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Feedback: Estreitando as relações entre líder e liderado

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São comuns em nosso cotidiano situações em que gostaríamos de alertar uma pessoa próxima sobre seu comportamento. Porém, muitas vezes não tomamos essa atitude por medo de causar conflitos e desentendimentos. Esse comportamento acaba impedindo que ela tenha a oportunidade de melhorar em algum aspecto.

Dentro de uma empresa, o retorno dado sobre o trabalho de cada funcionário é chamado de feedback. Ele é fundamental para promover o desenvolvimento dos membros e fortalecer a relação empresarial entre líderes e liderados. Mas, para que um feedback seja uma ferramenta realmente eficaz, ele deve ser realizado sempre de forma construtiva.

Como dar um feedback de maneira adequada?

Para isso, a comunicação entre os envolvidos precisa ser sempre pautada no diálogo, na ética e na educação. Um bom líder deve estabelecer proximidade com seu liderado, através uma comunicação transparente e objetiva. Para que isso aconteça, é interessante que o mesmo seja realizado verbalmente. Tais atitudes contribuem para elevar a confiança dos funcionários em seus respectivos líderes.

É muito importante que, durante o feedback, o líder consiga expressar seu reconhecimento ao trabalho do liderado, equilibrando os pontos positivos com aqueles que não devem ser chamados de negativos, mas sim de ‘’aspectos a melhorar’’. Quando se tratar de um acontecimento específico que necessita de alguma intervenção do líder, o retorno deve ser dado o mais próximo possível desse acontecimento.

Quais as vantagens de se realizar um feedback?

Quando é feito de maneira adequada e pertinente a cada situação, o feedback pode proporcionar muitas vantagens não só para aquele que o recebe, mas também para a toda a empresa. Veja algumas delas:

  • Melhorias na relação empresarial entre líder e liderado

Se realizado de forma clara e adequada, o líder transmitirá preocupação com o desenvolvimento de seus liderados. Para isso, ele precisa apresentar sugestões para ajudar os colaboradores a se desenvolverem e deve mostrar-se disposto a ouvir suas opiniões. Desse modo, a relação de confiança entre eles se fortalecerá cada vez mais.

  • Desenvolvimento do potencial de cada membro da equipe

Em um ambiente empresarial cada um tem  suas especificidades, por isso o acompanhamento individual próximo e específico é muito importante. Ele permite que os indivíduos na empresa saibam reconhecer exatamente quais são suas habilidades, como eles estão contribuindo e como podem melhorar ainda mais.

  • Resultados mais eficazes na empresa

O reconhecimento dos profissionais e o estímulo ao conhecimento e às capacidades de cada um são extremamente importantes. Eles fazem com que o acompanhamento individual tenha como consequência resultados coletivos cada vez mais positivos para toda a empresa.

  • Aumento na motivação da equipe

Por fim, com feedbacks frequentes é possível estabelecer um acompanhamento mais profundo de cada funcionário. A partir do momento em que eles conseguem compreender em qual aspecto podem melhorar, passam a desenvolver progressos dentro da empresa. Além disso, ao receberem o reconhecimento desse trabalho,  eles se sentirão mais motivados.

Agora é com você!

Agora que você já conhece as diversas vantagens que um feedback pode proporcionar e como realizá-lo de maneira adequada, é só colocar em prática! Adotá-lo como uma cultura dentro da empresa, além de motivar os membros é uma forma de estimular o diálogo, a transparência e a busca por soluções. Isso faz do feedback uma ferramenta única que permite muitos ganhos. Tanto os resultados da empresa quanto a sua equipe são beneficiados.

Quer saber mais sobre o aumento na motivação da equipe de trabalho? Além do feedback, descubra outras maneiras de motivar sua equipe de trabalho.

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