Ao longo do dia, entramos em contato com vários produtos e serviços. É através desse relacionamento, que desfrutamos de diversas experiências de consumo. Essas experiências são decisivas no nosso julgamento de quão bom um produto é e se realmente queremos continuar utilizando-o. Logo, é nesse contexto que surge o User Experience (UX).
Melhorar o contato e a experiência de um usuário com um produto ou serviço nunca foi tão importante. Nos dias atuais o mercado é caracterizado pela sua forte concorrência. Por isso, é extremamente necessário que o usuário tenha a melhor experiência possível ao decorrer do processo de compra. Pois, garantir a sua satisfação pode estimular vendas e fidelizar o cliente.
O que exatamente é o User Experience?
Traduzindo para o português, User Experience (UX) significa experiencia de usuário e é uma inovação que tem como objetivo estudar as interações do cliente com um produto ou serviço específico. E, dessa forma, atender todas as necessidades do usuário e tornar a sua jornada de compra mais útil e agradável.
Assim, o User Experience é uma estratégia inovadora de engenharia de design que desenvolve sistemas que funcionem melhor para determinado cliente. É importante entender que quando falamos de design não focamos apenas na parte visual, mas sim na ação de projetar algo, no caso, a experiência positiva do usuário.
Um dos objetivos centrais do UX é observar e acompanhar todas as etapas do cliente na compra, desde o primeiro contato até a finalização do serviço ou do uso do produto. Portanto, o User Experience alinha o objetivo da empresa e da marca com as necessidades e desejos do usuário.
Por que é tão importante?
Quando uma empresa se coloca no lugar dos usuários, observando e mapeando o comportamento destes, é muito mais fácil criar e buscar soluções que adaptem o produto às necessidades dos seus clientes. Assim gera uma satisfação muito maior no consumidor e consequentemente aumentando as chances dele se fidelizar à marca.
Além de ter um cliente que confiará na empresa, ela também terá um defensor. E que indicará o seu negócio aos familiares, amigos e até para desconhecidos na internet.
Em vista disso, uma experiência ruim pode não só afastar esse cliente da sua empresa, mas também gerar uma reação em cadeia. Isso porque outros possíveis compradores deixam de procurar seu negócio devido a uma experiência insatisfatória de outra pessoa.
Esse efeito é intensificado ainda mais na internet, onde a concorrência é bem mais ampla e existem milhares de opções em que os usuários conseguem encontrar o que precisam em poucos minutos.
O User Experience se torna importante também quando falamos de conhecer a fundo o seu cliente. O profissional que fará o UX deve compreender completamente as personas do seu empreendimento e fazer pesquisas para entender melhor os perfis dos clientes e suas motivações. Afinal, conhecer o seu usuário é essencial para o crescimento do seu negócio.
Como colocar o UX em prática?
Para se colocar o UX em prática os consumidores da sua empresa podem e devem ser incluídos no processo de design através de pesquisas do usuário e testes de usabilidade. Esses são pontos ideais que colocam o usuário no centro do projeto. Assim, é necessário que todos esses procedimentos sejam desenvolvidos pensando na comodidade e satisfação do usuário.
Uma das partes mais importantes e inovadoras do UX é o User Interface Design (UI). Essa técnica mexe mais especificamente com a parte visual do método e também com o fator de usabilidade dos produtos.
Realizar uma tarefa sem demora e frustração determina se o cliente vai continuar a utilizar o site/aplicativo de determinada empresa ou se ele vai trocá-lo por um concorrente.
Colocar o User Interface Design em prática é fundamental. Quando uma empresa ou marca trabalha para melhorar a qualidade do software ele torna-se mais descomplicado, atrativo e funcional. Dessa forma, ela está diretamente alinhada aos conceitos do User Experience.
Portanto, não existe uma fórmula mágica para criar a melhor experiência para alguém. Mas utilizar o User Experience já é um passo muito grande nessa caminhada.
É um trabalho que envolve muita investigação, pesquisa, testes e interpretação. Porém, a longo prazo pode trazer ótimos resultados para o seu empreendimento.
Quer ficar ainda mais por dentro das estratégias de inovação do mercado atual? Então confere esse texto sobre experiência de consumo!