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Campanha Trainee 24.1: conheça o jeitinho mineiro de impactar

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 Por Felipe Mota / @felipemota_ls

Um dos momentos mais esperados em todas as gestões da Cria é a Campanha Trainee.

Por trás de toda a estrutura necessária para acolher e desenvolver os novos membros,

acontece um planejamento para impactar e convencer esses indivíduos de que a Cria é a

empresa júnior de comunicação que vai transformar a carreira profissional deles.


Sabe-se que para executar uma campanha, é necessário ter um calendário determinado,

uma equipe disponível e um monitoramento eficaz. Sem isso, não é possível coletar

resultados satisfatórios no processo final da campanha. E, na Cria, não acontece de

maneira diferente. A Campanha Trainee, que envolve as Diretorias de Marketing, Gestão de

Pessoas e Projetos, começa antes do início da gestão e permanece até o início do processo

seletivo, colhendo os frutos para a empresa dar prosseguimento às entrevistas de fit cultural

e capacitações.


Analisando o histórico das últimas campanhas, tivemos variados temas, como: Cria Awards

(2023/2), Back to the 00’s (2023/1) e Game Cria (2022/2). Na atual gestão, 2024/1, o tema

escolhido foi Mineiridades. Segundo a coordenadora de planejamento Ludmyla, que

trabalhou ativamente no conceito da campanha, o objetivo foi “ressaltar as riquezas de

Minas e o sentimento de pertencimento às pessoas do estado, e, em especial os

estudantes”. Com isso, o primeiro desafio de escolha temática foi concluído com muito

sucesso, como relatado pela Antonella, Diretora de Gestão de Pessoas: “O primeiro desafio

da campanha foi pensar em um tema atrativo para o público. Mineiridades: abarca pessoas

de Minas e convida as pessoas de fora para conhecer mais”.


Publicação Campanha Trainee 24.1. Fonte: Reprodução Instagram @criaufmg.


Com o tema e a employer persona definidos, a equipe começou trabalhar na identidade

verbal, guiada pela Maria Clara, Coordenadora de Redação. Trabalhar a aplicação da

escrita no slogan e legendas de posts foi essencial para cativar os calouros nesse cenário

de Mineiridades. De acordo com Maria Clara, “Minas tem valores muito parecidos com a

Cria. Valoriza muito o passado, mas tem muita inovação na arte e literatura. O desafio foi

conectar ideias que juntassem Minas e a Cria”. A partir de uma releitura do slogan da

empresa: “Maneira jovem de ser, jeito grande de realizar” foi elaborado um slogan especial

para a campanha: “Maneira jovem de ser, jeitin mineiro de realizar”.


A identidade visual foi trabalhada a partir dessas definições verbais, liderada pelo João

Lucas, Coordenador de Marketing, e pela Ana Laura Loureiro, Coordenadora de Direção de

Arte. Foram elaboradas logo, elementos, paleta de cores, tipografia e toda a estética visual

da campanha. Segundo os coordenadores, “Queríamos muito retratar a vibe de interior,

mas também trazer o lado histórico que tem em cidades, como Ouro Preto, por exemplo. Os

elementos ajudaram muito a mesclar os tipos de mineiridades.


Publicação Campanha Trainee 24.1. Fonte: Reprodução Instagram @criaufmg.


Com o branding construído por completo, a equipe preparou a divulgação da campanha nas

redes sociais. Tudo iniciou na Copa Cria, evento presencial de recepção dos calouros e que

já dava indícios de Mineiridade nas dinâmicas propostas. Após o evento, a Gerente de

Marketing Bruna, que já havia calendarizado as datas de publicação, preparou pitches

estratégicos e assertivos, pensando no tema de cada postagem. Depois, distribuiu os posts

para os Assessores da DP (equipe de redes), de forma que cada um trabalhou a redação

de um post com a aplicação da identidade verbal característica da região mineira. Bruna

revela a importância do seu trabalho na campanha: “Estou trabalhando com o futuro da

Cria. Os temas dos posts definem a campanha nas redes. Os temas e os assuntos são as

coisas que vão atrair as pessoas para o PS. Experiência única, divertida e gratificante.


Após esse processo, o coordenador de marketing executou o design dos posts para serem

publicados posteriormente. Tudo foi desenvolvido com muita dedicação, empenho e

otimismo. Para a Diretora de Marketing Júlia Travaioli, que acompanhou todo o processo de

construção, “a campanha trainee foi o momento de aplicar toda nossa experiência nos

semestres da faculdade de maneira prática!”.


O resultado da campanha foi espetacular. A empresa conseguiu cativar os calouros de

comunicação que entraram nesse semestre e, com “um jeitinho mineiro de ser“, acolheu a

todos com um entusiasmo contagiante.


Por isso, afirmo que as Campanhas Trainee são sempre um motivo para aguardar

ansiosamente a melhor vivência durante a gestão, pois reflete tanto nos membros que

executam quanto no público externo. Campanhas são grandes estratégias comunicacionais

de grandes empresas, como a Cria UFMG. Mais que isso, campanhas são feitas para

impactar!




Cria UFMG

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