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Smarketing: o que é e como ele vai ajudar no crescimento da sua empresa

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Marketing e Vendas são dois setores fundamentais dentro de qualquer empresa, já que estão diretamente ligados ao lucro. Partilham uma conexão dentro dos processos da empresa. O marketing atrai os clientes que chegarão até o time de vendas para que possam fechar o negócio. Por isso o Smarketing é uma ótima ferramenta para auxiliar o crescimento da sua empresa.

Apesar disso, eles podem entrar em conflito, já que um pode tentar culpar o outro por eventuais problemas. Para evitar isso, o smarketing pode ser uma ótima escolha para a sua empresa.

A palavra vem da junção de sales e marketing e consiste exatamente no trabalho conjunto entre dois setores. Vamos descobrir mais sobre essa estratégia?

Por que aplicar o smarketing na sua empresa?

Os benefícios da aplicação do smarketing são vários, entre ele podemos citar:

  1. Há um entendimento mais claro das personas do negócio. Ambas as equipes lidam com o público da empresa porém em momentos distintos e sob perspectivas diferentes. Quando trabalhadas em conjunto podem gerar estratégias mais assertivas e focadas.
  2.  É mais fácil conhecer as interações dos clientes com a sua empresa e acompanhar sua jornada. Por consequência deste último fator, há menor perda de leads ao longo do funil de vendas.
  3.  O crescimento que essa aliança pode trazer é a maior vantagem. Segundo a Hubspot, empresas que fazem uso do smarketing têm um crescimento anual de 20%. Contrastando com as empresas que não o fazem, e que diminuem seu crescimento em 4%.

Mas como esta técnica pode ser aplicada?

  1. Alinhe o time e estabeleça metas

    É muito mais fácil que ambos os grupo trabalhem juntos se eles estiverem perseguindo um objetivo comum. De fato, eles se esforçam em função de um mesmo horizonte, o faturamento. Salientar isto pode ser muito útil para conseguir que ambos se unam em torno dele.

    É positivo também esclarecer que tanto a jornada do comprador quanto o ciclo de vida médio do cliente são semelhantes. E, pricipalmente que há apenas um funil de venda para os dois.

  2. Mantenha a comunicação

    É evidente que ambas as equipes precisam se comunicar para que possam agir juntas, mas isso deve ser estrategicamente pensado para que funcione. Também é importante investir em um software de comunicação para que os dois times possam trocar informações.

  3. Vale ter um calendário de reuniões periódicas

    As reuniões podem ser separadas em semanais e mensais, que vão diferir na profundidade e complexidade dos assuntos discutidos.

    Nos dois canais, é fundamental que não apenas informes sejam feitos, mas que conquistas do time de smarketing sejam comemoradas e reconhecidas, visto que isso incentiva o time a continuar perseguindo as metas e objetivos. Algumas vezes, elas podem não apenas existir como um feedback verbal, mas também na forma de um evento de agradecimento, uma gratificação ou recompensa, o que importa é que os colaboradores percebam que seu trabalho está sendo notado e reconhecido.

  4. Crie uma SLA

    Se as metas estão claras e a comunicação já foi estabelecida vamos para o próximo passo. É preciso que os dois times se comprometam a alcançar perspectivas próprias, que se relacionam. Porém são distintas pois eles ainda tem áreas de atuação um pouco diferentes. Um exemplo é ser definido um número de leads que o marketing precisa trazer para a equipe de vendas.  Enquanto a outra equipe deve buscar determinada quantidade de negócios fechados. Assim, são propósitos diferentes mas que ainda tem conexão.

    Para isso, é possível a criação de um Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço. Ele é, em síntese, um acordo firmado entre as duas equipes em que os objetivos conjuntos serão alinhados e as funções individuais serão definidas. Isso permite que haja foco nas atividades certas, processos mais eficientes e melhor mensuração de resultados.

  5. Estabeleça um sistema de Closed-Loop Reporting

    closed-loop reporting é um relatório que permite ao time de vendas reportar ao marketing informações sobre os leads que receberam, o que torna este processo um ciclo e não mais uma linha.Geralmente, a relação entre marketing e vendas é linear. Enquanto a equipe de marketing prospecta e atrai clientes, os vendedores buscam fechar o negócio e fidelizar estes clientes.

  6. O time de vendas pode informar do quão qualificado o lead estava, a receita a ele associada ou através de qual canal ele tomou conhecimento do site da empresa (e-mail marketing, pesquisa orgânica, redes sociais, etc.). Logo, isso vai trazer uma grande melhora na estratégia do marketing.

Você é capaz de perceber agora como o smarketing pode ser uma estratégia positiva? Ele unifica dois setores diferentes que podem muito bem trabalhar juntos e trazer crescimento para a sua empresa.

Portanto, sabendo porque e como aplicar o smarketing, é importante salientar que depois que ele estiver bem organizado e sendo aplicado, os resultados devem ser acompanhados constantemente. Inclusive, é necessário que sejam mensurados através de métricas, afinal, esses dados podem, inclusive, serem usados para otimizar as estratégias do time de smarketing.

Agora que você já conheceu essa ferramenta incrível que vai te ajudar no crescimento da sua empresa, que tal conferir um conteúdo que trata exatamente de maneiras para otimizar suas vendas? Dá uma olhadinha nessas dicas aqui.

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