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A comunicação interna da sua empresa é eficiente?

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Já aconteceu com você de uma mensagem simples e objetiva se tornar algo com significado completamente diferente e gerar uma confusão no seu local de trabalho? Ou de um colaborador não entender alguma regra, meta, ou informação importante da empresa? Esses são resultados de problemas com a comunicação interna de uma empresa.  

É muito importante investir no relacionamento com o público externo, mas não podemos deixar de lado a comunicação dentro da empresa. Afinal, de que adianta falar com quem está fora, mas não falar com quem está dentro? Os colaboradores não são apenas funcionários, são representantes da empresa, e por isso devem entendê-la e confiar nela. Para saber como fazer isso, e com criatividade, é só continuar lendo.

Afinal, o que é comunicação interna?

A comunicação interna nada mais é que um conjunto de ações para facilitar a transmissão de mensagens e a troca de informações dentro de uma empresa. Exemplos: o mural de avisos ou a rede intranet de uma empresa.

Uma prática em que iremos nos aprofundar no decorrer desse post é a política “portas abertas”, segundo a qual o colaborador sempre é convidado a expressar suas dúvidas, sugestões e críticas. A comunicação interna existe para criar uma rede de interação entre os funcionários e, assim, fortalecer seu negócio.

Por que a comunicação interna é importante?

Pois com ela a empresa se torna uma rede de interação única entre funcionários e líderes. Essa rede leva à valorização do colaborador e ao crescimento da empresa. Veja aqui 5 benefícios de uma comunicação interna bem estruturada:

  • Conhecimento sobre a empresa

Com todas as informações claras e objetivas ao seu dispor, o colaborador pode realmente entender a empresa para a qual trabalha. É importante que todo colaborador saiba os objetivos, os valores, a missão e a visão da empresa. Saber mais sobre o seu local de trabalho gera uma maior identificação com o serviço.

  • Aumenta o sentimento de pertencimento

Com uma boa comunicação interna, o funcionário passa a conhecer melhor seu ambiente de trabalho e se sente valorizado, já que sua opinião é considerada na hora das decisões da empresa. Sendo assim, o sentimento de pertencimento àquele ambiente cresce, e “a empresa que trabalho” passa a ser vista como “a nossa empresa”.

  • Evita fofocas

O telefone sem fio pode acontecer algumas vezes nas empresas, o que é perigoso, principalmente por ele ser responsável pela distorção de mensagens e pela criação de intrigas. A comunicação interna permite que a informação seja transmitida de forma clara, objetiva e, portanto, eficaz.

  • Espaço para dúvidas e sugestões

É importante que seus colaboradores se sintam confortáveis para tirar dúvidas. Assim, a probabilidade de erro é menor. Além disso, a possibilidade de dar sugestões, e até fazer críticas, pode contribuir para o crescimento da empresa.

  • Melhora a imagem da sua empresa

Um funcionário que “veste a camisa” também defende a empresa. O sentimento de pertencimento e a boa convivência no ambiente empresarial acabam por deixar os funcionários mais satisfeitos. A partir daí, a visão externa da sua empresa vai melhorar por meio da mudança interna, afinal, seus membros se tornarão promotores da sua marca.

Minha comunicação interna está funcionando?

Algumas perguntas podem te ajudar a saber se a comunicação dentro da sua empresa está funcionando. Seguem 3 exemplos:

  1. Os seus colaboradores entendem realmente a empresa – seus objetivos, valores, missão e visão?
  2. Há uma rede de comunicação bem estabelecida? Ouu algumas vezes há confusão entre mensagens?
  3. Você percebe que seus colaboradores se sentem parte da empresa? Esses funcionários se sentem integrados ao ambiente de trabalho e a seus colegas, sejam eles líderes ou não?

Você pode se fazer essas perguntas, mas também vale perguntar aos seus colaboradores. Já que o assunto é comunicação interna, por que não ouvir a opinião deles? Se as respostas forem negativas, você pode estar enfrentando problemas nessa área.

Vamos ao prático?

Existem diversos meios de comunicação interna, como: mural de avisos, intranet, jornal interno, e-mail, canal de vídeo interno, e TV corporativa. Dentre esses, os mais simples são o mural de avisos, o e-mail e a caixa de sugestões.

  • Mural de avisos:

É uma das formas mais tradicionais de se comunicar com o público interno. Normalmente, é atualizado com panfletos e cartazes periodicamente. A dica é colocá-lo em locais de grande circulação, como um refeitório.

  • Caixa de sugestões:

Uma caixa de sugestões simples e colocada em local estratégico é uma boa forma de ouvir os funcionários mais tímidos.

  • E-mail:

Também é muito utilizado para comunicação interna. Lembre-se de caprichar nos títulos para garantir que o e-mail seja aberto. Além disso é importante elaborar o conteúdo de forma atrativa e clara, para sua mensagem ser compreendida da melhor forma possível.

Além de meios, existem práticas para uma boa comunicação interna. Confira esses 3 exemplos:

  • Política de portas abertas

Consiste em deixar os funcionários confortáveis para conversar com os líderes. Literalmente ou não, sempre mantenha as portas dos escritórios abertas para o diálogo.

  • Feedback

O feedback pode parecer assustador, mas seu objetivo é o crescimento. Deve-se adotar uma postura positiva e lembrar ao funcionário a importância do feedback para o crescimento individual e da empresa. Assim, além de todos crescerem com o aprendizado, essa prática gera uma conversa entre o líder e o colaborador.

  • Linguagem

É preciso adaptar a linguagem ao falar com os colaboradores, para que todos compreendam a mensagem claramente. Todos são iguais do ponto de vista da comunicação interna. O uso de palavras como “nossa empresa” é  muito bem vindo nesse momento.

Mas você não quer uma comunicação interna cinza, sem graça e formal, certo? Afinal quanto maior a criatividade em uma mensagem, maior a probabilidade de ela se propagar. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa ‘‘Alive With Ideas”, 93% dos entrevistados acredita na importância da criatividade na comunicação interna, e 81% confirmam que isso reflete na maneira com que eles se engajam em uma estratégia.

Por isso, lembre-se de pensar “fora da caixa” e não abrir mão da criatividade na hora de se comunicar com seus colaboradores.

Pronto para começar?

Para que seus funcionários se sintam integrados e para aumentar a produtividade, já sabe, a  comunicação interna é a solução. Lembre-se de que existem práticas simples e que podem começar hoje mesmo, então não perca tempo!

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