Search

O guia para ter um perfil campeão no Linkedin de uma vez por todas!

Rate this post

Você conhece o Linkedin? Não? Então está na hora de conhecer!

O Linkedin é uma rede social destinada a profissionais que tem o intuito de conseguir uma vaga de emprego, aumentar o networking ou aprender com profissionais mais experientes da sua área ou das demais.

Porém, para que o seu perfil tenha um poder de alcance legal e sirva como um instrumento de trabalho e de outras funcionalidades é necessário que ele esteja bem composto e bem estruturado.

O que acaba impedindo os profissionais de se engajarem nessa rede é o fato dela ser um pouco complexa se comparada com as outras. Por isso, nesse texto você vai aprender algumas dicas para tornar o seu perfil campeão no Linkedin!

O Linkedin classifica os perfis em 5 categorias de acordo com a força de cada um, como você pode ver abaixo:

  • Begginer – Iniciante
  • Intermediate – Intermediário
  • Advanced – Avançado
  • Expert – Especialista
  • All Star – Campeão

Apesar de parecer demorado, é muito rápido passar do nível iniciante até o perfil campeão, basta apenas dedicação e seguir as dicas abaixo:

Informações Básicas

Informações Pessoais e Foto: Preencher seu perfil de qualquer jeito não irá garantir que ele tenha o alcance desejado. Por isso, coloque todas as informações de forma completa e detalhada, pois é por meio destas que recrutadores e pessoas interessantes entrarão em contato com você.

A foto de perfil também não pode ser qualquer uma. Provavelmente a que você utiliza no Facebook, Instagram ou no Whatsapp não servirá, pois são tiradas em momentos de descontração e lazer. O ideal é que você utilize uma foto que passe profissionalismo e seriedade mas isso não significa que você não pode rir e que tem que estar completamente rígido.

Defina-se Como Profissional

Título e Descrição: Se a primeira impressão é a que fica, você precisa se atentar muito a forma que irá se apresentar. Essa com certeza é uma das partes mais importantes que te fará alcançar um perfil campeão.

No título você deve colocar os cargos que ocupa no trabalho ou se é estudante. Essa informação aparecerá primeiro para as pessoas, debaixo da foto de perfil, portanto é muito importante o seu preenchimento.

No momento de escrever a descrição, lembre-se que você tem que se vender como profissional e mostrar para as pessoas porque seria interessante contratar você. Mesmo para aqueles que não buscam uma vaga de emprego, a descrição sempre tem que agregar valor ao profissional.

Por isso, atente-se a suas características mais marcantes e positivas, também escreva um pouco da sua trajetória em outros empregos e o que almeja conquistar. Deste modo você estará fazendo um breve resumo de suas experiências passadas e demonstrando todo conhecimento adquirido.

Mostre Todo Seu Conhecimento

Experiências, Competências e Certificados: Esse é o momento que possíveis recrutadores e o resto do seu networking poderão ver de forma concreta quais conhecimentos você possui. Na parte de experiências, coloque em quais áreas você já trabalhou, até aquelas que não se encaixam muito com o seu perfil. Deste modo, você estará mostrando versatilidade e diversificando no seu perfil.

As competências são as habilidades que você adquiriu até o momento. Por isso coloque todas, como por exemplo: Pacote Adobe, Pacote Office, Redação.

Depois acrescente os seus certificados. Sejam eles de cursos de idiomas, até os cursos feitos na internet. Caso você não possua muitos, uma dica é começar a adquiri-los, pois eles são uma forma de garantir que você possui os conhecimentos citados.

Conecte-se

Conexões de qualidade:

Chegamos a parte mais importante, que é o fundamento básico de qualquer rede social, o networking. No linkedin, não usamos o termo amigo, como é utilizado no Facebook, mas sim conexão. Nessa parte a qualidade deve vir antes da quantidade.

Por isso, se conecte apenas com pessoas que irão te agregar em algum aspecto, como profissionais da área e amigos de trabalho. Também é legal que você se conecte com profissionais fora da sua área, pois assim se torna mais informado sobre outros ramos de atuação.

Não adicione alguém pelo simples fato de conhecer a pessoa, ou alguém que não alimente seu perfil, pois além de ocuparem um espaço “fantasma” na sua rede, essas pessoas não te agregam valor.

No Linkedin, você também pode se entreter seguindo páginas de curiosidades e canais de notícias.

Pronto para um perfil campeão?

Pronto, após seguir todas essas dicas, você com certeza vai conseguir aproveitar tudo que essa rede social oferece e ainda se torna um perfil campeão e com alta influência no Linkedin!

Para você não esquecer os passos acima, a Cria preparou um infográfico incrível, que você pode compartilhar no próprio Linkedin para alimentar seu feed. Dá uma olhada:

infográfico linkedin

  1. Gostou e quer ver mais conteúdos relevantes como esse? É só assinar a nossa newsletter.

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing