Você entra numa famosa rede de lanchonetes, está com pressa e já sabe o que vai pedir. Ao se preparar para falar, o atendente te avisa: “hoje é um dia especial, compre um determinado sanduíche e contribua para essa causa que apoiamos”. Pronto! Você muito provavelmente foi fisgado pelo marketing de causa social.
O que é o marketing de causa social
O marketing de causa social consiste basicamente na vinculação da sua marca a alguma causa social, buscando ao mesmo tempo a visibilidade e a sensibilização dos consumidores. Geralmente, parte do dinheiro arrecadado nas vendas é revertido para algum projeto ou ação social.
Atualmente, a qualidade do produto ainda é relevante, claro, mas é importante que exista também uma ideia atrelada a ele para que possa ressoar e engajar mais os consumidores. Além disso, com as críticas à uma sociedade cada vez mais impessoal, é natural que as pessoas procurem uma espécie de alívio em suas ações cotidianas.
Em um mundo onde cada vez mais problemas sociais são identificados e disseminados, a conscientização da população vai ficando cada vez mais aguçada e sensível a esse tipo de questão.
Pensando assim, o casamento entre marketing e causa social é bastante óbvio. Ao se associar a uma causa, uma empresa consegue tanto criar uma visibilidade para si própria quanto para a causa em questão. É uma troca benéfica para ambos os lados.
Ao se utilizar desse tipo de marketing, você mostra que sua marca possui uma consciência social, ao mesmo tempo em que agrega valor e oferece o alívio já mencionado ao consumidor: quando alguém comprar o seu produto, estará também contribuindo para um bem maior.
Um exemplo clássico de marketing de causa social é o McDia Feliz. A maior campanha do país em prol do combate ao câncer juvenil já é velha conhecida dos consumidores do McDonald’s. Na última campanha, em 2016, a empresa arrecadou mais de 23 milhões de reais, e este ano será realizada dia 26 de agosto.
Outro exemplo é o da Hering que, em 2015, completou 20 anos de parceria com a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, realizada com exclusividade pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). A Hering foi a primeira parceira do IBCC e do famoso “alvo azul”, logo se tornando a marca de roupa mais associada ao combate ao câncer de mama.
Não abrace essa causa
É importante ressaltar, porém, que quem tudo quer, tudo perde.
Não adianta uma empresa se forçar a abraçar uma causa apenas para ganhar visibilidade. O marketing de causa social, como todo tipo de marketing, é uma estratégia que deve ser posta em prática de maneira fundamentada e planejada.
Não vale a pena associar-se à mais recente causa do momento se ela não ressoa com seu público alvo, ou trocar de causa toda campanha como quem troca de roupa. Essa associação entre marca e causa deve ser feita com cuidado e pesquisa, pois se feita de maneira errônea pode danificar (e muito!) a imagem da sua empresa.
É importante também que você não apenas escolha uma causa e rapidamente abandone a ideia. O consumidor tem o desejo de ser fidelizado, ele quer pertencer a algo, e quanto mais engajado e sério você se mostrar em relação à sua causa, mais ele perceberá sua seriedade e dedicação.
Escolha uma causa que você tem interesse em se associar por um longo período de tempo. Assim, mais óbvia e familiar será a associação e mais impacto você poderá realizar dentro de seus objetivos.
Transparência sempre
Já é natural que os consumidores desconfiem das “boas ações” das empresas, uma vez que essas funcionam à base de geração de lucro.
Não podemos ser inocentes e dizer que todas as empresas se utilizam do marketing de causa social 100% pelo bem que fazem. A visibilidade, prestígio e valorização entram nesse acordo, porém, pessoalmente engajadas ou não, é inegável que esse marketing, se bem aplicado, gera incontáveis benefícios para a causa apoiada.
Para que o público de fato se engaje o máximo possível, é necessário que todo o processo seja transparente.
Divulgue exatamente quanto da renda da empresa está sendo destinada à causa. Deixe todas as quantias, objetivos, passos e resultados da campanha claros para seu público. Ele tem que confiar que a sua marca vai fazer o que promete e está de fato fazendo uma diferença.
Podemos então concluir que o marketing de causa social é mais que uma estratégia, é uma oportunidade de divulgação e impacto da sua marca. Lembre-se: não adianta você se engajar em uma causa mas não mostrar resultados. É importante que a causa que você abrace seja de relevância para o seu público e que você se esforce de fato para que ela seja beneficiada pela associação com sua empresa.
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