversário.

Mas também é importante destacar o fato dessa novidade fazer parte do Instagram e não ser uma rede social independente. Isso faz com que ela carregue a particularidade de estar inserida dentro de uma das maiores redes sociais do mundo. Sendo assim, um ponto muito positivo para criadores de conteúdos que já estão inseridos na plataforma.

Onde eu consigo encontrar o Reels no Instagram?

Para você encontrar esse recurso e se divertir com ele, basta você apertar no ícone da câmera no canto superior esquerdo da sua tela inicial e selecionar o Reels dentre as opções de Live e Story na barra inferior.

Ao fazer isso, você tem a possibilidade de gravar um vídeo completo de 15 segundos, pequenos vídeos separados ou até mesmo fazer uploads de vídeos da galeria do seu celular.

Depois de finalizado, você pode decidir se quer publicá-lo no feed, nos stories ou nos dois!

Funções e dicas de como usar o Instagram Reels

O Reels, apesar de simples, te possibilita algumas funções bem interessantes para arrasar nos vídeos e explorar mais da plataforma. Então se liga nessas possibilidades:

  1. Áudio: é possível adicionar uma música de fundo ou usar seu próprio áudio para animar seu vídeo e deixá-lo ainda especial. Além disso, se sua conta for pública, as pessoas poderão utilizar seus áudio originais para criar mais conteúdo ou simplesmente se aventurar em uma dublagem.
  1. Velocidade: outra função legal é a possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução do seu vídeo ou de alguma parte selecionada dele, o que te permite autonomia para inovar em suas edições.
  1. Efeitos: que tal usar um efeito bem divertido para arrasar ainda mais? Isso é possível, não só nos Stories mas também nos Reels, que podem ser encontrados na biblioteca do Instagram ou pode ser uma criação sua ou de outra pessoa pública.
  1. Timer: não se preocupe se você estiver sozinho e não tiver ninguém para gravar para você porque com a função Timer você consegue gravar sem as mãos. Apenas aperte para iniciar a gravação e uma contagem regressiva 3,2,1 começará a rodar e você conseguirá ter autonomia para gravar seus vídeos sozinho.
  1. Além disso, você pode explorar alguns efeitos legais de edição, como por exemplo começar gravando em um cenário e depois em um piscar de olhos aparecer em outro totalmente diferente, legal né? Pois basta utilizar a função fantasma que “memoriza” a sua posição no vídeo anterior e garante uma continuidade bem bacana para impressionar seus seguidores.

E não para por aí..

Por ser uma ferramenta nova, o Instagram está dando destaque e aquela empurradinha para dar um alcance bem legal para os vídeos feitos no Reels e publicados no Feed, colocando-os em lugar de destaques nas hashtags e ajudando no algoritmo.

 Então aproveita que essa onda ainda está no início e já marque presença na plataforma! E lembrem-se, sejam bastante criativos e se jogue de cabeça nas diversas possibilidade proporcionadas pelo Instagram Reels.

Agora me diga: qual recurso do Reels vocês estão mais ansiosos para usar?

É claro que a Cria não ficou de fora dessa nova tendência, então segue a gente no @criaufmg e fique por dentro das nossas novidades e claro, dos nossos reels incríveis!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cria UFMG (@criaufmg)

Compartilha aí!

Posts Relacionados

IAs nos ambientes de trabalho: vilã ou aliada?

Julia Resende junho 6, 2025

Descubra mais sobre a chegada da Inteligência artificial ao Marketing a à comunicação.

Saiba mais »

Descubra como posicionar a imagem da sua marca

Gabriel Xavier maio 29, 2025

A imagem da sua marca é assertiva? Clique aqui e descubra mais sobre.

Saiba mais »

Fortalecer sua marca é coisa séria – e começa no LinkedIn

Alice Bastos maio 22, 2025

Linkedin, o caminho para fortalecer sua marca no meio digital.

Saiba mais »

comunicação estratégica de marketing

Soluções

Redação

Planejamento

Criação de Arte

Audiovisual

Funcionamento

Segunda a sexta

12h às 19h

Contato

+55 (31) 4002-8922

comercial@criaufmg.com.br

Av. Antônio Carlos, 6627 Fafich, sala 14 (Labor) UFMG (Campus Pampulha) Belo Horizonte, Minas Gerais