Muitos acreditam que a Comunicação Organizacional tem a ver apenas com a comunicação interna de uma empresa. Entretanto, o que poucos sabem é que esse tipo de comunicação vai muito além de apenas isso. Ela envolve a união de estratégias de uma companhia para o diálogo com todos os tipos de público que atinge. Assim, constrói ou reforça uma imagem, fazendo com que os consumidores tenham uma opinião formada sobre ela.
Diante desse contexto, a aplicação desse conceito é significativa ao ponto de a falta dele poder, até mesmo, falir o seu negócio! Ficou interessado? Fizemos este texto que vai te ajudar não somente a descobrir mais sobre a Comunicação Organizacional, mas também como destrinchá-la!
O que a Comunicação organizacional engloba?
A primeira coisa importante sobre esse modo de comunicação é entender o que ele compreende. De acordo com teoria de Margarida Kunsch, ela é formada pela convergência de quatro elementos:
1- Comunicação Institucional
Tem enfoque na imagem da empresa. Analisa estratégias para melhorar a forma como clientes, mercado, comunidade e sócios enxergam as posições e ações tomadas pela marca. Está diretamente ligada aos serviços de Relações Públicas e Marketing.
2- Comunicação Mercadológica
Foca na imagem do produto. Possui como função estabelecer estratégias que agreguem valor ao serviço, fazendo com que ele seja mais bem vistos pelo mercado e, assim, se torne atrativo para clientes em potencial. Relaciona-se à área de Vendas e Marketing, envolvendo áreas como o SAC, a publicidade e o merchandising.
3- Comunicação Administrativa
É uma comunicação de ponte. Isso porque funciona passando as informações e ações da área administrativa para o restante da empresa. É importante para alinhar as diferentes realidades dentro da própria companhia. Logo, é necessária para que a Administração saiba como otimizar seus recursos, fazendo com que as chances de crescimento da empresa sejam maiores.
4- Comunicação Interna
Também é uma comunicação de ponte, mas, ao contrário da Administrativa, é estabelecida entre colaboradores e organização. É usada para aperfeiçoar o diálogo dentro da empresa, permitindo ações estratégicas que perpassam todas as suas áreas internas. Não é vertical e, por isso, deve levar e trazer informações a toda a companhia.
A importância da Comunicação Organizacional Integrada
A união desses quatro elementos de forma harmoniosa seria a Comunicação Organizacional Integrada. Ela tem como foco atingir os objetivos da organização e, por isso, volta-se diretamente para o sucesso da empresa.
O estabelecimento desse tópico é imprescindível para que a organização funcione de maneira integrada e objetiva. Diante desse cenário, a falta dele pode fazer com que o alinhamento não seja traçado e, por isso, que ações divergentes sejam tomadas nos diferentes âmbitos da empresa. Caso isso ocorra, a empresa será vista de forma contraditória, passando uma imagem inconsistente e, portanto, questionável.
Por que devo investir na comunicação organizacional?
Realizar uma boa Comunicação Organizacional é facilitar o estabelecimento de uma Cultura consolidada. Isso ocorre porque, ao se sentir parte ativa dos processos dentro da empresa, o funcionário possui mais facilidade em “vestir a camisa” e agir de acordo com aquilo que ela defende.
Ao evitar ruídos, essa comunicação também permite uma melhor integração entre a empresa, evitando conflitos e visões divergentes sobre um mesmo assunto. Ademais, deixa os processos mais claros para todos os membros, aumentando a transparência e, assim, a proatividade e conhecimento deles acerca de procedimentos empresariais pré-estabelecidos.
Por fim, percebemos que a Comunicação Organizacional está enormemente relacionada ao Endomarketing, uma vez que se volta para processos e imagem internos da empresa. Já tratamos várias vezes sobre o Endomarketing aqui no blog. Quer aprender mais sobre essa área? Fizemos esse artigo especialmente pra você!