Ações de responsabilidade social empresarial, ou RSE, referem-se a posturas que uma empresa toma em benefício interno ou externo, sem fins lucrativos. Essas ações favorecem tanto a sociedade, quanto o marketing do seu negócio. Quer saber como?
Neste texto vamos perceber então como essas ações podem apresentar vantagens para além de sua simples aplicação.
Primeiro vamos entender melhor a responsabilidade socioambiental empresarial e ver suas aplicações
Ações RSE já são amplamente utilizadas em grandes empresas. Isso porque uma vez que a empresa está inserida em um convívio social, tomar atitudes que beneficiem esse meio é extremamente vantajoso. Isso causa um funcionamento que opera praticamente como uma via de mão dupla. As ações RSE apresentam ganho para a sociedade, ao passo que tem resultados no marketing da companhia, interna e externamente.
É importante perceber o quão poderosas essas ações podem ser para o marketing de sua empresa. Quanto a imagem externa da companhia, de acordo com a Reputation Institute, a responsabilidade social influencia cerca de 41% da sua reputação.
Além disso, ao tomar atitudes de responsabilidade socioambiental no ambiente interno da firma, os funcionários se sentem mais confortáveis. É certo que isso impulsiona a produtividade. Segundo a revista Forbes, funcionários felizes são, em média, 20% mais produtivos. Quando refere-se a um consumidor ser atendido por uma pessoa que se sente bem fazendo seu trabalho, as vendas podem alavancar em até 37%.
RSE na prática
Alguns atos de responsabilidade social ficaram famosos nos últimos anos. Por exemplo, em 2015 o Facebook iniciou o projeto internet.org, visando levar o acesso à internet aos mais diversos locais no planeta. Hoje a iniciativa já alcançou mais de 25 milhões de pessoas. Segundo Mark Zuckerberg, após o lançamento do projeto, o preço das ações do Facebook disparou.
Outra iniciativa que ocorre no Brasil é a Amaphiko da Red Bull, a qual financia e dá mentoria a empreendedores sociais. O projeto impulsiona pessoas que fazem grande diferença na sociedade. Isso é feito combatendo preconceitos e buscando levar a educação às classes mais baixas.
Entretanto, não é necessário possuir uma empresa do tamanho do Facebook para realizar ações de responsabilidade social empresarial. Criar um espaço na sua empresa para estimular o descanso físico e mental dos seus funcionários, extinguir o uso de copos descartáveis, conscientizar sobre o desperdício de água e contribuir com a divulgação da arrecadação de doações são ótimos exemplos de ações RSE.
E como isso pode se aplicar à sua realidade?
A responsabilidade social pode vir também exercendo as práticas comuns da empresa. A exemplo disso, a própria Cria possui projetos RSE, pelos quais ela não cobra por seus serviços. Um deles é o gerenciamento de redes sociais da organização não governamental ‘Fa.Vela’. O ‘Fa.Vela’ funciona como uma aceleradora de empreendedorismo em comunidades.
Isto é, exercer ações RSE beneficia a sociedade a sua volta e se mostra um potente recurso para melhorar como é vista sua empresa, o que influencia, inclusive, a tomada de decisões dos possíveis clientes.
Se interessou pelo assunto? Conheça outras ações que podem melhorar o clima e o desempenho da sua empresa. No texto de Dicas de relacionamento empresarial explicamos um pouco mais sobre isso!