Domingo, 2 de fevereiro, ocorreu em Los Angeles um dos eventos mais importantes para a indústria musical: o Grammy Awards. A premiação, realizada a mais de 60 anos, reúne diversos cantores e produtores, que aproveitam a visibilidade do momento para reforçar uma posição e seus ideais. Mas como eles fazem isso? Neste artigo, a Cria revela as estratégias de posicionamento dos artistas no Grammy.
Primeiro, vamos falar sobre a importância de um bom posicionamento. Essa realidade é importante porque promove a criação ou o reforço de uma identidade para o artista. Com isso, o cantor pode alavancar causas nas quais acredita e desenvolver uma conexão maior com seu público, um dos fatores que influenciam na fidelização de fãs. Tudo isso pode ser traduzido para o contexto de uma marca. Para saber mais, basta acessar o artigo do nosso blog que fala sobre como o posicionamento de marca impacta seu negócio.
Agora que discutimos o contexto, vamos analisar as estratégias de posicionamento dos artistas no Grammy:
Um artista bem posicionado é aquele que defende causas nas quais acredita e pelas quais luta. Isso pode ser feito tanto por meio da composição de suas próprias músicas quanto por discursos durante as premiações.
Grandes exemplos dessa estratégia são Chappell Roan, que, após ganhar como Artista Revelação, citou a falta de cuidado e suporte que as gravadoras têm com pequenos artistas e como isso é prejudicial para a saúde deles – uma declaração feita em um evento que reúne as maiores gravadoras da indústria. E a rapper Doechii, que, após ser apenas a terceira mulher a conquistar o Grammy de Melhor Álbum de Rap, demonstrou com suas palavras que garotas negras podem chegar onde quiserem.
Essa estratégia é extremamente importante porque, além de mostrar um posicionamento em relação a realidades sociais e à indústria, ela conecta o cantor com o seu público, que possui as mesmas crenças. Muitas pessoas se sentem impactadas por essas palavras e se veem, cada vez mais, no artista na tela da televisão.
Durante a premiação, ocorrem diversos discursos e performances, e o público fica atento à maneira como seus artistas favoritos reagem a esses acontecimentos.
Nesse território, com câmeras filmando constantemente, toda ação é um posicionamento. Dançar durante uma música, se emocionar em um discurso e aplaudir de pé são posicionamentos. Eles demonstram a maneira como um artista enxerga o evento e seus participantes.
Um exemplo claro disso é o comportamento de Taylor Swift, que aparece durante as performances cantando e dançando e não hesita em aplaudir, de pé, alguém, mostrando respeito e admiração pelos outros artistas. Isso revela que ela admira outros, assim como os fãs admiram ela.
Ainda durante o evento, ocorrem diversas performances, que podem ser solo ou em conjunto. A forma como um artista se apresenta diz muito sobre o seu posicionamento. A produção por trás, o figurino, os dançarinos e o cenário podem mudar a percepção do público e, mais uma vez, revelar os ideais e opiniões do artista.
Por exemplo, Billie Eilish se apresentou com um cenário bem simples, mas que representa sua terra natal, Los Angeles, que passou por queimadas devastadoras no mês de janeiro. Nesse sentido, ela faz um posicionamento a respeito da preservação do lugar onde nasceu.
Assim, as performances deixam de ser apenas momentos de entretenimento, tornando-se um meio poderoso de comunicação com o público, reforçando um posicionamento e, ao mesmo tempo, assumindo a função de promover transformação e conscientização ao telespectador.
Ao longo deste texto, você conferiu algumas estratégias de posicionamento dos artistas no Grammy e a sua importância. Como dito anteriormente, é possível fazer um paralelo dessas situações com a realidade de uma marca, que precisa estar bem posicionada atualmente.
E, para você que se interessou por essas estratégias e precisa de ajuda, a Cria oferece os serviços de Consultoria de Marca, que auxilia na comunicação da empresa com o público, e de Branding, que gerencia a imagem e a identidade de uma marca. Entre em contato conosco para saber mais!
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