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A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

O aftermovie pode ser uma ótima ferramenta do audiovisual para fortalecer sua marca
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Que você já se deparou com um Aftermovie enquanto rolava o feed de alguma rede social, disso eu já sei. Agora, você sabe qual é a importância desse tipo de vídeo para o fortalecimento das marcas? Pode deixar que, neste artigo, a Cria te explica!

Profissional operando uma câmera filmadora durante um evento
Profissional operando uma câmera filmadora. Fonte: frimufilms no Freepik

O QUE É UM AFTERMOVIE?

Aftermovie” é a junção de duas palavras em inglês: After (depois) e Movie (filme). Dessa forma, o aftermovie é um “filme do depois”, uma gravação do que já foi vivido. Mas o que essas gravações realmente representam? Geralmente, esses vídeos capturam os melhores momentos de eventos, festas ou cerimônias, que vão desde os bastidores e a organização até a parte vivenciada pelo público.

Nesse contexto, os Aftermovies podem ser muito diversos, seja pela edição, com vinhetas e letterings, pela duração do vídeo, ou pela escolha da trilha sonora. A produção planeja tudo cuidadosamente, de forma a transmitir a individualidade e a energia de cada evento filmado e envolver o público de maneira única.

Agora que você já sabe mais sobre esse famoso recurso do audiovisual, veja como esse conteúdo é uma ferramenta essencial para fortalecer a identidade e o impacto de uma marca no mercado:

1. Conexão com o público

Produzir um Aftermovie não significa apenas documentar um evento, mas também criar uma experiência que desperta sentimentos como nostalgia, emoção e felicidade. Sentimentos estes que vão conectar as pessoas diretamente com a marca. Esse tipo de conteúdo audiovisual tem o poder de estabelecer uma ligação profunda com a audiência, ao capturar sua atenção de maneira coesa. As pessoas se reconhecem no vídeo, no evento e, consequentemente, na marca, criando uma identificação verdadeira e duradoura, uma vez que um Aftermovie também é um recurso duradouro.

2. Aumento do alcance

Atualmente, é certo falar que as redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação de vídeos, pois esse formato de conteúdo tem um alto potencial de alcance. Nesse contexto, promover um Aftermovie nas mídias sociais tende a ser mais vantajoso do que simplesmente compartilhar imagens do evento. Com um maior alcance, o vídeo atrai um público novo e contribui para um aumento no número de seguidores, o que reforça ainda mais a importância do Aftermovie no fortalecimento de marcas.

Quer saber mais sobre o potencial dos vídeos nas redes sociais? A Cria também te ajuda nisso! Para saber um pouco mais sobre, leia O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário.

3. Marketing e parcerias

Um Aftermovie é um recurso crucial para contar histórias, mas sua função não se restringe apenas a mostrar como foi um evento. As marcas também podem utilizar o Aftermovie em campanhas publicitárias ou para divulgar novos eventos. 

Sobre as parcerias, é muito comum assistirmos Aftermovies produzidos com o apoio de marcas que patrocinam o evento. Nesse contexto, o vídeo pode destacar momentos em que o público consome produtos das marcas parceiras, ajudando a fortalecer o reconhecimento de ambas as partes. Isso porque, como vimos no tópico anterior, nas redes sociais, um vídeo tem grande potencial de alcance.

É um print do Instagram, que mostra uma cena do Aftermovie da Tipcom, focada em latas de energéticos.
Screenshot do Aftermovie da TipCom focado em latas de energéticos da RedBull.

4. Identidade da marca

Produzir um Aftermovie é uma maneira eficaz da marca reforçar seus valores e sua identidade. Como dito anteriormente, cada Aftermovie é único, e a equipe de produção tem a liberdade criativa de editar o vídeo de acordo com os princípios e características da marca. Se o conteúdo for bem elaborado, as singularidades e a identidade da marca ficam evidentes, permitindo que o público se conecte de forma mais profunda com ela.

CONCLUSÃO

Fica evidente, portanto, a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas. Agora, por último vou trazer um exemplo prático disso. Em Junho de 2024, a Cria UFMG organizou mais uma edição da TipCom, um evento de Tendências, Ideias e Práticas da Comunicação, e os melhores momentos do evento foram registrados na produção do Aftermovie abaixo.

Nesse vídeo, é possível observar aspectos relacionados à conexão com o público e às parcerias, especialmente quando as marcas são destacadas durante a filmagem. Além disso, o conteúdo deixa claro a identidade da empresa, representando muito bem o slogan da Cria UFMG: “Maneira jovem de ser, jeito grande de realizar”.

Se, após este texto, você deseja fortalecer sua marca com um Aftermovie, entre em contato conosco para saber mais sobre as etapas desse serviço. A Cria UFMG possui um olhar único para as necessidades de cada cliente, e é a escolha perfeita para você!

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