Um dos passos mais importantes ao se construir uma marca é a criação de um logotipo. Para isso, existem inúmeros serviços no mercado e é comum ser atraído por ofertas tentadoras que prometem rapidez e preços muito baixos. Muitas vezes esses logos já vem prontos e são apenas adaptados ao nome que o cliente deseja.
Na hora de escolher o melhor serviço, você deve ficar bastante atento para não ser prejudicado, comprando um logo que não vai conseguir fazer seu papel principal: comunicar de forma simples a personalidade, a visão e os objetivos de seu negócio.
É necessário, portanto, entender a importância de um serviço de qualidade. Para isso, listamos para você alguns motivos que esclarecem o porquê que logotipos prontos podem prejudicar, e muito, a sua marca.
Qualidade questionável
Devemos sempre duvidar da qualidade de serviços que fornecem logotipos prontos. Muitas vezes eles são construídos utilizando desenhos disponíveis em bancos de recursos gráficos. O autor apenas entra no site, escolhe os símbolos que deseja e cria um logo sem nenhum esforço.
Isso é bastante negativo, pois várias pessoas tem acesso ao mesmo recurso e grande parte deles são facilmente identificáveis em várias outras peças de design digitais ou impressas. Uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer é descobrir no futuro que o seu logo é, também, o ícone que outra empresa está usando no cartão de visitas dela.
Embora úteis para aplicações como folders, banners e postagens em mídias sociais, esses bancos nunca devem ser usados para a construção de logos. Fazer isso é reduzir a sua marca a um mero recurso visual, sem considerar o potencial comunicacional que a mesma deve possuir.
Comprar Algo com Pouca Originalidade
Desenvolver um logotipo é uma tarefa que exige bastante cuidado para garantir a individualidade de seu design. Caso contrário, é muito comum que sua marca fique parecida com outras que já existem no mercado.
Quem vende logos prontos não se importa com a originalidade do produto, mas sim com a quantidade de seus próprios ganhos. Em casos mais graves o mesmo logotipo pode até ser vendido mais de uma vez, o que acarreta em duas marcas idênticas competindo por um mesmo nicho.
Não se preocupar com a personalização significa colocar em risco a credibilidade do produto ou serviço a ser vendido. Um logotipo original é mais fácil de ser notado e facilitará o alcance de seus objetivos.
Para garantir isso, prefira profissionais que pesquisem sobre o mercado, se inteirem sobre o tema de seu negócio e pensem sobre o processo de criação como um caminho para potencializar o seu sucesso.
Logos Prontos não Comunicam Nada
Muito além de agradar aos olhos, o logotipo tem que fazer sentido para a empresa e para o público. Ele deve transmitir a informação correta e gerar um impacto que é traduzido em maior visibilidade e, consequentemente, um maior sucesso.
Logos prontos são vazios de conceito e não agregam em nada à força de sua marca. Isso se não resultarem no efeito inverso, reproduzindo clichês, tendências fracas ou inadequações ao contexto em que se inserem.
Primeira Impressão da sua Empresa
Logos existem para estabelecer o primeiro contato de seu negócio com o seu público, sendo vistos antes mesmo do que o seu próprio produto ou serviço. Assim, devem receber atenção e o devido investimento como qualquer outro recurso de marketing.
Um bom logotipo consegue gerar confiança nos clientes e fazê-los entender que é a sua empresa é a melhor opção para ele. Portanto, nada de optar por serviços baratos, genéricos que sejam feitos sem planejamento. Valorize profissionais que procurem entender as necessidades de seu negócio e utilizem do design para causar a melhor primeira impressão possível.
Agora que você já entende melhor porque não é interessante comprar um logo pronto, saiba ainda mais como os recursos visuais podem ajudar no seu negócio neste texto sobre a importância do design na construção da sua marca.