O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes no marketing digital e o meio de comunicação mais usado para manter o relacionamento com clientes. Como uma das ferramentas usadas no Inbound Marketing, ele tem a função de atrair voluntariamente os consumidores para seu site.
Estudos comprovam que o E-mail tem cerca de 3x mais usuários que as contas de Twitter e Facebook juntas. Além disso, cerca de 91% de seus usuários checam diariamente seus e-mails e 66% afirmaram já terem comprado a partir de e-mails marketing.
Diante de tantos benefícios, muitas pessoas tendem a se questionar: “se ele é uma ferramenta tão utilizada, é só eu começar uma campanha de e-mail marketing que automaticamente minhas vendas vão subir?”. A resposta para essa pergunta é não, e você irá entendê-la em breve.
Os erros que você deve evitar
Apesar de ser muito eficiente para atrair e nutrir sua lista de clientes, há erros comuns cometidos por muitas empresas no envio desse e-mail, que podem te afastar do seu objetivo. A fim de te ajudar a ser mais eficaz nas suas campanhas de e-mail marketing, listamos alguns dos erros mais comuns para que você não os cometa:
1. Não segmentar sua lista de contatos
Um dos erros mais comuns em uma campanha de e-mail marketing é enviar o mesmo conteúdo para toda sua base de dados. Você deve ter em mente que seus clientes possuem singularidades como gênero, idade e possuem interesses diferentes. Vamos a um exemplo prático:
Suponha que você enviou uma promoção de sapatos femininos de salto alto. Ao abrir o e-mail, Maria achou interessante e comprou o sapato. Já quando Paulo abriu o mesmo e-mail, o conteúdo fez ele se descadastrar da sua base de dados por achar que tal conteúdo não lhe interessava.
2. Não escolher bem o assunto do e-mail
O número de e-mails que recebemos na correria do dia-a-dia tem crescido. Por isso, o assunto acaba sendo uma das partes mais importantes do seu e-mail e é ele quem vai chamar a atenção do seu cliente entre tantos outros.
Dica: Seja curto e direto, mas ainda assim irresistível. Assuntos muito longos vão diminuir a taxa de abertura por parte de seus clientes, já e-mails que trazem urgência em seu título são mais eficientes. Sendo assim, aqui vão algumas palavras chaves que podem te ajudar:
- Expiração;
- Tempo limitado;
- Última chance;
- Ainda dá tempo.
Só é preciso dosar o uso delas e se atentar para que o tom do e-mail não pareça muito dramático.
3. Ignorar o mobile
Como dito acima, a correria do dia-a-dia nos obriga a ser cada vez mais dinâmicos. Tenha em mente que grande parte dos seus clientes vão checar seus e-mails pelo smartphone.
Muitas empresas se esquecem disso e não produzem conteúdo responsivo, ou seja, que se ajustem ao formato da plataforma usada. Seja um computador, tablet ou smartphone – o layout deve ser visualmente amigável e de fácil leitura.
4. Falta de autenticidade
Sabemos da importância de se construir uma persona para sua empresa para que ela possa se comunicar com seu público. Sendo assim, sempre que escrever um e-mail marketing tenha em mente essa persona, sua forma de falar e seu vocabulário.
Se seu público for composto majoritariamente por jovens, por exemplo, seus e-mails não podem conter textos muito extravagantes ou excessivamente formais – eles vão soar falsos e impessoais.
5. A mensagem é impessoal demais
Humanizar a marca é essencial para seu sucesso, pois seus clientes precisam sentir que estão conversando com alguém de verdade. Assim, e-mails marketing assinados cumprem muito bem esse papel. Ao lê-los, seu cliente tem que acreditar que aquele e-mail foi escrito especialmente para ele e por uma pessoa real, e não por uma máquina de produção em massa.
6. Muito e-mail, pouco conteúdo
A frequência do e-mail marketing é muito importante, mas ainda é um erro constante para a maioria das empresas. Lotar a caixa de e-mail dos seus clientes não fará com que eles comprem! Nesse caso, menos pode ser mais.
Tanto a quantidade quanto a qualidade são levados em conta. Se não possui um conteúdo relevante não envie e-mails só por enviar, envie apenas se este for interessante.
Isso vale também para o contrário, não fique muito tempo sem nutrir seus clientes. Produza conteúdo relevante e os envie, só assim é que eles terão acesso a ele.
7. Negligenciar a mensuração
Por último, mas nem de longe o menos importante, toda campanha de marketing deve ser mensurada, seja ela online ou offline.
É através da análise de taxas de cliques e taxa de abertura que você vai medir o sucesso da sua campanha. Para isso, existem diversas ferramentas que automatizam o envio do e-mail marketing e sua posterior análise, tornando o envio mais ágil e focado em conversões.
Esses são os 7 erros mais cometidos pelas empresas na hora de criar uma campanha de e-mail marketing.
Não seja como elas, assine nossa newsletter e continue a receber dicas e conteúdos exclusivos de como tornar efetivo o marketing da sua empresa!