Search

Como impulsionar as vendas no Halloween

Rate this post

Datas comemorativas são uma excelente oportunidade para explorar promoções, conectar-se com clientes e atrair mais vendas. Com o Halloween, não seria diferente. Apesar de ser tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos, a festividade tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos.

Crianças fantasiadas no Halloween na porta da casa de uma mulher, recebendo doces enquanto fazem caretas assustadoras.
Crianças fantasiadas costumam sair e bater de porta em porta para pedir doces. Fonte: Freepik

Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias que você pode utilizar para impulsionar as vendas do seu negócio durante essa data.

O que é o Halloween e como aproveitar esta data?

O Halloween é uma festividade tradicional dos Estados Unidos, com origem nas Ilhas Britânicas. Celebrada no dia 31 de outubro, a data é marcada por crianças e jovens que se fantasiam e saem às ruas, seja para pedir doces ou para festejar. No Brasil, a festividade também é conhecida como Dia das Bruxas.

Conhecendo mais sobre essa data, aqui vão 3 dicas para você aproveitar a celebração e atrair ainda mais clientes:

1. Publicidades de arrepiar

O bom e velho investimento em comunicação voltada para o Halloween é essencial para impulsionar as vendas. Desse modo, o ideal é que o empreendedor comece a divulgar produtos relacionados à data — como fantasias, doces, decorações, artigos de festa e papelaria — pelo menos 2 meses antes. Sendo assim, foque especialmente nas redes sociais, usando fotos e vídeos criativos que explorem os principais elementos típicos dessa época do ano.

Imagem mostrando a mão de um esqueleto e a de um lobisomem, cada uma com uma garrafa da cerveja Heineken, brindando no Halloween.
Publicidade da Heineken onde as mãos são de dois monstros diferentes brindando a amizade. Fonte: Divulgação

2. O poder da geração Z

De acordo com o portal Ad Age, a geração Z será o grupo que mais impulsionará o Halloween em 2024. Portanto, inspirar-se em diferentes marcas e trabalhar em uma comunicação personalizada para esse público pode ser uma boa estratégia. Assim, para atrair essa geração, invista em vendas on-line, ofereça produtos autênticos e aproveite o marketing de influência para alcançar um público ainda maior.

Imagem mostrando seis jovens fantasiados para o Dia das Bruxas em uma festa. Uma delas segura um microfone.
Jovens fantasiados curtindo festa de Halloween. Fonte: Freepik

3. Entre no clima

Se você possui uma loja física, use a decoração para chamar atenção: enfeites temáticos de Halloween, música ambiente apropriada, e até mesmo acessórios para que os vendedores entrem no espírito do Dia das Bruxas. Afinal, essa ambientação cria uma experiência festiva e melhora a jornada de compra do cliente.

Unidade do Burguer King decorada como o "fantasma do Mc Donald's" em campanha de Halloween em 2016.
Em 2016 o Burguer King se fantasiou de “fantasma Mc Donald’s”. Fonte: Reprodução/Youtube Burguer King

Exemplos de marcas famosas

Tirar vantagem desta data é bem comum e pode ser utilizado nos mais diversos tipos de negócios, uma vez que ele pode proporcionar aumento nas vendas e no valor da marca. Veja 2 exemplos disso: 

Warner e Fanta

Aproveitando a data comemorativa e o lançamento do filme “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”, a Fanta se uniu à Warner para lançar um sabor de refrigerante limitado, inspirado no filme. Nessa parceria, as duas empresas criaram ativações especiais de Halloween em diferentes plataformas, como na Alexa e no TikTok, por exemplo.

Latas do refrigerante Fanta personalizadas com imagens dos personagens do filme “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”. As latas foram feitas por uma parceria entre Fanta e Warner.
Latinhas de Fanta com imagens dos personagens do filme. Fonte: Divulgação

Outback

A rede de restaurantes Outback, todos os anos, lança um menu especial de Halloween, com pratos sazonais e sobremesas temáticas. Em anos anteriores, a empresa também aproveitou a ocasião para decorar suas filiais com enfeites assustadores e distribuir brindes especiais para o público infantil. Essa iniciativa atraiu uma grande base de clientes, criando uma experiência gastronômica memorável e impulsionando o reconhecimento da marca durante a temporada de outono.

Peça de divulgação do Outback para campanha de Halloween, mostrando os pratos sazonais de 2024.
Pratos sazonais de 2024 divulgado pelo Outback. Fonte: Divulgação

Conclusão

O Halloween oferece uma oportunidade única para marcas de todos os setores se conectarem de maneira criativa com seus clientes. Ao incorporar uma atmosfera envolvente, promoções temáticas e conteúdos exclusivos, é possível criar uma experiência inesquecível para o público e, consequentemente, aumentar as vendas.

Por fim, é importante destacar que o sucesso nas vendas de Halloween é apenas o começo. Use os aprendizados desta data para planejar ações criativas ao longo do restante do ano. Se você deseja investir em campanhas, confira esse texto de 5 dicas infalíveis para uma campanha bem-sucedida e entre em contato com a Cria. Nós podemos ajudar a tornar suas ideias realidade! Nos siga no Instagram e fique por dentro das novidades.

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing