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Consultoria de marca: entenda o que é e como ela pode te ajudar

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Você sabe da importância de uma marca bem construída?No mercado de hoje em dia, ela é essencial para o crescimento do seu empreendimento. Entenda o que é a Consultoria, pra que serve, e coloque em prática as dicas que você vai aprender aqui.

O que é marca?

Para falar de Consultoria de Marca é muito importante entender o que de fato é marca. Normalmente as pessoas acham que trata-se do logotipo ou do nome da empresa, limitando-se apenas a esses componentes, mas o conceito vai muito além disso.

Marca é toda a identidade da sua empresa, tudo que a caracteriza e a representa. São as ideias, os valores e a postura que a empresa adota e que devem transparecer ao longo de toda sua existência, seja em campanhas comerciais, projetos ou nos próprios produtos.

Mas, afinal, o que é Consultoria de Marca?

É importante saber que a construção de marca não depende só da empresa, mas também de como ela é vista no mercado. Por isso, é muito importante manter uma relação positiva com seus clientes, sempre deixando claro seus valores e procurando fidelizá-los.

A consultoria é um estudo completo do negócio e de como o mercado funciona para ele. É definido o público alvo, os pilares e os objetivos da empresa e qual o melhor posicionamento a seguir baseado em seus conceitos, valores e em seu público. É feita também uma análise mais social e motivacional da empresa. Para isso, são usadas ferramentas como o Golden Circle e o Mapa de Empatia, além da criação da Persona e das Buyer Personas. Tudo isso é fundamental para a consolidação do branding.

Mas o que é branding?

Esse conceito está ligado a gestão da marca, ou seja, envolve todo tipo de prática relacionada a empresa e ao objetivo de manter a imagem desejada. É o grupo de processos, técnicas e ferramentas que a corporação utiliza e que auxiliam na consolidação e manutenção de sua marca.

Branding é o responsável por tornar sua empresa conhecida e bem vista no mercado, bem como alavancar sua imagem positivamente e despertar o interesse nas pessoas. Uma boa gestão do mesmo é aquela que aumenta o prestígio da empresa no meio interno e externo e, através dessas práticas, continua a expandir e manter sua reputação.

Como a Consultoria pode te ajudar?

A Consultoria é importante pois é responsável por guiar a empresa na construção de sua marca. É ela que vai auxiliar nas dúvidas e nas dificuldades do negócio através de estudos do mercado e do comportamento do consumidor.

Além disso, ela proporciona melhores resultados uma vez que, com a consultoria pronta, sua empresa possuirá um embasamento teórico e não precisará começar do zero ou apostar na sorte.

Quais as vantagens de investir em uma Consultoria?

O aconselhamento proporciona um conhecimento melhor de sua própria empresa. Desse conhecimento interno resultam as melhores formas de lidar com seu público e com seus próprios funcionários. Assim, o ambiente torna-se propício para um melhor desenvolvimento de sua marca, além de proporcionar melhores estratégias em divulgação.

Uma outra vantagem é o conhecimento do mercado. É possível saber com esse estudo fatores como: onde estão localizados os melhores pontos de venda, qual o melhor preço estimado para seu produto, qual o público alvo e quanto ele está disposto a pagar, além de quais são os seus concorrentes e diferenciais. Tudo isso permite que você elabore as melhores estratégias para  vender seu produto.

Juntamente com a análise de mercado, a Consultoria de Marca permite a criação de estratégias pensadas exclusivamente para seu negócio. Dessa forma, você sabe exatamente onde investir e quais os principais recursos necessários para a manutenção da sua empresa.

Um exemplo…

A Cria UFMG fez recentemente uma Consultoria de Marca para a Almirante, uma empresa de cervejas artesanais. O documento entregue aos clientes possuía toda informação baseada em estudos e análises do mercado e do consumidor, do relacionamento do consumidor com o produto ofertado e de seus hábitos de consumo. Além disso, outros insumos importantes para a construção da marca foram incluídos. Isso ajudou os clientes a redefinirem suas estratégias e a gerar um melhor posicionamento da marca no mercado.

Quando o assunto é cerveja artesanal, a primeira coisa que vem em mente é o público masculino, e foi isso que os idealizadores da Almirante pensaram. Entretanto, as pesquisas realizadas pelos planners do projeto revelaram que a bebida também despertava interesse de muitas mulheres. Isso fez com que a Almirante tivesse um conhecimento melhor do seu público alvo e pudesse reestruturar seu posicionamento.

Quando necessário, a mudança do posicionamento de uma marca é muito importante para a melhoria dos resultados. Ele permite que todas as estratégias e objetivos da empresa se voltem para um público específico, o que impulsiona o alcance do público e das vendas.

Ficou interessado?
Agora que você já sabe a utilidade da Consultoria de Marca e como ela é importante para sua empresa, que tal conhecer mais os conceitos de Público-alvo e Buyer Persona?

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