Você já parou para pensar por que certos nomes de marcas ficam gravados em nossas mentes? Isso não é uma coincidência. O nome disso é: Naming, uma estratégia poderosa de reconhecimento de marca.
A definição desse conceito vai muito além de uma simples escolha aleatória de palavras associadas às empresas pois, um nome bem escolhido, para a marca influencia diretamente na tomada de decisão do cliente no ato da compra, além de potencializar o reconhecimento do seu negócio. Conheça mais sobre a construção dessa estratégia de identidade verbal no texto a seguir.
Como definir um naming assertivo?
O processo de construção de um naming é complexo e demanda muito estudo por parte dos profissionais de comunicação. É necessário ter um entendimento da marca, do seu público, do mercado e, o mais importante, do “gosto do cliente”. Confira alguns passos:
- Assim como todo produto comunicacional, primeiramente é necessário coletar insumos e dados, gerando insights criativos iniciais, mais conhecido como brainstorming, ou, “chuva de ideias”;
- Em seguida, aplicam-se filtros qualitativos para refinar a lista desenvolvida. Nessa fase também é importante trabalhar com possíveis construções de novos vocábulos e rever, a todo momento, os objetivos iniciais do cliente para adequar ao propósito do serviço;
- Outro ponto importante é a verificação de exclusividade dos nomes no INPI, com o auxílio de profissionais capacitados para evitar problemas futuros;
- Por fim, as opções devem ser classificadas em uma escala de pronúncia, sonoridade, grafia, potencial, conceito e originalidade, definindo, assim, os nomes a serem apresentados ao cliente.
Awareness: a “construção” da consciência de marca
Um nome fácil de lembrar se conecta de uma maneira mais fluida com o público, já que transmite os valores e associa aos produtos de determinada corporação.
Uma marca só é reconhecida pelas pessoas quando o naming desenvolvido exala a essência da marca para o consumidor, trazendo sentido para o processo cognitivo entre pensamento do nome e a empresa que se refere. Para ter essa consciência de marca, o naming deve ser único, coeso e carregado de significados.
Cases de sucesso: por trás dos nomes de grandes marcas
- Apple
Com certeza você já pensou que o nome Apple está relacionado à maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton, mas a inspiração do nome não vem daí. Steve Jobs, na juventude, trabalhou em uma plantação de maçãs e considerava esse nome simples e divertido. E, de fato, é um nome que soa bem e que conecta com o produto desenvolvido pela marca visualmente.
- Nike
A inspiração para o nome da empresa de produtos esportivos vem da deusa grega Nike, a figura da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. São três conceitos que representam o branding da empresa.
- M&M
O nome M&M surgiu das iniciais dos nomes Mars & Murrie, que vinha de Forrest E. Mars Sr. (fundador da empresa Newark Company) e de Bruce Murrie (filho do presidente da Hershey Chocolate e dono de 20% das ações do produto).
Naming na Cria: construindo nomes com propósito
Precisa rever ou construir um novo naming para o seu negócio? A Cria UFMG é especialista no desenvolvimento de identidade verbal com um olhar único para a necessidade de cada cliente. Utilizamos estratégias criativas para encontrar nomes que não apenas soem bem, mas que reflitam a essência da marca, maximizando seu potencial de reconhecimento.
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