Existem vários fatores que influenciam na imagem e no reconhecimento de uma empresa. Você provavelmente já deve saber a respeito da importância de uma identidade visual. Esse termo representa a unidade de elementos visuais estipulados na construção de uma marca. O intuito do conceito é gerar reconhecimento e identificação para a mesma.
Mas além de uma identidade visual bem definida, é preciso que todo o material de papelaria de um negócio seja padronizado e siga as diretrizes estipuladas no guia de identidade visual. Assim, sua empresa passará uma imagem muito mais profissional. Desse modo, devido à referência visual, o reconhecimento da mesma será facilitado.
Afinal, o que é papelaria?
Chamamos de papelaria todo material impresso que efetivamente representa uma marca. Esses elementos geralmente são utilizados no cotidiano de uma empresa e estão presentes desde o contato com um fornecedor até a entrega de um produto ao cliente. A papelaria é, então, a materialização da identidade visual de uma marca.
Logo, além de conhecer bem a identidade visual da sua empresa, é preciso saber quais são as aplicações de papelaria. Em seguida, é importante analisar qual deve ser utilizada no seu negócio, com base na função específica e o objetivo comercial de cada uma.
Confira abaixo alguns exemplos de papelaria corporativa e a função de cada uma delas.
Cartão de visitas
O cartão de visitas é o instrumento principal e mais simples para promoção física de todo negócio. Seja em um networking, um contato com fornecedor ou até mesmo com o cliente, um bom cartão de visitas também causa uma boa impressão sobre você e seu negócio.
No cartão de visitas, é importante que o logotipo da sua empresa esteja colocado de uma maneira visível e de fácil reconhecimento. Existem formatos padrões de cartão de visita, mas é sempre interessante inovar com novos recortes ou acabamentos diferenciados.
É interessante também ter em mente que o cartão de visitas tem grande representatividade. Simboliza um aperto de mão entre sua marca e seus potenciais clientes e parceiros. Assim, ele deve conter as informações necessárias para que um bom contato seja estabelecido. Além disso, um design que chame a atenção e faça ele se diferenciar dentre os outros é fundamental.
Papel Timbrado
O papel timbrado é uma maneira formal de comunicação dentro do seu negócio e entre empresas e clientes. Ele consegue transmitir um caráter profissional e de credibilidade para o sua marca.
Esse documento é feito geralmente no formato A4 (21 x 29,7 cm), de acordo com o padrão de papéis da ABNT. Ele é utilizado na maioria das vezes em contratos, orçamentos, cartas e outras ações que possam exigir uma padronização.
Não se esqueça de que a identidade visual do seu negócio também deve estar presente no papel timbrado. Isto é, certifique-se sempre de que ele contenha o seu logotipo e as cores institucionais de seu negócio. Outras informações, como o contato e endereço da sua empresa, também são indispensáveis.
Envelope
Um envelope personalizado, com características que dialoguem com a identidade visual do seu negócio é um importante elemento de comunicação da sua marca. Imagine receber um envelope branco e um envelope personalizado. Possivelmente o personalizado irá transmitir mais confiança e credibilidade, não é mesmo?
Utilizar envelopes exclusivos e que tenham “a cara” do seu negócio é uma forma de dizer ao seu público que você se atenta até mesmo aos mínimos detalhes.
Pasta
Esse material é um grande diferencial para uma empresa. Além de ser um produto útil, a pasta é uma importante forma de divulgar sua marca para outras pessoas.
Como um importante elemento que reforça o caráter corporativo e profissional de uma empresa, a pasta deve ser utilizada de maneira estratégica. Como nesse material geralmente são carregados documentos importantes e que não devem ser perdidos, seu recorte deve ser bem funcional. Além disso, a identidade visual deve seguir os padrões da sua marca.
Assim como o envelope, uma pasta customizada é um bom sinal. Significa que você se preocupa com os mínimos detalhes da imagem da sua empresa.
Existem muitas outras aplicações de papelaria corporativa. Você deve sempre analisar qual é a melhor de acordo com o tipo de negócio que você possui. Ter atenção aos detalhes é muito importante. É o que ajuda a criar uma imagem cada vez mais profissional e com credibilidade para uma empresa
Agora que você já conhece a aplicação da papelaria corporativa dentro de uma empresa, veja porque é importante não negligenciar a produção gráfica da sua empresa nesse post!