Lidar com os processos das empresas pode exigir determinadas habilidades até que se chegue a uma maneira ideal para comercializar. Porém, muitas vezes, apenas isso pode não ser suficiente para que se venda o produto ou serviço – é nesse momento que entra o bom relacionamento com o possível consumidor.
6 Formas de promover um bom relacionamento com o cliente
ele se sente especial, compreende melhor o que será oferecido e nota mais o valor do que está em discussão – além de se abrir mais para que possamos identificar mais facilmente quais são as suas necessidades.
Assim, é importante ter conhecimento de alguma orientações uma vez que se busca um bom convívio.
1°- Responda o cliente assim que ele entrar em contato
Na era em o que tempo é dinheiro, deixar o cliente esperando é uma má escolha. Ao fazê-lo aguardar, ele pode ficar irritado e insatisfeito com o serviço e comprometer a forma como ele vê o produto e a empresa, o que é prejudicial para o andamento do processo entre vendedor e comprador.
Dessa forma, uma vez entrado em contato, é recomendado que se responda o mais rápido possível. Ao respondermos com velocidade, mostramos ao cliente que estamos disponíveis e dispostos a ajudá-lo, sendo assim uma boa forma de garantir um bom relacionamento.
2°- Mantenha uma boa postura durante a reunião
Muito útil para garantir uma boa impressão nas primeiras reuniões, uma boa postura vai muito além do que simplesmente ser formal e sentar ereto na cadeira.
Tudo começa pela simpatia, já que é importante passar para o cliente que estamos gostando da reunião e da conversa. Algo como um simples sorriso já ajuda a expressar isso. Outros aspectos como utilizar as mãos, expressões faciais e rir também contam para tentar garantir um bom relacionamento.
Porém, precisamos ficar atentos à comportamentos forçados, como sorrisos muito grandes (que expressam nervosismo), expressões fora de contexto e mãos segurando a cabeça (o que demonstra desinteresse).
3°- Adapte-se ao seu cliente
As pessoas têm diferentes maneiras de se expressar e comunicar com os outros e isso não é diferente durante uma reunião. É importante ser capaz de se adequar ao vocabulário, nível de agitação e até tom de voz do cliente, para que assim ele sinta que o atendimento é único para ele, e não padronizado.
Como por exemplo, um atendimento à um humorista será diferente de um atendimento à um empresário.
4°- Sinta empatia pelo seu cliente
Procurar sentir empatia pelo cliente é essencial para um estabelecimento de um bom relacionamento. Ao tentarmos nos colocar no lugar dele, podemos sentir em nossas peles as suas verdadeiras necessidades, e assim, podemos criar uma ligação mais consolidada entre o consumidor e o atendente.
Ao se aproximar, além de conseguir identificar as carências do cliente com mais facilidade, o mesmo passa a confiar mais na empresa e no atendente, graças à um atendimento mais humanizado.
5°- Prepare-se antes de entrar em contato
Ao entrar em contato com quem está oferecendo os serviços, o possível cliente tende a ter várias perguntas que precisam ser respondidas. Portanto, é importante passar uma boa impressão nesse momento.
Assim, o desconhecimento dos processos, produtos e serviços oferecidos pode prejudicar a credibilidade e confiança com o atendente. Logo, antes de qualquer ligação, reunião ou mensagem, o atendente deve estar preparado para possíveis perguntas feitas pelos contratantes do serviço.
6°- Use os métodos de Rapport
Os métodos de Rapport são comportamentos que buscam garantir um ambiente de harmonia e confiança. Ele consiste no espelhamento do comportamento para criar um gatilho na mente e assim fazer com que o cliente se sinta livre para falar. É uma técnica sutil e delicada, mas quando colocada em prática, faz a diferença.
Outra vantagem dessa técnica é que, ao ser utilizada em reuniões, tende a deixar as pessoas menos tensas, assim não despertando a idéia de que estão sendo pressionados a comprar algo.
Utilizando os métodos de Rapport, facilita-se também a venda a longo prazo, ou seja, têm-se uma maior chance de fidelizar o cliente.
Depois dessas dicas dá para perceber que o processo de venda de um produto não se limita a produção do produto ou serviço. Grande parte dele também está na força de um bom relacionamento entre a empresa e o cliente!
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