Por Davi Robert Caldeira de Souza / @davirobert9
Google, Burger King, Apple e Stanley. À primeira vista, pode parecer que essas empresas têm em comum apenas
seus altos faturamentos e o crescimento impressionante no mercado. Os resultados extraordinários que elas
alcançam ao longo dos anos são visíveis, mas os “segredos” por trás desse sucesso muitas vezes permanecem
como um mistério para o público. Afinal, como uma marca atinge um nível tão elevado de crescimento?
A resposta está no Planejamento Estratégico, um conjunto robusto de metas, objetivos e indicadores que orientam
o crescimento da empresa, não apenas para os próximos meses, mas para anos e até décadas. Nas grandes
corporações, é comum haver departamentos inteiramente dedicados a essa estratégia, e no Movimento Empresa
Júnior (MEJ) isso não é diferente.
A Brasil Júnior, instância nacional das Empresas Juniores, desenvolve, a cada três anos, um planejamento
estratégico, conhecido como “PE da Rede”. Esse plano alinha todas as EJs do Brasil a um objetivo comum:
tornar o país mais empreendedor. Através de indicadores como faturamento, qualidade dos serviços e
desenvolvimento dos membros, a Brasil Júnior traça o caminho para um impacto significativo no
empreendedorismo nacional.
Símbolo que representa a Brasil Júnior.
O primeiro PE da Rede nasceu em 2009, quando uma questão foi levantada dentro do MEJ: “O que nos une
como um só?”. Da vontade de ser um movimento com um propósito claro, surgiu o desafio de se tornar uma
referência na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil com profissionais diferenciados.
Agora, em 2024, encerra-se mais um ciclo estratégico e inicia-se um novo capítulo, com um propósito ainda
maior: formar lideranças comprometidas, capazes de transformar o Brasil em uma nação de empreendedores.
Para alcançar essa meta, a Brasil Júnior estabeleceu três pilares, ou “batalhas”: Lideranças Protagonistas,
Desenvolvimento Sustentável em Rede e Impacto no Ecossistema. Cada um desses pilares possui subindicadores
mensuráveis, como faturamento e retenção de membros, que guiarão o movimento nos próximos anos.
O novo PE da Rede já está disponível no Instagram @futurodomej, e, a partir de 2025, todos os indicadores
estarão também no site da Brasil Júnior, acessíveis para cada EJ. Com isso, ao colocar em prática esse
planejamento, também contribuímos com o avanço em direção a um Brasil mais empreendedor.
Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.
Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a…
Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no…
Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.
Descubra como fazer com que as visitas no seu site se tornem vendas concretas.
Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…
View Comments
Muito bom!!!