Todo mundo tem aquela marca queridinha, né?
Sejam elas de calçados, vestimentas, maquiagem ou alimentos, hoje em dia, nós, consumidores, nos tornamos verdadeiros fãs das marcas que consumimos. Mas por que isso acontece?
As publicidades estão cada vez mais criativas e personalizadas, o que torna a mercadoria parte da identidade daqueles que a consomem. Por isso, a colaboração é uma estratégia brilhante: ao associar empresas de áreas distintas, cria-se um elo entre públicos-alvo diferentes, o que impulsiona mutuamente a visibilidade de todos os envolvidos.
Essas colaborações, também chamadas de “collabs”, podem acontecer de diversas maneiras, como com o lançamento de um produto compartilhado ou com a elaboração de eventos ou de campanhas de marketing conjuntas. A parte mais difícil, mas também a mais mágica, é ter a grande sacada. Ou seja, observar dois mercados distintos e responder à pergunta: como associá-los de maneira interessante e que faça sentido?
Vamos apresentar algumas respostas perfeitas à essa pergunta!
Atualmente, celebridades agem como verdadeiras “marcas”. Isso porque buscam vender serviços e produtos atrelados à sua imagem e à sua identidade como pessoas públicas (quem nunca assistiu às famosas “publis”?”). Tendo isso em vista, celebridades e empresas estão constantemente buscando fechar parcerias para reforçar sua marca pessoal e alinhar publicamente os seus valores, ou seja, posicionarem-se no mercado.
Veja alguns exemplos na prática:
Em 2021, a cantora Olivia Rodrigo chegou com tudo no mundo da música com o lançamento do seu primeiro disco “SOUR”, ou “AZEDO” em português. Esse nome icônico rendeu uma collab brilhante com a marca de jujubas azedinhas “Sour Patch Kids”, que desenvolveu uma edição especial de seus produtos em celebração ao álbum. Mas você acha que parou por aí?
Para referenciar o hit “Driver’s License”- ou “Carteira de Motorista”- foi elaborado um evento de lavagem de carros para os fãs. Com o apoio da plataforma de música Spotify, Olivia Rodrigo conheceu os fãs pela janela dos carros e os entregou um pacote de jujubas “Sour Patch Kids” e um cupom de lavagem completa para os seus veículos.
Esse é um bom exemplo de colaboração de produtos, somada a um evento promocional mutuamente benéfico. Olivia Rodrigo incentivou o público a escutar a suas canções e criou laços com seus fãs e, simultaneamente, Sour Patch Kids ganhou relevância com esse grupo de consumidores.
Dando um salto para 2024, Olivia já se estabeleceu como uma das maiores estrelas da Geração Z. Sabendo disso, a marca Stanley criou um copo térmico em parceria com a cantora. Mas porque isso funciona tão bem? Com sucesso dos seus modelos de copo autênticos e um marketing voltado para juventude, Stanley busca reafirmar seu posicionamento e sua popularidade com público adolescente ao se associar com Olivia Rodrigo e seus fãs. E esse é um ponto crucial para um bom collab: ambas as marcas envolvidas devem ter valores compatíveis e complementares.
A marca de bonecas Bratz surgiu no mercado em 2001, com a proposta de trazer uma estética descolada e glamorosa para o mercado de brinquedos. E o que melhor para reforçar esse princípio da empresa do que as divas pop?
Esse é um ótimo exemplo de colaboração por meio de posts nas redes sociais. A cada lançamento marcante na indústria do pop feminino, a empresa Bratz produz uma boneca única e customizada a partir da estética da artista de maior destaque do momento. Em seguida, um post comemorativo é feito estreando essa boneca, o que atrai o engajamento do público fiel das artistas homenageadas. Já por um outro lado, as artistas recebem uma divulgação de seu novo projeto musical e têm seu impacto amplificado.
Até o momento, Beyoncé, Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Billie Eilish e Lady Gaga foram algumas das celebridades que foram reverenciadas pela marca Bratz. Qual diva pop você acha que ainda falta para deixar essa coleção perfeita?
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E como explicar esse BOOM de colaborações entre marcas de alimentos e produtos cosméticos? Só na última semana, Carmed anunciou mais 3 “sabores” de hidratantes labiais em conjunto com as balas Fini. E não para por aí: Vult lançará sua própria linha de cuidados labiais com Fruittella e, por fim, a marca de produtos de pele, Creamy, entrou na tendência junto com a The Coffee para lançar uma coleção de hidrantantes labiais com sabor de café.
Produtos labiais saborizados existem há muitos anos. Como esquecer o brilho labial de morango, de uva ou de tutti-frutti dos anos 90 e 2000? É nessa pegada nostálgica que as marcas voltam com esse produto, mas com o toque a mais: trazer o antigo de maneira inovadora, ou seja, com um toque de diversão que os sabores de alimentos proporcionam.
Essa estratégia nostálgica e descontraída proporciona um posicionamento de marca alinhado com esses valores, somados à criatividade e inovação atreladas aos produtos desenvolvidos. Não por acaso, a primeira coleção da CarmedFini, de 2023, faturou 23 milhões de reais em apenas 1 mês. (Por isso outras marcas já correram para fazerem a sua própria versão…)
Ufa! Hoje aprendemos muito sobre collabs e posicionamento de marca! Mas para saber ainda mais sobre collabs nostálgicas, leia também nosso artigo sobre Campanhas Nostálgicas https://criaufmg.com.br/2024/03/21/campanhas-nostalgicas/.
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