Cada vez mais as empresas estão deixando a velha maneira de fazer propaganda e apostando em estratégias mais atuais. E nesse contexto que a produção de webséries por grandes marcas entra e toma forma.
Marketing no entretenimento
Pode-se pensar a websérie como um tipo de conteúdo estruturado para ambientar o público com a empresa e melhorar o relacionamento entre os dois. É um tipo de marketing de conteúdo que pode ser explorado pela marca para se aproximar do público, além de ser feito de maneira episódica. Esse formato aumenta a curiosidade e o desejo por saber o final da história.
Além disso, a websérie faz uso do storytelling para ser efetiva. Ela cria uma narrativa, uma história que prende o espectador. Assim, fica mais fácil passar os conceitos e ideais da marca, e o entretenimento acaba servindo como estratégia de venda, não apenas puro divertimento.
Para você conhecer mais sobre as webséries que estão rolando por aí e se inspirar nelas para produzir o melhor conteúdo para sua marca, separamos 5 exemplos que podem te ajudar nessa missão:
1 – 01.09
Essa websérie brasileira foi criada pela Volkswagen e aborda as aventuras de Márcio, um especialista em segurança digital. A série contém 8 episódios e é dirigida por Marcus Alqueres. O enredo é recheado de mistérios e tramas enigmáticas e os carros da marca também se fazem presentes!
A parte especial da produção é que a empresa que está desenvolvendo o projeto também contratou um time para analisar o desempenho da série. Essa equipe ficará responsável por monitorar o desempenho da websérie nas redes sociais.
2 – Tá na mesa com #guaraná
Essa é uma série mais literal, produzida pela marca brasileira de refrigerantes Guaraná Antárctica. A inovação, nesse caso, vem do meio no qual os episódios foram publicados: o Instagram.
Os vídeos eram curtos e associavam o consumo deste refrigerante a outros alimentos. Isso era feito mostrando pequenas receitas práticas, deixando os vídeos com duração de aproximadamente 30 segundos.
3 – Crossroads
Também é possível criar um conteúdo mais tocante, com maior apelo para o emocional do público. Nessa produção da gigante Coca-Cola, podemos ver, a cada episódio, uma história de superação diferente.
O título em português, que quer dizer “Encruzilhadas”, tem muito a ver com a temática abordada. As situações mostradas, que poderiam acabar em crueldade, terminam como atos de bondade. Essa ação da marca ajuda o público a enxergar melhor o engajamento da Coca-Cola com ações sociais.
4 – Desafio Skiclub
Essa websérie de 4 episódios contou com uma ação promocional integrada a ela. Com a intenção de promover o seu programa de esqui, a American Airlines idealizou esta produção. Nela, dois youtubers muito conhecidos na época (Chongas e Jacaré Banguela) foram chamados para tentar esquiar sem neve.
Além dos vídeos exibidos, a promoção constava em responder a pergunta “Dá para curtir uma estação de esqui sem neve?”. O participante que desse a resposta mais criativa ganharia uma viagem ao Colorado para realmente esquiar no programa da empresa.
5 – Teste do Sofá
Esse já é um exemplo que utiliza do humor para chamar a atenção do público. O site de móveis Mobly chamou a atriz Tatá Werneck para estrelar os vídeos desse canal. A cada 15 dias um novo episódio foi postado, mostrando porque comprar móveis na internet.
Essa estratégia é muito interessante, pois conta com uma personalidade famosa, que agrega bastante valor ao vídeo. Além disso, traz um entretenimento de fácil assimilação por se tratar de um programa humorístico.
Agora é com você!
Agora que você já conheceu vários tipos de webséries e já sabe o seu valor, está na hora de por a mão na massa! Existem vários modelos e opções, basta você identificar a que mais se adequa à realidade da sua empresa. Pense bastante em quais ideias você vai querer passar e busque a melhor estratégia para conseguir transmití-las.
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