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Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

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Já parou para pensar que o nosso cérebro e, consequentemente, o nosso corpo estão sempre reagindo a estímulos? E se eu te contasse que o mundo publicitário utiliza desses estímulos para construir ações de marketing e que isso se chama neuromarketing. Ficou interessado? Continue descendo a página que vou te explicar melhor sobre o assunto e como seu comércio pode beneficiar-se.

O QUE É O NEUROMARKETING

Esse éum termo muito amplo, mas que em geral significa o uso de estudo dos sinais fisiológicos e neurais que são ativados por um consumidor no momento de compra ou contato com a marca. O termo também pode referir-se aos testes e coletas desses dados em si. Esses estudos podem envolver, por exemplo, a análise da atividade cerebral, o rastreamento dos movimentos oculares e a frequência cardiorrespiratória ao apresentar as mesmas embalagens em cores diferentes para um mesmo público.

Aqui vamos focar mais em como o mundo da comunicação utiliza dessa expertise e como você pode utilizar  também. Para entendermos melhor precisamos ter em mente que tudo começa na cabeça. Diversos fatores podem influenciar um consumidor no momento decisivo de compra, seja o custo-benefício, a apresentação do produto e/ou serviço ou uma recomendação. Desse modo, se temos múltiplos fatores que influenciam esse momento, o ideal seria estudar quais causam maiores efeitos assertivos no consumidor na hora de engajar com uma marca. Inúmeros sites e empresas disponibilizam esses dados e resultados de testes.

Um exemplo de teste foi o conduzido pelo psicólogo especialista em marketing James Breeze. Ele fez um estudo sobre como as pessoas veem anúncios de bebês utilizando dois anúncios diferentes com o mesmo bebê. Em um, o bebê está olhando para o observador, atraindo-o diretamente. No segundo, o olhar está direcionado para o conteúdo do anúncio. Ele notou que mais atenção foi dada à mensagem no segundo anúncio de exemplo, revelando que o consumidor olha para onde o sujeito olha. Insights simples como esses levaram a mudanças de estratégias de olhar utilizadas por anunciantes. 

COMO O NEUROMARKETING FUNCIONA NA PRÁTICA?

Para se beneficiar da metodologia não é preciso submeter seus cliente a nenhum tipo de teste mental, basta somente pesquisar por informações e estudos já feitos que norteiam como aplicar o conhecimento da área. Em geral, elas envolvem o estímulo de algum sentido ou apelo mental.

Um exemplo comum é a psicologia das cores, a análise de como as cores afetam emocionalmente as pessoas e que sentidos são gerados. Diversas marcas utilizam desse conhecimento para induzir a algo ou transmitir uma mensagem em sua identidade visual. Não é à toa que grandes redes de fast-food como Mcdonalds e Burger King utilizam do amarelo e do vermelho, cores enérgicas que proporcionam senso de urgência e podem induzir a fome. 

Imagem: Unsplash – OLYMPUS CORPORATION, E-M1MarkII

Há também a psicologia sensorial, uma perspectiva ainda mais direta que envolve a compreensão do papel dos cincos sentidos na decisão de compra. A aplicação de cores, texturas, aromas, sons e sabores nas lojas físicas pode ser um ponto-chave para influenciar um cliente a comprar ou contratar algo. Em 2019, um estudo do Journal of Marketing evidenciou que a presença de aroma nas lojas resultava em um aumento de vendas de 3% em comparação com lojas sem. 

A Play-Doh foi uma das primeiras marcas a aplicar a técnica, chegando até a patentear sua fragrância almiscarada que lembra baunilha. A ativação do olfato no cérebro está muito relacionada à regulação de memórias e emoções, o que facilita a criação de uma experiência única e de um vínculo emocional entre a marca e o consumidor. 

Outra aplicação comum do neuromarketing são os gatilhos mentais, impulsos psicológicos que visam ativas respostas automáticas. As promoções e edições limitadas de produtos são exemplos disso, elas brincam com a ideia de escassez e o medo de perder uma oportunidade única.

NÃO FIQUE POR FORA

Legal como coisas sutis nos influenciam a comprar algo né? Para mais estratégias sobre impulsionamento de vendas, confira um texto no nosso blog sobre sucesso no E-commerce.

Mas você deve estar pensando “como eu consigo utilizar desse conhecimento?” e a resposta é: por meio da CRIA. Podemos te ajudar a fazer ações estratégicas de marketing, seja com o nosso serviço de planejamento de campanha ou o de gestão de mídias utilizando de conhecimentos do neuromarketing. Está esperando o que para entrar em contato com a gente e aumentar suas vendas?

Diego Benjamin

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