Imagine um painel infinito de ideias, inspirações e soluções criativas para o que quer que você esteja buscando! Este é o Pinterest, uma rede social criada por Ben Silbermann em 2010 com a proposta de reunir todos os interesses do usuário de uma maneira simples, divertida e extremamente visual.
Fielmente autodeclarado um “catálogo mundial de ideias”, o Pinterest se popularizou rapidamente. Foi classificado entre os 50 melhores sites de 2011 pela revista Times em seu segundo ano de funcionamento. Hoje, também disponível em aplicativo para mobile, a rede conta com 100 milhões de usuários ativos!
Como o Pinterest funciona?
O próprio nome já explica um pouco do que é o Pinterest. Ele vem da união das palavras “Pin” – um termo que remete aos clássicos quadros de cortiça onde se pinava as melhores fotos e ideias para inspiração – e “Interest” (interesse em inglês).
A plataforma funciona assim: cada usuário monta seu painel coletando imagens diretamente de websites ou reaproveitando as já existentes dentro do próprio Pinterest – estes são os chamados “pins” e “repins”.
Você ainda pode organizar os seus pins em pastas (os “pinboards”), categorizando-os da forma que achar melhor. Além disso, é possível comentar ou curtir os pins de outras pessoas.
No momento de criar a conta, o Pinterest oferece uma triagem opcional dos interesses do usuário – dando opções como moda, design, culinária, decoração, música, tatuagens, cosméticos, arquitetura, fotografia, etc.
A rede social é inteiramente focada em conexão e inspiração. O banco de dados reconhece os seus gostos pessoais e passa a lhe oferecer indicações de novos perfis, pastas e pins. Dessa forma, a chuva de ideias não para de cair e as possibilidades são intermináveis.
Quer mais motivos para se apaixonar pelo Pinterest? Que tal estes: as imagens da plataforma não estão disponíveis no Google Imagens – pode procurar!
Esta ainda é uma boa ferramenta de organização pessoal e de economia de memória, já que você não precisa mais salvar tudo em seu dispositivo!
Pinterest para marcas
O Pinterest é uma plataforma fantástica não apenas para uso pessoal, mas também como excelente estratégia de marketing!
Pesquisas demográficas da plataforma revelam que 61% dos usuários descobriram novas marcas ou produtos através do Pinterest e que 1 a cada 2 usuários fez uma compra após ver um pin patrocinado.
Os dados indicam a oportunidade que a rede oferece para uma empresa se destacar no mercado através da presença online.
O maior diferencial do Pinterest nesse sentido é que as marcas podem expôr muito mais do que seus produtos. A rede social, por favorecer conteúdos originais, é um canal poderoso de divulgação dos valores de uma marca – uma mina de ouro para o branding!
Por isso, aproveite o Pinterest para humanizar a identidade da sua marca, aproximando-se do seu público e fidelizando clientes.
Além disso, a rede também é ótima para conhecer os mais diversos interesses do seu público e, assim, planejar estratégias para alcançá-lo.
Para explorar ao máximo o potencial do Pinterest, você pode ficar de olho nas métricas do Pinterest Analytics, que fica disponível para as contas corporativas.
Com essa ferramenta, você pode coletar valiosas informações como quais pins estão sendo mais compartilhados e quantos usuários estão chegando ao seu website pelo perfil no Pinterest.
Estatísticas do Pinterest
De acordo com as estatísticas fornecidas pelo próprio site, o público do Pinterest é majoritariamente feminino, no entanto, mais de 50% das novas inscrições nos últimos anos são masculinas, o que indica um equilíbrio no futuro.
Uma pesquisa da Sprout Social informa que o melhor dia para se postar no Pinterest é Sábado, com destaque aos horários de 07:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:00, sendo 14:00 o melhor horário.
Os dias da semana são homogeneamente movimentados e apresentam maior atividade no período da noite, de 20:00 às 23:00, e durante a madrugada, de 02:00 às 04:00.
Use estes dados gerais como ponto de partida, mas lembre-se de ficar atento às métricas personalizadas da sua página e esteja disposto a adaptar seu cronograma, como em qualquer rede social.
Agora você já pode aproveitar tudo que o Pinterest tem a oferecer para a sua marca (e para a sua vida!). Inspire-se seguindo o perfil da CRIA no Pinterest e já comece a pinar as ideias que você ama!
Confira também as 7 dicas práticas para melhorar as suas redes sociais e inscreva-se na nossa Newsletter para receber o melhor conteúdo sobre comunicação!