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As “promessas” do Marketing Digital

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  Por Júlia Travaioli / @juliatravaioli

“Fique rico em 10 dias”, “Aprenda a fórmula do sucesso” ou  “Fature sem sair de casa”:

tenho certeza que você já leu pelo menos um desses três títulos nas suas redes sociais

alguma vez. Ao mesmo tempo em que o marketing digital evoluiu expressivamente em

termos técnicos nos últimos anos, surgiram, na mesma medida, profissionais que se dizem

especialistas e vendem soluções milagrosas aos montes.



Érico Rocha, Priscila Zillo e Leandro Ladeira, os maiores nomes do marketing digital no Brasil. Fonte Reprodução: Uol.

De um lado, há aqueles que estudaram e estudam a área, aplicaram suas estratégias em

empresas reais e agora compartilham seus conhecimentos. De outro, há pessoas

má-intencionadas que, por meio de conteúdos rasos e estudos superficiais, enxergam ali

uma oportunidade de explorar trabalhadores desinformados que desejam atrair mais

clientes ou aumentar seu alcance. É quase como uma religião: com uma estratégia bem

articulada de discurso, promessa de mudança de vida e entrega de resultados, é possível

fazer com que qualquer um acredite em você e se converta em cliente.

Esse mercado é movimentado pela venda de cursos, e-books, mentorias e eventos,

principalmente. A título de exemplo, o “marketeiro” Érico Rocha, criador do curso “6 em 7”, é

um dos polêmicos e mais renomados profissionais desse meio. Graduado em Ciências da

Computação, Érico começou em 2014, com um negócio que ensinava pessoas a

comprarem e lucrarem com imóveis em leilão, e, ao descobrir um método de lançamento

americano, aplicou-o e conseguiu faturar 100 mil reais em apenas 7 dias – por isso o nome

do curso.


Érico Rocha em uma de suas palestras. Fonte Reprodução: FL insider.

Érico Rocha em uma de suas palestras. Fonte Reprodução: FL insider.


Hoje, o profissional se apresenta como o principal especialista de Marketing Digital para

pequenos negócios on-line do Brasil, e, no seu posicionamento, costuma adotar frases

de impacto e vídeos motivacionais. Em um de seus eventos, compartilhou um vídeo de

uma mentorada: a história da mulher que vendeu a casa própria para pagar pela

mentoria do Érico, de 50 mil reais. Em uma entrevista da UOL, pergunta-se ao mentor

como ele se sente com a responsabilidade de divulgar o depoimento de uma pessoa

que vendeu a casa para comprar sua mentoria. “Eu realmente acredito no meu trabalho

e o empreendedorismo é assim: pode dar certo e pode não dar”, afirma. Diz ainda que

existem produtos mais baratos, na faixa dos R$ 3 mil, e compara o investimento ao

preço de uma faculdade.

Perceba que a promessa do enriquecimento milagroso sempre vem acompanhada da não

necessidade obrigatória de uma formação de ensino superior para atuação na área. Isso se

deve ao fato do  marketing ser uma nicho relativamente novo e pouco explorado até os

anos 90, o que abre margem para discursos problemáticos.


André Oliveira, Gerente de CRM e ciclo de vida na Azos Seguros e criador de conteúdo na

internet, tem crescido principalmente por se posicionar contra o marketing apelativo. Em

uma entrevista para a Cria, ele diz: “O que mais me incomoda é o fato das pessoas

acharem que, pelo marketing ser uma área de estudo democrática e de fácil acesso, é

também uma área fácil de trabalhar e aprender. Não é porque temos muito acesso à

informação que o marketing é fácil para todo mundo. Isso precariza e prostitui toda a área,

punindo bons profissionais”. Ele completa dizendo que é uma pena assistir uma área tão

rica, que consegue inspirar marcas e pessoas a criarem conexões verdadeiras umas com

as outras, possuir colegas de profissão nem sempre de seriedade.


André Oliveira, nas redes, @olivamktig. Reprodução: André Oliveira


André Oliveira, nas redes, @olivamktig. Fonte Reprodução: André Oliveira.


Entretanto, mesmo com tantos profissionais negativos, sabemos que outros conseguem

crescer e se destacar enquanto mentores sólidos e de valor, que é o caso do André.

Quando questionado sobre o mercado estar saturado ou não, Oliveira responde que

existem profissionais bons e ruins em todas as áreas, mas normalmente, existem mais bons

do que ruins. “A grande diferença é que como o profissional de marketing sabe aparecer na

frente das pessoas – tanto para o bem, quanto para  o mal – aquele mal intencionado tem

mais facilidade, conhecimento e habilidades para se fazer conhecido e, por isso, eles

aparecem mais para o usuário. Isso não quer dizer que existam mais profissionais mal

intencionados no marketing do que em outras profissões, só demonstra como o marketing

tem o poder de fazer as pessoas serem vistas e das mensagens serem transmitidas,

independente da qualidade ou conhecimento de um profissional”, é o posicionamento do

gerente.


Mas, e para se diferenciar e se destacar em meio aos ruins, como devo fazer? Muitos

apontam que, para se destacar nesse mercado de trabalho, a ideia é saber se mostrar um

profissional vulnerável, com erros e acertos. Um estudo da Catalyst – rede global de

empreendedores sociais -, em 2021, apontou que 17% dos colaboradores tendem a

entregar mais do que foi pedido e são 12% mais criativos quando notam que seus líderes

demonstram ser vulneráveis. André confirma a tese, e afirma que você só é valorizado se,

ao conseguir construir algo, mostra para as pessoas como aquilo está sendo construído.

“Apresentar tanto os resultados ruins quantos os bons, aumenta sua credibilidade, te mostra

mais humano e expõe o processo que você passou para crescer”, ele completa.


O marketing pode ser uma profissão silenciosa, pode parecer saturada e até mesmo

ultrapassada, mas só para quem deseja ganhar dinheiro fácil. Mantenha seu pé no chão,

compartilhe o processo e mostre a realidade. Faça com que as pessoas se identifiquem

com você e estude até seu trabalho entregar resultados claros. E para você que quer

aprender a aplicar marketing no seu negócio, entenda de uma vez por todas: não existe

fórmula nem mentor mágico. A única maneira de chegar até o sucesso é por meio de

constância e confiança em profissionais de verdade.


Cria UFMG

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