O consumo de bens e serviços já deixou de ser (há muito tempo) somente sobre o que está sendo objetivamente vendido. Trata-se de uma cultura, que insere valores e princípios sobre a mercadoria. Tendo isso em vista, num mundo em que as pautas de sustentabilidade têm relevância crescente, as empresas devem se adaptar a essa nova demanda social e econômica.
No último relatório da Kantar, empresa de pesquisa de mercado, a sustentabilidade fundida ao marketing aparece como uma tendência para 2025. Isso porque 93% dos consumidores do mundo todo afirmam desejar um estilo de vida mais sustentável. Além disso, a análise de dados da BrandZ da Kantar sugere que a sustentabilidade contribui com US$ 193 bilhões para o valor das 100 maiores marcas do mundo.
É aí que o marketing sustentável entra na jogada: é preciso traçar estratégias para associar a empresa a iniciativas que, de fato, trazem benefícios ao meio ambiente e, consequentemente, ao público consumidor.
E não basta ficar apenas no plano do discurso! É essencial colocar a mão na massa e mostrar comprometimento em projetos verdadeiros, que busquem a conscientização do público acerca da pauta sustentável, aliado ao crescimento financeiro sem o detrimento da saúde ambiental.
A seguir, veja alguns exemplos para se inspirar e aplicar na sua empresa!
Natura
A Natura é uma marca cuja identidade está enraizada na sustentabilidade. Desde o seu nome até a estética, toda a comunicação visual está atrelada à natureza.
Mas, como vimos anteriormente, esse posicionamento não deve ficar somente na superfície. A empresa desenvolveu iniciativas que conciliam o bem-estar socioambiental ao lucro empresarial. Uma dessas iniciativas é o uso de matérias primas obtidas por meio de comunidades extrativistas nativas da Amazônia. A partir disso, surge uma relação justa com essas populações, que obtêm renda e, ao mesmo tempo, possibilita a preservação das fontes de matéria-prima dos cosméticos.
Além disso, todas as embalagens dos produtos são feitas de papel reciclado e possuem opções de refil para reduzir o descarte desnecessário de estruturas de plástico.
Amo Karité
Já a marca Amo Karité tem como sua principal matéria-prima a manteiga de karité, que é obtida a partir da cooperação com mulheres na África. Isso busca promover um comércio saudável, impulsionar a economia local e assegurar que os métodos de extração sejam ecológicos.
Somado a isso, a marca também investe em produtos multifuncionais e minimalistas, a exemplo daquele ilustrado pela imagem, que pode ser utilizado como blush, batom e sombra. Seu tamanho reduzido dispensa a necessidade de embalagens plásticas e sua funcionalidade múltipla promove um consumo mais consciente.
(E falando em embalagem, aqui na Cria UFMG oferecemos o serviço de design de embalagens…)
Conclusão
Integrar a sustentabilidade ao DNA da empresa não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma estratégia de negócio poderosa. Os consumidores atuais, sobretudo o público jovem oriundo da Geração Z, valorizam marcas que demonstram atitude frente a necessidade de promover a sustentabilidade.
Portanto, ao adotar práticas sustentáveis e comunicá-las com autenticidade, sua empresa pode contribuir para uma sociedade melhor, como também pode se destacar no mercado competitivo de hoje. Está na hora de transformar o discurso em ação!
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