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4 Recursos que podem alavancar sua experiência no Google Analytics

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Para quem trabalha ou deseja trabalhar com Marketing de Conteúdo, é importantíssimo ter em mãos todos os dados e métricas necessárias para uma boa análise de resultados. O Google Analytics tem se mostrado um fiel companheiro nessa jornada.

Mas mesmo sendo o principal e mais usado serviço de webanalytics, o G. A. pode ser muito difícil pra quem está começando e não está familiarizado com todos os recursos. Então veja essas ferramentas que podem mudar a forma com que você usa o serviço:

Personalizar Dashbord

A dashbord é o painel de controle inicial em que aparecem as informações mais importantes para sua análise. Logo, ela deve ser personalizada de forma a mostrar apenas aquilo que realmente te interessa. O Google Analytics permite isso.

Para isso, você deve criar os widgets que desejar para acompanhar os números que mais tem a ver com o que você procura. Outra opção é o uso de dashbords personalizadas públicas que se encaixam com seu objetivo e podem ser encontradas na própria galeria do Google.

Eliminar o tráfego interno

Muitas vezes, para fins de consulta, você e sua empresa visitam o próprio site ou blog, mas você não quer que esse número apareça nas suas métricas, não é mesmo?

Uma alternativa é eliminar o tráfego interno através de um filtro por IP. Para isso, você deve cadastrar no filtro o número de IP fixo da rede da sua empresa . Isso fazá com que os dados gerados por esse IP sejam automaticamente ignorados pelo Analytics, tornando sua análise mais segura e assertiva.

O próprio Google te ajuda a fazer isso! Veja aqui.

Criar metas

Um sensacional recurso do Google Analytics é a criação de metas. Elas podem ajudar muito na análise das métricas ligadas às ações de marketing da sua empresa.

Há vários tipos de metas e todas muito úteis para seu blog ou website:

  • Destino: a meta é alcançada quando ocorre uma visita em uma página escolhida por você.
  • Telas por sessão: Você define o número de telas e a meta é cumprida quando um visitante passa por mais que o número definido. Essa função é muito útil para medir engajamento com conteúdos paginados.
  • Duração: Quando um visitante permanece no blog ou página por mais tempo que o definido por você, a meta é batida.

Quando uma meta é batida ela se torna uma conversão, o que significa que seu intuito foi cumprido com sucesso.

O uso de metas ajuda a visualizar facilmente se você está alcançando seu objetivo. Por exemplo: se seu objetivo é que o visitante chegue a uma página onde será oferecido um ebook, uma meta de destino poderá te ajudar a analisar seus números.

Aqui você encontra o passo a passo de com fazê-lo.

Google Academy

O Google oferece gratuitamente cursos e lições sobre seus serviços no portal Google Academy . O Analytics está entre eles.

Os cursos têm vários níveis e falam desde como instalar o webanalytics corretamente no seu blog até os recursos e análises de métrica mais avançados.

Os conteúdos foram desenvolvidos originalmente em inglês, mas também estão disponíveis em português. Por isso, essa é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre esse serviço tão útil.

O Google Analytics pode te deixar perdido em meio a tantos números, dados e metas. Porém, saber aproveitar essa ferramenta é uma chave para o sucesso do seu Inbound Marketing.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler o nosso post e saber mais sobre essa importante ferramenta!

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