Celebrando 40 anos de história, nesta semana começa um dos maiores festivais de música do mundo: o Rock in Rio! Sediado na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, serão 7 dias de evento. O festival contará com a presença de artistas como Ludmilla, Jão, Shawn Mendes, Akon, Ne-yo, e a ilustre Mariah Carey!
Em 2024, o evento conta com 12 marcas patrocinadoras. Entre elas temos o Itaú como patrocinador master, a Coca-cola, Kitkat, Tim, Natura, Ipiranga e muito mais, fora as marcas parceiras e apoiadoras. Colecionando 22 edições, além de garantir diversão e música boa, o Rock in Rio também é um grande exemplo quando o assunto é Marketing de Experiência.
Neste artigo, você vai descobrir o que é o Marketing de Experiência e como as marcas usam essa estratégia para se promoverem e gerar conexão com o público no Rock in Rio.
O que é o Marketing de Experiência?
Com o foco no público, o Marketing de Experiência vem como uma estratégia que visa expandir a marca e criar conexão com os clientes, além de gerar ações positivas e estímulos emocionais em toda a trajetória. Essa estratégia surpreende, conquista e fideliza o público por meio de interações imersivas.
Hoje, muito além de ter um bom produto, os consumidores têm buscado por uma experiência que o conquiste e gere satisfação durante toda sua jornada. É aqui que o Marketing de Experiência vai agir.
A estratégia pode se desenvolver em 5 áreas diferentes, sendo elas: de identificação, sensorial, emocional, cognitiva, comportamental.
Identificação
Buscando valores e causas em comum, o marketing de identificação é uma grande aposta para as marcas se conectarem com o público. Aqui, é importante reforçar os valores que a marca possui em comum com o cliente.
Sensorial
No marketing sensorial, a estratégia busca estimular os sentidos do corpo, como com a uso cheiros e fragrâncias de uma determinada marca ou linha de produtos.
No Rock in Rio, o Portal Natura Pulsa, da Natura, é o exemplo perfeito. Nele, as fragrâncias de seus perfumes se unem à música, criando uma experiência sinestésica.
Nas palavras da diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura, Denise Coutinho: “Se o nosso corpo é um veículo de sentir e se expressar, o Rock in Rio é um portal de estímulos para a gente viver o bem-estar numa nova perspectiva, despertando para a nossa presença, vitalidade, conexão – e os produtos da Natura serão o gatilho para que nosso corpo sinta mais toda a jornada”.
E não para por ai: a própria estrutura do Portal, repleta de plantas, demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade, e oferece ao visitante um ponto de contato com a natureza. Essa é uma estratégia que gera no público o sentimento de identificação ao perceber valores em comum com a Natura.
Emocional
Para afetar o emocional, é muito comum utilizar de histórias para gerar uma conexão com as pessoas. Para isso, é necessário provocar sentimentos como amor, alegria e nostalgia.
Uma forma de despertar a nostalgia é reavivar um sonho antigo. Quem nunca desejou em formar com os amigos sua própria banda de garagem? Na ativação da marca de cervejas IPA Lagunitas no Rock in Rio, esse sonho pode se tornar realidade. No espaço Lagunitas Alien Garage, o público poderá subir ao palco e fazer uma apresentação com sua banda improvisada.
Cognitiva
Na área cognitiva, as marcas tem como estratégia promover ações que trazem inovação e ideias que podem sair do padrão. Assim, elas abraçam a diversidade e promovem uma conscientização.
Comportamental
O marketing comportamental muitas vezes é visto nas ações promocionais, em brindes, cupons ou em ações diferenciadas.
Aproveitando o festival para divulgar a cerveja sem álcool da marca, a Heineken contará com um stand próprio no Rock in Rio 2024. A proposta é que o público participe de um jogo, com a chance de ganhar prêmios para aproveitar ainda mais o festival.
Além de ter sido usada uma estratégia de marketing comportamental, o objetivo da marca com a ativação Heineken 0.0 é também fornecer uma experiência cognitiva ao apresentar uma nova perspectiva sobre o consumo de cerveja. “Criamos um espaço com o objetivo de desmistificar a ideia de que cultura e socialização estão ligadas exclusivamente ao consumo de álcool”, diz Elbert Beekman, gerente sênior de marketing da Heineken 0.0 no Brasil.
Como você viu, o Marketing de Experiência oferece às empresas diversas estratégias para se conectarem com o seu público e se destacarem em grandes eventos como o Rock in Rio. Agora que você já sentiu um gostinho do as marcas prepararam para o festival de música deste ano, aproveita para conferir o nosso vídeo no Youtube de 5 ativações criativas de marca no Rock In Rio de todas as edições anteriores!
E, se você acha que o Rock in Rio é a única oportunidade para colocar o Marketing de Experiência em ação, nós temos o post perfeito para te provar o contrário. Confira no nosso Instagram como fazer Marketing de Experiência no Carnaval!