Você, com certeza, já deve ter lido uma notícia sobre a divulgação de um evento ou um pronunciamento de alguma celebridade que passou por uma polêmica. Na maioria dos casos, essas notícias acontecem por meio do release, uma redação jornalística que uma empresa envia aos jornalistas, com o intuito de divulgar uma novidade.
Ficou curioso para saber mais sobre essa prática? Continue lendo este texto e saiba do que se trata, a sua importância, exemplos e como escrever um release de sucesso!
Release, ou press release, é uma redação jornalística muito utilizada por profissionais de assessoria de imprensa, visando a divulgação de um acontecimento ou novidade que seja de interesse público. Após a sua escrita, o documento é enviado para jornalistas previamente selecionados.
Dessa forma, com a divulgação por meios jornalísticos, o acontecimento que você deseja promover adquire divulgação orgânica, ou seja, ele será visto por mais pessoas de forma natural, sem a necessidade de propagandas pagas.
Para que um evento seja bem sucedido ou um pronunciamento seja aceito de forma pública, é necessário que as informações sejam divulgadas da maneira mais ampla possível. Para isso, o release entra em cena. A partir dele, diversos canais de comunicação terão informações relevantes para colocar em suas matérias.
Ademais, como dito no tópico anterior, os press releases possibilitam a divulgação orgânica do objeto em foco. Quer entender mais sobre a importância do Release? Veja este reels no Instagram da Cria!
Agora que você já sabe o que é um release e a sua importância, vamos conhecer os três tipos principais desse formato e em quais situações você as utiliza!
Um exemplo recente do uso de Release foi com a cantora estadunidense Beyoncé. A sua linha de produtos capilares, CÉCRED, foi revelada ao público há poucos meses e, em seu lançamento, foi redigido um comunicado, que aborda a importância da marca. Leia um trecho:
“Como uma empresária negra, era importante para mim me concentrar onde via a maior necessidade de cuidados capilares saudáveis e colocar a inovação científica e o desempenho do produto acima de tudo. […]”
Um outro caso foi um comunicado do Banco Central, dizendo que o lançamento do Pix Automático foi adiado para outubro deste ano. Ao longo de uma matéria publicada pela Valor Investe, é notado o uso de diversas aspas, que indicam falas do Banco Central.
Em 2022, a Omelete Company emitiu um Release sobre a edição da CCXP, evento de cultura pop, informando os resultados positivos proporcionados pelo evento. Caso queira conferir, acesse aqui.
Para que o seu Release tenha sucesso, é necessário ter conhecimento de algumas informações! O documento deve ser redigido em formato de notícia e ser objetivo.
A sua estrutura possui oito tópicos: título, local e data, lead/entrada, primeiro parágrafo, corpo e conclusão. Vamos desmembrar cada um deles?
O título deve ser capaz de chamar a atenção do leitor, pois este será o primeiro contato dele com o seu documento! Portanto, crie um que seja chamativo, interessante, curioso e breve.
Por padrão, a data se situa logo após o título, o que facilita para os jornalistas saberem se o material é novo. Assim, a data vem acompanhada do local.
O lead, ou entrada, é um resumo do que será abordado no documento. Preste bastante atenção nesse parágrafo, já que ele precisa conter as informações relevantes que levarão o jornalista a se interessar pelo Release.
No primeiro parágrafo, serão respondidas quatro perguntas básicas (“quem?”, “o quê?”, “onde?” e “quando?”). Dessa forma, tente cativar e despertar interesse no leitor, para que ele continue acompanhando.
Aqui, deve-se desenvolver o assunto em mais detalhes. Você pode responder à perguntas mais complexas (“como?” e “por quê?”). Para maior credibilidade, é interessante inserir os depoimentos dos responsáveis pela empresa.
Por se tratar de uma seção muito disputada pelos olhos dos jornalistas, é de suma importância que, mais uma vez, seja feito um resumo das informações principais. Você pode adicionar informações extras, de modo que incentive o profissional a saber mais sobre a empresa.
Após a conclusão, é recomendável que se insira uma seção “sobre a empresa”, abordando o contexto de surgimento da empresa e as suas principais características, brevemente.
Ademais é indispensável uma seção de contatos, na qual você colocará um contato direto com o responsável pela assessoria de imprensa da sua empresa.
Neste texto, você aprendeu o que é um release e suas variações, como ter sucesso na produção desta redação e três exemplos! Tendo noção da importância desse documento, saiba que a Cria oferece o serviço de Release! Não hesite em nos contatar e saber mais sobre ele.
Está interessado em eventos? Leia sobre The Town: entenda a importância de uma divulgação de eventos estratégica.
Além disso, acompanhe a Cria no Instagram, em que sempre trazemos conteúdos relevantes para o mundo da comunicação, a exemplo do reels sobre Release!
VR, AR e IA: Veja como o uso de novas tecnologias tem revolucionado os negócios…
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…