O clássico “De volta para o futuro”, filme da década de 80, realizou previsões notáveis para o ano de 2015. Através de carros e skates voadores, tênis autoajustáveis e casacos que se secam sozinhos, a obra transmitiu um grande otimismo em relação ao futuro. Dessa forma, evidencia-se a ânsia típica da época pelos avanços tecnológicos, fazendo as pessoas viverem o presente com um pé no futuro, com um sentimento oposto à nostalgia.
Esse período marcou o início da “era da informação”, grande promotora da mentalidade futurista e que influenciou muito a cultura da época. O cenário atual, no entanto, já é totalmente diferente. Apesar de vivenciarmos o ápice dos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, os jovens e as tendências abraçam o passado com veemência. A nostalgia do passado agora retorna nas músicas, nas roupas, nas fotos, nos filmes, e marca vários aspectos da cultura atual.
Sim! Isso mesmo que você leu, a nostalgia é a nova queridinha entre os jovens. No desejo de reviver os tempos passados como uma forma de escapismo do mundo real, a geração Z (pessoas nascidas de 1995 a 2010) têm buscado autenticidade e afeto em suas vivências, por meio de conexões e experiências compartilhadas. Por consequência disso, as marcas passaram a incorporar a nostalgia e o sentimentalismo, de modo a acompanhar a nova moda entre os jovens.
O uso dessa remonte ao passado tem se tornado um elemento chave. Atrelando alguns elementos antigos às novas criações, busca-se evocar um sentimento de familiaridade, conforto e reconhecimento do consumidor, gerando um apelo estético e emocional único.
Se você acha que vamos falar de grandes marcas e parar por aí, está enganado. A tendência à nostalgia começa nos pequenos detalhes, no dia a dia das pessoas, e é por isso que se tornou viral. A grande sacada do mercado está em aproveitar desses elementos que se tornam parte da personalidade das pessoas e as conectam com grupos de interesses específicos. Esses grupos definem de forma cativante essa estética de resgate ao passado, como o estilo retrô, vintage ou boêmio.
Isso pode ser notado no aumento significativo da procura por discos de vinil pela geração Z. Combinados com uma decoração vintage, os vinis se tornaram itens caros e desejados, ajudando a compor o ambiente perfeito para os que se consideram nostálgicos.
E o que dizer das roupas e maquiagens retros, referências que mais se reinventam e se adaptam ao longo do tempo? Por conta delas, os brechós têm se tornado o novo ponto preferido de compra de roupas dos jovens. Além de mais sustentáveis, esses espaços mantêm vivas as tendências de outras épocas, além de incorporarem a moda vintage.
Além disso, a fotografia antiga também voltou com força. Impulsionada pela tendência do uso de filtros vintage e retrôs nas fotos, aumentou-se a busca pela experiência de fotografar com câmeras antigas, como as cybershots dos anos 2000. Por fim, o cinema tem buscado trazer à tona esse sentimento de rememoração. Um exemplo disso seria a segunda temporada da série Euphoria, da HBO, a qual foi totalmente gravada em formato analógico com o filme Kodak Ektachrome, de 35mm.
Quer saber mais de outras campanhas nostálgicas?! Confira essa outra postagem do nosso blog: Campanhas nostálgicas: Parcerias que despertam lembranças!
Agora sim, vamos falar de alguns exemplos que não podem passar despercebidos. Diversas marcas, especialmente no mundo da moda, têm adotado estratégias que as conectam ao passado, porém com um toque moderno. A Levi’s, por exemplo, tem resgatado suas peças clássicas, como as calças jeans 501, dos anos 70 e 80, modelo promovido como um verdadeiro “clássico vintage”. Além dela, a Converse, também é um símbolo do estilo “old-school” adorada pela Geração Z. Com os icônicos tênis All Star, frequentemente realizam edições especiais com ícones pop que remetem ao passado, como bandas de rock clássicas dos anos 90.
Ficaríamos horas pra citar todas! Marcas como Nike, Adidas, Rebook, e outras fora do mundo da moda como Polaroid e Nintendo, também se aproveitam muito dessa tendência.
Quando paramos pra falar sobre nostalgia e o resgate do passado, é preciso falar sobre o que está sendo o retorno da marca de lingeries Victoria’s Secret, que vivencia uma profunda crise após críticas pela falta de diversidade. Por consequência disso, para retomar seu prestígio, a marca vem buscando apoio na combinação de nostalgia e modernidade, na busca pela conquista da geração Z. Isso é feito pelo resgate do apelo icônico que os desfiles e campanhas dos anos 90 e 2000 proporcionaram.
Dessa forma, produtos populares da época, como peças de lingerie rendadas e coloridas, retornaram ao catálogo com o intuito de capturar o público jovem atraído pela estética retrô. Além disso, a paleta de cores, fotografia e estilos de design atuais resgatam a linha estética antiga, imediatamente reconhecida pelos consumidores nos catálogos e campanhas.
Ademais, para fortalecer seu retorno, a Victoria’s Secret tem trabalhado com algumas de suas antigas supermodelos icônicas, as famosas “Angels”, como Tyra Banks, Heidi Klum, Gisele Bündchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrósio. Essas modelos fizeram parte da “era de ouro” da marca e representam em grande parte o apelo nostálgico que buscam reativar. O retorno do desfile de moda, o Victoria’s Secret Fashion Show, recorreu muito a esse aspecto, trazendo de volta as ex-Angels e revivendo a estética glamorosa que marcava o evento e trazia muito reconhecimento a marca. Além disso, se apoiou também no uso de alguns elementos icônicos característicos dos desfiles, como as asas angelicais e a extravagância do show.
Agora sim você estará capaz de olhar de uma forma mais críticas para as tendências antigas que estão voltando! Quer saber um pouco mais sobre como conquistar a geração Z para a sua marca?! Então não deixe de conferir nossa nossa publicação no Instagram Geração Z: 3 palavras para conquistá-la! e nos siga para ficar por dentro de mais informações e tendências do mundo da comunicação!
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