Por Felipe Mota / @felipemota_ls
Um dos momentos mais esperados em todas as gestões da Cria é a Campanha Trainee.
Por trás de toda a estrutura necessária para acolher e desenvolver os novos membros,
acontece um planejamento para impactar e convencer esses indivíduos de que a Cria é a
empresa júnior de comunicação que vai transformar a carreira profissional deles.
Sabe-se que para executar uma campanha, é necessário ter um calendário determinado,
uma equipe disponível e um monitoramento eficaz. Sem isso, não é possível coletar
resultados satisfatórios no processo final da campanha. E, na Cria, não acontece de
maneira diferente. A Campanha Trainee, que envolve as Diretorias de Marketing, Gestão de
Pessoas e Projetos, começa antes do início da gestão e permanece até o início do processo
seletivo, colhendo os frutos para a empresa dar prosseguimento às entrevistas de fit cultural
e capacitações.
Analisando o histórico das últimas campanhas, tivemos variados temas, como: Cria Awards
(2023/2), Back to the 00’s (2023/1) e Game Cria (2022/2). Na atual gestão, 2024/1, o tema
escolhido foi Mineiridades. Segundo a coordenadora de planejamento Ludmyla, que
trabalhou ativamente no conceito da campanha, o objetivo foi “ressaltar as riquezas de
Minas e o sentimento de pertencimento às pessoas do estado, e, em especial os
estudantes”. Com isso, o primeiro desafio de escolha temática foi concluído com muito
sucesso, como relatado pela Antonella, Diretora de Gestão de Pessoas: “O primeiro desafio
da campanha foi pensar em um tema atrativo para o público. Mineiridades: abarca pessoas
de Minas e convida as pessoas de fora para conhecer mais”.
Publicação Campanha Trainee 24.1. Fonte: Reprodução Instagram @criaufmg.
Com o tema e a employer persona definidos, a equipe começou trabalhar na identidade
verbal, guiada pela Maria Clara, Coordenadora de Redação. Trabalhar a aplicação da
escrita no slogan e legendas de posts foi essencial para cativar os calouros nesse cenário
de Mineiridades. De acordo com Maria Clara, “Minas tem valores muito parecidos com a
Cria. Valoriza muito o passado, mas tem muita inovação na arte e literatura. O desafio foi
conectar ideias que juntassem Minas e a Cria”. A partir de uma releitura do slogan da
empresa: “Maneira jovem de ser, jeito grande de realizar” foi elaborado um slogan especial
para a campanha: “Maneira jovem de ser, jeitin mineiro de realizar”.
A identidade visual foi trabalhada a partir dessas definições verbais, liderada pelo João
Lucas, Coordenador de Marketing, e pela Ana Laura Loureiro, Coordenadora de Direção de
Arte. Foram elaboradas logo, elementos, paleta de cores, tipografia e toda a estética visual
da campanha. Segundo os coordenadores, “Queríamos muito retratar a vibe de interior,
mas também trazer o lado histórico que tem em cidades, como Ouro Preto, por exemplo. Os
elementos ajudaram muito a mesclar os tipos de mineiridades.“
Publicação Campanha Trainee 24.1. Fonte: Reprodução Instagram @criaufmg.
Com o branding construído por completo, a equipe preparou a divulgação da campanha nas
redes sociais. Tudo iniciou na Copa Cria, evento presencial de recepção dos calouros e que
já dava indícios de Mineiridade nas dinâmicas propostas. Após o evento, a Gerente de
Marketing Bruna, que já havia calendarizado as datas de publicação, preparou pitches
estratégicos e assertivos, pensando no tema de cada postagem. Depois, distribuiu os posts
para os Assessores da DP (equipe de redes), de forma que cada um trabalhou a redação
de um post com a aplicação da identidade verbal característica da região mineira. Bruna
revela a importância do seu trabalho na campanha: “Estou trabalhando com o futuro da
Cria. Os temas dos posts definem a campanha nas redes. Os temas e os assuntos são as
coisas que vão atrair as pessoas para o PS. Experiência única, divertida e gratificante.“
Após esse processo, o coordenador de marketing executou o design dos posts para serem
publicados posteriormente. Tudo foi desenvolvido com muita dedicação, empenho e
otimismo. Para a Diretora de Marketing Júlia Travaioli, que acompanhou todo o processo de
construção, “a campanha trainee foi o momento de aplicar toda nossa experiência nos
semestres da faculdade de maneira prática!”.
O resultado da campanha foi espetacular. A empresa conseguiu cativar os calouros de
comunicação que entraram nesse semestre e, com “um jeitinho mineiro de ser“, acolheu a
todos com um entusiasmo contagiante.
Por isso, afirmo que as Campanhas Trainee são sempre um motivo para aguardar
ansiosamente a melhor vivência durante a gestão, pois reflete tanto nos membros que
executam quanto no público externo. Campanhas são grandes estratégias comunicacionais
de grandes empresas, como a Cria UFMG. Mais que isso, campanhas são feitas para
impactar!
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