Vivemos em uma era em que a compra online tornou-se parte efetiva da rotina da maior parte da população. Afinal, quem não gosta de comprar com conforto, segurança e sem sair de casa? O mercado digital, há muito tempo, deixou de ser um ambiente secundário para vendas. No Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o e-commerce mais do que quintuplicou desde 2016 e, só em 2023, movimentou cerca de R$196,1 bilhões no país.
Pensando nisso, desenvolver estratégias de vendas on-line torna-se essencial para o posicionamento da sua marca — e o marketing de busca é um dos métodos mais eficazes para isso. Por meio de técnicas como Search Engine Optimization (SEO) e anúncios pagos, as empresas conseguem atrair visitantes qualificados e converter essas buscas em vendas.
Aqui, vamos explorar ferramentas digitais capazes de fortalecer sua presença no mercado e impulsionar, ainda mais, os seus resultados!
“Como aumentar as minhas vendas on-line?” Conheça o marketing de busca!
O marketing de busca é uma estratégia de marketing digital responsável por proporcionar uma maior visibilidade e relevância de um negócio nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e DuckDuckGo. Assim, por meio de técnicas que buscam otimizar o conteúdo, é possível manter o seu site como um dos primeiros resultados das pesquisas.
Quais técnicas utilizar?
SEO (Search Engine Optimization):
O que é SEO?
Essa técnica é uma das principais ferramentas do marketing de busca. Ela é responsável por promover a otimização do conteúdo do seu site, por meio da implementação de palavras-chaves e da potencialização de elementos técnicos. Assim, o seu site poderá ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca e obterá uma classificação superior nos resultados.
Exemplos de empresas que utilizam SEO:
Nike:
A Nike, como uma grande empresa de calçados, roupas e acessórios, concentra-se em utilizar a técnica de SEO para encaminhar os seus clientes para o seu site, visando levá-los a adquirir os seus produtos. Dessa forma, por meio da integração eficaz de palavras-chaves e descrições detalhadas dos produtos em em suas páginas, a Nike potencializa o número de visitantes e clientes em seus sites.
Fonte: site oficial da Nike
Amazon:
A Amazon, como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, não deixa de impulsionar as suas vendas com a técnica de SEO. Assim como a Nike, a empresa estadunidense otimiza suas páginas de produto com títulos ricos em palavras-chave, combinando marca, tipo, uso e benefício — como em “Samsung Galaxy S23 Ultra Smartphone 512GB 5G Android”.
Fonte: site oficial da Amazon
Tráfego pago:
O que é tráfego pago?
Provavelmente, você já se deparou com algum site “patrocinado” nos resultados de suas buscas pela internet. Se isso já ocorreu com você, é porque estava diante de um site utilizando estratégias de tráfego pago. Essa ferramenta consiste, basicamente, no investimento de dinheiro em plataformas de anúncio para que o seu site ganhe maior visibilidade nos mecanismos de busca.
Como o tráfego pago funciona?
Custo por Clique (CPC): utilizando essa estratégia você paga um valor para a plataforma em cada vez que o seu anúncio tiver um clique, ou, você também pode optar por estipular um valor máximo de investimento. Portanto, quando esse valor for finalizado o seu anúncio não permanecerá mais na web.
Custo por Mil Impressões (CPM): outra alternativa de estratégia de tráfego pago é o CPM. Nessa categoria, o pagamento para a plataforma é feito a cada vez em que o seu anúncio alcança mil visualizações.
Exemplos de empresas que utilizam tráfego pago:
Anteriormente vimos que o tráfego pago é uma das formas de impulsionar a visibilidade da sua marca. Uma possibilidade muito recorrente da implementação dessa técnica entre as empresas, por exemplo, é a utilização dessa ferramenta para potencializar o número de acessos ao seu site. Isso porque, ao usufruir do tráfego pago, ele será o primeiro ou um dos primeiros a aparecer no mecanismo de busca.
Spotify:
Fonte: Google
Facebook:
Fonte: Google
Interfaces digitais e o marketing de busca
Qual a importância de você ter um bom site para alcançar o potencial do marketing de busca?
Ter um site significa ter uma vitrine no mundo virtual, significa posicionar a sua marca e levá-la muito mais além do que ela alcançaria apenas em espaços físicos. O desenvolvimento de uma interface digital para a sua empresa permite que a sua marca conecte-se aos clientes por meio do mundo virtual. Desse modo, ao estar presente de forma on-line e poder ser encontrada por meio dos mecanismos de busca, a sua empresa permite a transformação de acessos no site em vendas.
Além disso, no mundo digital, as marcas concorrem, por muitas vezes, não tanto pelo tamanho da empresa, mas pela credibilidade e pelo profissionalismo que transmitem por meio de sua “vitrine virtual”. Ao investir em técnicas de SEO, por exemplo, a marca potencializa a sua visibilidade e a sua relevância no mercado virtual, aspectos intrínsecos a designação de caráter profissional a uma empresa.
Ou seja, ter um site consolidado permite que a sua empresa tenha:
- Visibilidade;
- Relevância;
- Credibilidade;
- Maior número de vendas;
- Posicionamento de marca.
Conclusão:
Agora que você já está por dentro das técnicas do marketing de busca e sabe a importância de estar bem posicionado no mundo digital, que tal começar essa jornada virtual junto com a gente? Aqui na Cria UFMG nós podemos ajudar você, empreendedor ou empreendedora a posicionar a sua empresa no mercado digital e transformar as visitas ao seu site em vendas. Conheça o nosso serviço personalizado de design de interface digitais, e juntos vamos impulsionar as suas vendas!
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o que o marketing de busca pode te oferecer? Acesse o nosso Instagram (@CriaUFMG) e confira o nosso post sobre o desenvolvimento do site da Farmavax.