Hoje em dia, nós somos bombardeados o tempo inteiro com uma quantidade enorme de informações. Muitas vezes, porém, estamos fazendo outras coisas ao mesmo tempo em que as recebemos. Você já parou pra pensar em como tudo deve ser construído da forma mais intuitiva possível, para que esse fluxo de informações e a agilidade dos processos não sejam interrompidos?
Nesse texto, iremos falar sobre aquilo que é responsável por guiar um cliente durante a experiência dele com algum produto, seja ele virtual ou físico. Continue lendo para aprender mais sobre essa área do design, que evolui tão rápido quanto as novas tecnologias que surgem por aí!
Tudo precisa ser facilitado
O User Interface Design, conhecido como UI Design, é o design voltado para a interação do usuário. Essa interação pode ser feita em aplicativos, redes sociais, sites e, até mesmo, em produtos físicos. Um botão, um som ou um menu fazem com que o usuário perceba que ele deve interagir com um determinado lugar.
A melhor forma de garantir sucesso na experiência de alguém com algum produto é prevendo as necessidades e ações do usuário. Quando guiado de forma simples, ele sabe em qual local deve clicar, preencher, arrastar, etc. Um UI Design bem desenvolvido previne a dificuldade no uso e as possíveis frustrações diante dela.
O UI é a ponte para o UX
Quando falamos de UI Design é comum aparecer junto dele outro termo: UX Design. O User Experience Design é o ponto onde o UI busca chegar. UX está relacionado ao sentimento que o usuário tem a executar tal ação numa plataforma e o quão amigável ela é para o uso. Sua função principal é tornar a relação do cliente com o produto a mais natural possível.
Vamos seguir o seguinte exemplo: um cliente comprou uma blusa em seu site e tem uma reclamação sobre o pedido. Seguindo os conceitos de UX design, sua empresa deve atender à necessidade do usuário e resolver o problema dele o mais rápido possível. Assim, a experiência dele seria satisfatória, mesmo diante de um problema.
O UI design entra na prática. O layout do site deve apontar, com clareza, onde o internauta deve entrar em contato (clicando num botão que abrirá uma página para contatos e reclamações, por exemplo). Logo, é mostrada para o cliente a forma de explicar para a loja qual problema ele teve.
O UI está em todos os lugares
Grande parte dos produtos eletrônicos que compramos atualmente não vem mais com um manual de instruções. Parte da razão disso é a redução de custos que as marcas têm ao não imprimirem os manuais. Junto disso, vem a economia de tempo das pessoas, que não querem demorar tendo que ler o manual para entender como o aparelho funciona.
Nesse exemplo, fica clara a importância do UI Design. O usuário tem que aprender e, intuitivamente, conseguir utilizar o produto logo no momento em que ele é ligado. Esse é só um exemplo básico para que você observe como o User Interface está presente no nosso dia a dia.
Um conceito muito relacionado ao UI e UX foi abordado por Don Norman no livro The Design of Everyday Things. O professor de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia fala das “Portas de Norman”. Segundo o autor, essas são portas em que o design te indica o oposto de como utilizá-lo, precisando de uma placa para corrigi-las. Aí podemos notar a importância do User Interface para garantir o User Experience.
Ainda na dúvida sobre investir no UI Design?
Além de garantir o costumer success quando ele está utilizando um produto seu, outros dois motivos fazem o User Interface ser importante:
I – Redução de gastos: ao fazer com que a experiência do cliente seja cada vez mais autônoma, você diminui gastos com atendimento. Assim, o número de reclamações e problemas também é reduzido.
II – Aumento de vendas: um cliente que navega pelo seu site com facilidade está muito mais propenso a concluir a compra ou utilizar de um produto do que àquele que tem problemas durante o processo.
Agora, você já sabe um pouco mais sobre como o design garante o sucesso do cliente dentro da sua marca ou empresa. Nesse texto do blog, nós falamos mais sobre a importância do design na construção da sua marca. Dá uma conferida!