Quem nunca foi ao mercado e se deparou com um stand degustação de uma marca de café? Ou então entrou numa loja de roupas que tocava aquela música que mexe com o coração? Essas e outras situações são verdadeiros exemplos do chamado marketing de experiência, que visa oferecer não somente um produto ou serviço, mas uma memória marcante.
Ele vem tomando conta das grandes campanhas publicitárias, como uma jogada de mestre das organizações para engajar o público.
MAS AFINAL, O QUE É O MARKETING DE EXPERIÊNCIA?
Trata-se de uma estratégia de promoção de um produto ou serviço que une 5 fatores principais: capacidades sensoriais, emocionais, cognitivas, comportamentais e de identificação. É por meio delas que o consumidor é conquistado, ou seja, a venda, aqui, não se limita ao que é adquirido, mas ao conceito por trás daquela aquisição: a tal tendência da vibe do mercado.
E COMO O MARKETING EXPERIENCIAL ATUA?
A aplicação do marketing de experiência se dá dentro dos 3 Vs que o constroem: verdade, vontade e valor. A verdade é o que capta o cliente, a mensagem que o atinge. A famosa história de que a primeira impressão é a que fica? Verdade!
Quando esse contato é feito de forma assertiva, o potencial de vontade aumenta. E, cá entre nós, a vontade é tudo o que o consumidor precisa para engajar uma campanha, desde o compartilhamento até a compra. O lance inicial de uma baita partida!
Por fim, o valor, que se dá na união da identificação com o resultado das expectativas. A partir dele é possível, por exemplo, medir o sucesso de uma peça publicitária dessa natureza.
A resposta é simples: claro que sim! Elaborar esse tipo de campanha pode ser, em alguns casos, trabalhoso, mas os feedbacks geralmente compensam o esforço. Além disso, é uma excelente oportunidade de desenvolver as habilidades do time responsável pela criação.
Estratégias de persuasão inovadoras são pensadas exatamente para gerar esse frisson e atrair as pessoas certas, ou seja, a marca se propõe a sair da zona de conforto do ramo e, através da sensibilidade do consumidor, conquistá-lo.
BURGER KING FT. MARI MARIA MAKEUP: CASE QUE INSPIRA
Nas últimas semanas, a parceria entre a rede de fast food e a empresa de maquiagens deu o que falar nas redes. Em uma versão 2.0, a união de BK e Mari Maria funcionou da seguinte maneira: um combo especial, disponibilizado nos estabelecimentos das capitais brasileiras numa data específica, que acompanhava o gloss da blogueira.
As opções ‘Fire Kiss Taste’, de sensorial quente, ‘Ice Kiss Pistache’, de sensorial gelado e ‘Ice Kiss Doce de Leite’, lançamento de sensorial gelado, movimentaram filas nas lojas Burger King, levando para adquirir o combo exclusivo, além das fãs de Mari Maria, amigos, namorados e familiares dessas fãs. Nessa situação, a intenção de presentear uma pessoa querida veio à tona durante a divulgação da ativação, fazendo com que a experiência desse marketing circulasse ainda mais.
A collab propiciou não somente o faturamento de ambos participantes, mas também o fortalecimento das relações dos consumidores. Uma associação eficiente às boas lembranças impacta diretamente o sucesso da adesão pública, especialmente quando falamos sobre os comportamentos de consumo da Geração Z.
Para saber mais sobre outros tipos de marketing, como o marketing de busca, clique aqui.
Para conferir mais sobre o marketing de experiência, veja o post no Insta da CRIA.
Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.
Vivemos em uma era em que a compra online tornou-se parte efetiva da rotina da…
Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…
Descubra a estratégia por trás dos Reels e gere mais engajamento para a sua marca
Descubra o que é a comunicação humanizada e como ela pode valorizar sua marca no…
Descubra o poder do marketing sensorial para a sua marca e aprenda que a sua…