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Vídeo Institucional: descubra qual é o melhor para sua empresa

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Você já deve ter reparado que os vídeos tem tomado conta das mídias sociais e das estratégias de divulgação de muitas empresas, certo?

Que vídeos estão em alta muita gente já sabe, mas antes de botar a mão na massa é preciso entender o que é mais adequado à sua organização e quais são seus objetivos. Por isso, esse post foi feito para que você entenda um pouco mais de um tipo muito utilizado de divulgação que pode ser o ideal para você: o vídeo institucional!

 

O que é um vídeo institucional?

O objetivo de um vídeo institucional é vender algo a partir de uma boa imagem. O que diferencia um vídeo do outro são muitos fatores, mas o principal deles é: o que você quer vender.

No caso desse tipo de vídeos, a venda não é restrita a produtos ou serviços, muito pelo contrário! Essa estratégia de promoção de uma marca é muito utilizada, também, para a transmissão de ideias e valores de uma organização.

A partir de um público bem definido e um objetivo claro, é possível criar uma boa imagem da sua empresa e aumentar, portanto, a credibilidade que as pessoas têm com sua marca. Para isso, existem as mais diversas formas de promover sua organização.

 

Tipos de vídeo

Por enfatizarem a história do empreendimento ou até mesmo relatos de funcionários, os vídeos institucionais se diferenciam uns dos outros. Dá uma olhada nesses que separamos para você!

 

About Vídeo

Esse tipo de vídeo institucional é aquele que vende uma ideia. Essa transmissão é dada mostrando processos que são comuns na sua empresa, seja de confecção do produto ou serviço.

Nesse tipo de vídeo, uma narrativa é criada para que seu público se prenda mais facilmente ao conteúdo que está sendo assistido. Por esse motivo, ele é bem roteirizado para vender com mais exatidão as ideias a serem transmitidas.

O vídeo abaixo é um exemplo de About Vídeo. A marca Dudalina mostra o processo de produção de uma peça desde sua elaboração gráfica. Assim, uma ideia de exclusividade e preocupação com cada roupa produzida é transmitida, fazendo com que as pessoas se sintam mais confiantes quanto à marca.

https://www.youtube.com/watch?v=67XXaHetZsg

 

Mas não acabamos por aqui! O About Vídeo é um dos mais utilizados pelas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Assim, foram se desenvolvendo outros estilos de vídeo dentro dessa categoria que são mais especializadas para alguns tipos de negócio! Aqui vão dois tipos de negócio que possuem uma forma bem demarcada de vídeos institucionais:

 

1 – Startups

Por se tratarem de empresas novas e com metodologias diferentes do que é usual no mercado o tipo de vídeo mais utilizado pelas Startups é o de animação.

Ao fazer uso de animações, a marca, que muitas vezes não possui contato direto com o cliente, é humanizada e dá ao cliente uma maior sensação de acessibilidade e credibilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=vFlPsvsOKIc

 

2 – App’s complexos

Para aplicativos complexos é interessante fazer um vídeo que mostre a interface do produto e ensine o consumidor, de forma bem didática, a utilizá-lo. Essa estratégia é utilizada por grandes empresas, inclusive pelo uber! Dá só uma olhada nesse exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=D4ky9uX99bg

 

Cultura Corporativa

Se você está em busca de disseminar os valores da sua empresa, esse é o tipo de vídeo ideal! Fazendo uso de imagens não só do processo produtivo, mas também da vida dos funcionários.

Uma tática muito interessante desse estilo é o uso de relato de membros de uma organização. Combinando todos esses fatores com uma trilha sonora ideal o vídeo passa a assumir um caráter emotivo que chama a atenção das pessoas e acaba por transmitir de forma eficaz os valores de uma empresa.

O vídeo abaixo é um bom exemplo de vídeo de cultura corporativa. Ao mostrar a fazenda onde é feito o queijo canastra, os animais e as pessoas envolvidas que estão por trás do processo produtivo a empresa evidencia seu caráter artesanal e rural. Dá só uma olhada!

https://www.youtube.com/watch?v=x97UtjRwH_A

 

Company Story

Quando as pessoas pensam em um vídeo institucional, os de Company Story são os mais recorrentes na mente das pessoas. Ao transmitir a história de uma organização, os vídeos de company story são muito conhecidos e valorizados por empreendedores.

É necessário, entretanto, tomar certo cuidado para que o vídeo não agrade somente ao dono da empresa e deixe seu público de lado. O interessante é se colocar no lugar de seu cliente para entender até que ponto o conhecimento da história do seu negócio pode converter mais vendas e trazer mais lucro.

Um bom exemplo desse tipo de vídeo é o institucional da LDC. Ao contar a história da marca e seus diferenciais, ele se encaixa perfeitamente nesse estilo!

https://www.youtube.com/watch?v=_RrckV08PwQ

 

Qual estilo de vídeo é melhor?

Já vimos que existem diferentes tipos de vídeo e que eles são muito importantes no mercado atual. Os vídeos institucionais agem como um cartão de visitas no mundo digital, por isso é interessante que ele seja bem planejado para atingir as pessoas certas e se comunicar se forma eficiente com seu público.

Além disso, é interessante que seja definido os objetivos de vídeo. Ao definir metas é mais fácil entender qual dos tipos de vídeo institucional aqui citados é mais eficiente e indicado para que você consiga atingi-las.

Diante disso, não existe um segredo ou uma fórmula ideal de vídeo institucional. Para escolher o mais adequado a situação da sua empresa, estabeleça uma meta e, depois, escolha um desses estilos!

 

Gostou do artigo e tem vontade de aprender mais sobre a importância de vídeos para uma empresa? Esse post pode te ajudar nisso!

 

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